Blog do UNASP

História: quais são os principais temas que caem no vestibular?

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph anchor=””]

Entre tantos assuntos abordados na matéria de História, você sabe em quais deles focar para mandar bem na prova do ENEM e vestibulares? Nós temos algumas sugestões. 

Você está se preparando para as provas do Enem e vestibulares? Provavelmente sim, no entanto, você sabe quais temas são mais importantes e recorrentes nas provas? E ainda por cima, para ser um pouco mais específicos, você sabe quais temas estudar na matéria de História?

Com toda certeza é meio desesperador deparar-se com aquela quantidade enorme de conteúdos para aprender em todas as disciplinas. Mas antes que você entre em desespero, saiba que sempre existe um meio de fazer dar certo, como por exemplo montar uma rotina de estudos é sempre a melhor solução.

Mas para que dê certo e você não se atrapalhe todo, o melhor método é começar a organizar os conteúdos pelas principais temáticas que correm o risco de cair nas avaliações. Pensando em facilitar um pouco mais o processo, vamos te dar em mãozinha através de uma lista com os principais temas de História. 

E para isso, vamos dividi-la em duas categorias: Geral e do Brasil. Pega papel e caneta, ou anota no celular, só não perde essa lista de vista! 

História do Brasil 

Inicialmente é importante estar ciente que toda a História do Brasil pode ser cobrada em qualquer um dos exames. Entretanto, existem alguns períodos e eventos que aparecem com mais regularidade. Vamos dar uma olhada neles?

1. Período colonial

O período colonial é um dos principais períodos da história do Brasil e se dá desde a chegada e primeiro contato dos portugueses com os índios, até a crise do sistema. Se for falar apenas do período onde a colonização começa efetivamente, isso se dá de 1530 até 1822. Veja aqui como este assunto pode ser abordado na prova. Neste conteúdo é importante prestar atenção em alguns acontecimentos muito marcantes como: 

  • Ataque e conversão dos indígenas;
  • Missões Jesuíticas;
  • Escravidão;
  • Economia do açúcar;
  • Ciclo do ouro/mineração. 

Dica extra: vale a pena dar uma olhada na história da cultura negra aqui no Brasil. 

2. Período Imperial

Com 67 anos de história, este período se inicia com a Independência em 7 de setembro de 1822 e finaliza em 15 de novembro de 1889 com a proclamação da república. Obviamente não temos como estudar TUDO o que ocorreu, então vamos relembrar os pontos mais importantes em forma cronológica? Antes, preciso te lembrar que o Brasil imperial foi dividido por 3 fases: 

Primeiro reinado (1822 – 1831);

1822

9/1 – Dia do Fico;

7/9 – independência do Brasil;

12/10 – D. Pedro I imperador

1824

Constituição Brasileira;

3 poderes do Estado + o moderador.

1831

  1. Pedro I abdica do trono brasileiro. 

Período regencial (1831-1840);

Neste período aconteceram algumas rebeliões como: a Cabanagem, Balaiada, Sabinada, Revolta dos Malês e a Revolução Farroupilha. Além disso ele teve fim com o Golpe da maioridade.

Segundo reinado (1840 – 1889). 

1864-1870

Guerra do Paraguai.

1871

Lei do ventre livre.

 1887 

Lei do sexagenários.

1888

Abolição da escravatura. 

1889

Proclamação da República. 

 

Por fim acabamos esse período, UFA!! Okay, depois de tantas datas, vamos passar para o próximo momento da história do Brasil. 

3. República Oligárquica 

Essa é uma temática que nem sempre a gente lembra de estudar com mais afinco, no entanto vale a pena dar uma olhada nela. O motivo? Bem, em virtude de que foi neste período (1894-1930) que a República Velha divide-se em República da Espada e República Oligárquica, também chamada de República Café com Leite, sacou? 

A política do café-com-leite foi um acordo firmado entre as oligarquias estaduais e o governo federal durante a República Velha para que os presidentes da República fossem escolhidos entre os políticos de São Paulo e Minas Gerais. Portanto, ora o presidente seria paulista, ora mineiro.

