Blog do UNASP

Livros de Psicologia indispensáveis para quem está começando no curso

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Se você está pensando em cursar Psicologia ou começou recentemente o curso, conheça dois livros que vão te ajudar nessa jornada.

Um dos maiores mistérios da vida é compreender a consciência humana. Por isso, a Psicologia, que é uma ciência ampla, busca através de estudos e teorias, desvendar a mente e o comportamento das pessoas. E os livros de Psicologia ajudam muito a entender mais sobre a área.

O profissional de Psicologia observa e analisa as atitudes e sentimentos dos mecanismos mentais, procurando ajudar e identificar as causas de problemas, atitudes e pensamentos maus, por exemplo, para que encontrem uma solução.

Portanto o Psicólogo é visto como médico da mente, porque assim como o corpo, ela também precisa de cuidados e hábitos saudáveis.

Se você optou pela psicologia como profissão, se atente aos materiais, como livros, que podem te ajudar.

Psicologia e suas teorias

A Psicologia vem sendo estudada há muito tempo. No entanto, alguns dos estudiosos ousaram e aprofundaram em nossa psique, como os psiquiatras Sigmundf Frud e Carl Jung, que estudaram e criaram teorias e métodos para a psicanálise e psicologia analítica.

Além disso, existem outros teóricos e materiais sobre as mais diversas áreas da Psicologia, a serem estudados. Isso significa que para escolher uma abordagem a seguir seus estudos e carreira, é importante aprender sobre outras visões e especialidades. 

Então, para te ajudar, temos dois títulos de livros de Psicologia para quem está começando. Veja só!

Dicas tiradas do blog Psicologia Capixaba. 

Livros de Psicologia

1 – História da Psicologia Moderna |  Schultz & Schultz

O tema do livro é a história mais recente da Psicologia que se inicia no século XIX, e de como esta se tornou uma disciplina independente, se emancipando da filosofia. Outras áreas do conhecimento também lhe serviram de base, por isso o livro não deixa de considerar a importância dessas disciplinas para a evolução da Psicologia.

Sendo assim, os autores citam os fatos que levaram ao surgimento das diversas abordagens teóricas e de como estas foram evoluindo, se firmando e fortalecendo a sua visão de Homem. Além disso, procuraram discutir a vida dos principais pesquisadores e estudiosos que promoveram essas escolas de pensamento.

No decorrer do texto você entrará em contato com diversos filósofos que foram essenciais para construção da Psicologia moderna, dentre os quais estão: René Descartes, John Locke, David Hume e John Stuart Mill. 

O livro aborda também aqueles que contribuíram para o surgimento da psicologia experimental, como: Wundt, O pai da psicologia moderna; Hermann Ebbinghaus, que foi o primeiro a desenvolver testes de inteligência.

E, é claro, aqueles mais famosos, conhecidos pela grande maioria, tais como: Freud – Psicanálise, Skinner – Behaviorismo, Carl Rogers – Psicologia Humanista, Jung – Psicologia Analítica. 

Portanto, grande parte dos principais nomes que fizeram a psicologia ser o que é hoje estão nesse livro e vale a pena a leitura.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Então, assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

2 – Desenvolvimento Humano | Diane E. Papalia & Ruth D. Feldman

Este livro também é um clássico, utilizado em praticamente todos os cursos de Psicologia do país. O livro Desenvolvimento Humano oferece um panorama sobre as diferentes fases do desenvolvimento do ser humano. 

O livro nos conduz do nascimento aos últimos dias de uma vida, seguindo sempre uma abordagem cronológica. Sendo assim, para cada fase, as autoras apresentam os aspectos do desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial de forma bastante didática e ricamente ilustrada.

Além disso, é abundante os exemplos do mundo real; casos de personalidades famosas; e sugestões de livros e filmes, que ampliam as possibilidades de utilização do volume como fonte de aprendizado.

Dessa forma, é possível conhecer ao longo da obra, como cada abordagem da Psicologia enxerga as diferentes fases da vida; e como cada uma delas – a Psicanálise, o Behaviorismo, o Humanismo, o Cognitivismo, etc – tem a contribuir para a plena compreensão do mistério da vida. 

O livro, lançado pela primeira vez em 1978, foi sendo progressivamente atualizado e chega ao Brasil em sua 12ª edição. Resistiu ao teste do tempo. Sem dúvida estará entre nós por longo tempo, servindo de referência constante ao estudante de Psicologia.

Boa leitura!

Esperamos as dicas possam te ajudar durante os estudo e a profissão. Então, se você é estudante de Psicologia ou é Psicólogo e tem dicas de leitura, é só escrever aqui nos comentários.

Até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

Então, é só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Leia também:

• Psicologia: o que se estuda durante a graduação?

• Psicologia: quais são as principais áreas de atuação?

• 8 dicas para você desenvolver a sua inteligência emocional.

• Aprenda com as dificuldades: 6 dicas para aumentar a sua resiliência.[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também