Blog do UNASP

5 museus em São Paulo para quem quer estudar história do Brasil

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Visitar museus é uma maneira de estudar um pouco mais da história, principais personalidades e acontecimentos do nosso país. Amplie o seu repertório cultural através desses museus. 

Uma das vantagens de morar em uma cidade grande ou próximo a ela, é a possibilidade de encontrar locais que preservam e contam histórias, como os museus. Fazer visitas à museus é uma maneira de estudar mais sobre um tema através de uma perspectiva totalmente diferente dos livros e salas de aula. Afinal, estar em um local com obras de arte é inserir-se em um universo lúdico e experimental. De fato, é ver os fatos através de uma nova perspectiva.

Que tal experimentar conhecer a história do Brasil através dessa perspectiva?

O estado e a cidade de São Paulo, abrigam diversos museus que são considerados patrimônios do estado por conservar a memória e pela sua importância histórica, cultural, arquitetônica, ambiental e afetiva. Sabemos que em cada estado do Brasil há diferentes e importantes museus, que possuem acervos relevantes da nossa história. No entanto, neste post, vamos focar os museus de São Paulo, certo?

Sendo assim, quem vai estudar História do Brasil e está pela região não pode deixar de conhecer alguns museus pela cidade de São Paulo que possuem um acervo incrível. Veja a seguir 5 museus para você colocar na lista de visitas obrigatórias!

Bom passeio e bons estudos!

1 – Museu Catavento

Museu Catavento ou antigo Palácio das Indústrias, nome do prédio onde está instalado o Museu Catavento, foi construído durante 13 anos, entre 1911 e 1924, quando São Paulo tinha apenas cerca de 100 mil habitantes.

Consequentemente o prédio em si já é uma grande apologia dessa grandeza econômica e política que São Paulo representava na época. O Museu abriga diversas atrações para crianças, adolescentes e adultos durante a semana e aos finais dela.

Endereço: Endereço: Avenida Mercúrio, s/n Parque Dom Pedro II, São Paulo – SP, 03003-060

2 – Pinacoteca

O mais antigo museu de São Paulo foi criado em 1905, em um projeto idealizado por Ramos de Azevedo, e possui uma vasta coleção de obras brasileiras dos séculos 19 ao 21.

Dessa forma a história da Pinacoteca do Estado de São Paulo se confunde com a do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo (Laosp), criado em 1873 por Leôncio de Carvalho.

Endereço: Praça da Luz, 2 – Luz, São Paulo – SP, 01120-010

3 – Museu da Imigração 

Antiga Hospedaria dos Imigrantes e seu acervo arquivístico. Sediado no edifício da antiga Hospedaria do Brás, um patrimônio público e importante ícone da história do Estado e da cidade de São Paulo.

Portanto, o museu busca compreender e refletir o processo migratório brasileiro a partir da história das 2,5 milhões de pessoas, de mais de 70 nacionalidades, que passaram pelo prédio entre os anos de 1887 e 1978.

Endereço: R. Visc. de Parnaíba, 1316 – Mooca, São Paulo – SP, 03164-300[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Então, assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Então, em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

4 – Museu da Imigração 

Sediado no edifício da antiga Hospedaria de Imigrantes do Brás o Museu da Imigração tem o objetivo de compreender e refletir o processo migratório a partir da história das 2,5 milhões de pessoas, de mais de 70 nacionalidades, que passaram pelo prédio entre os anos de 1887 e 1978.

Dessa forma a localização da instituição privilegia o debate que envolve questões relativas à memória da cidade. No entorno, a herança da grande imigração – que ocorreu no fim do século 19 e início do 20 – convive com os fluxos contemporâneos e com os traços de outras regiões do País. Daí a proposta é que o Museu seja um espaço de articulação, promovendo reflexões sobre a experiência do deslocamento e a construção da identidade paulista a partir de múltiplas origens. Portanto, um local essencial para conhecer mais sobre as nossas múltiplas raízes.

Endereço: Rua Visconde do Parnaíba, 1316, Mooca – São Paulo – SP

5 – Museu do Café 

Instalado no edifício da antiga Bolsa Oficial de Café, onde até 1957 aconteciam as negociações do produto, o local conta a história do café no país e como ela se mistura à própria cultura brasileira.

Além disso, conta a história do desenvolvimento político, econômico e cultural do país, relação que começou em meados do século XVIII e que se mantém forte até hoje.

Endereço: R. Quinze de Novembro, 95 – Centro, Santos – SP, 11010-150

Próxima parada… 

Museu. Isso mesmo, planeje sua próxima visita a um museu presente no estado ou cidade de São Paulo. Os conhecimentos adquiridos nessas visitas e pesquisas são importantíssimos para seu repertório e cultural.

Por isso, não deixe de visitá-los, ainda mais se você vai estudar a História do Brasil. E então, tem alguma dica de museu? Deixe nos comentários.

Até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

Portanto, coloque seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Por isso, em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Então, leia também:

[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também