4. Era Vargas 

Getúlio Vargas. É raro encontrar alguém que tenha tido contato com a história do Brasil, mesmo que de forma mais superficial, e não saiba quem foi esse cara. Isso acontece em virtude dos feitos econômicos e sociais que ocorreram nessa “Era” (1930-1945). Foi logo depois da Revolução que ocorreu na década de 30, aquela que “tirou da mesa” o café com leite (essa foi ruim, eu sei), destruindo assim a República velha. E o que veio para formar a nova envolvia uma constituição e mais algumas Leis trabalhistas. Obviamente teve outras coisinhas, uma vez que “populismo” é a palavra-chave desse ponto da história brasileira. 

5. Ditadura militar 

Esse aqui tem um lugar de destaque atualmente, o que significa que o estudo dele é ainda mais imprescindível para que você conheça os fatos. Este momento foi marcado por governos autoritários que vão de 1964 até 1985, sabe os AIs que muitos falam? Pois é, eles aparecem aqui. Foram momentos de dor e luta dos nossos irmão que aqui viveram. Neste vídeo aqui você tem acesso a um super resumão sobre o assunto.

Dica: Aqui vai um vídeo bem resumão da História do Brasil. [/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

História Geral 

Agora saindo um pouco do Brasil, vamos ver o que estava ocorrendo no mundo, e talvez as suas ligações com o nosso país. 

1. Aspectos da história africana: tráfico negreiro e imperialismo

Anteriormente dei a dica de você dar uma estudada sobre a cultura negra no Brasil. E isso é extremamente importante não só para a sua construção identitária, já que maioria dos brasileiros são mestiços, mas também para sua nota. Isso porque a história africana em contato com o ocidental é basicamente a nossa história, já que o tráfico de escravos, por exemplo, se intensificou depois que o Sr. CC (Cristóvão Colombo) “descobriu as Américas”. Por isso, foque em entender melhor sobre esse tema, blz?

Dica: escravidão nas Américas é um importante ponto que merece sua atenção. 

2. Revoluções industriais 

Sim, no plural pois existiram mais de uma. Isso porque tudo que revolucionou as técnicas de produção, se dá por uma revolução. A primeira vai ocorrer no Séc. 18 com no setor têxtil. Em seguida temos a revolução na maquinaria da automação e robotização. E, por fim, a da tecnociência e globalização. 

3. Primeira e Segunda Guerra mundial

Acho que não e necessário explicações do porquê estudar isso certo? Mas juntamos em um só tópico porque dentro desse período existe também um ponto importante para ser estudado: O entre guerras, que vai de 1918-1939. Ou seja esse espaço de tempo é super importante para compreender as guerras, tanto como um fragmento que possui outros importantes fatos históricos como: 

  • Revoluções Russas;
  • Crise de 1929;
  • Nazifacismos;
  • Início sublime da polarização do mundo, que se intensificou com a Guerra fria.

4. Guerra fria

Depois das guerras, mais 46 anos também foram dedicados a uma guerra, olha só. Ela está propositalmente depois do tópico anterior porque você vai precisar das grandes guerras para compreender o início da fria. Acontece que alí depois da loucura nazista, o mundo ficou um tanto bipolar, tendo em seus pólos o capitalismo de um lado e o socialismo do outro. Essa disputa ideológica, pois não houve confronto cara a cara em nenhum momento, gerou os pontos-chave que você precisa ter em mente para as provas:

  • Corrida armamentista;
  • Corrida espacial;
  • Crise dos mísseis de Cuba.

Não raro caem perguntas sobre esse período da História, além disso você também pode usar informações sobre a Guerra Fria para embasar alguns conceitos da sua redação.

5. Cultura e civilização medieval

Para finalizar, vamos voltar bastante no tempo, mas de forma rápida, para te lembrar de estudar essa galera. Apesar de ser muito extenso, entenda que o ENEM sempre se preocupa com questões sociais. Com isso em mente, alguns pontos que você deve entender, por exemplo, é a questão da nomenclatura “Idade das Trevas”, porque as pessoas que apareceram depois desse tempo nomearam assim. E o feudalismo, que foi tão presente na história do nosso país tupiniquim. Ainda vale ressaltar as questões do clero, o quer dizer que o grande papel desempenhado pela igreja nessa época e a sua mudança de patamar na sociedade são temas importantes para debruçar-se nos estudos. 

 

Bem, a nossa lista de história se encerra por aqui. Desde já te desejamos boa sorte! Lembre-se que ter bastante dedicação e garra nos estudos vale muito a pena.[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog! “][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Leia também:

[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também