Blog do Unasp

07 filmes para você estudar e entender mais sobre a Guerra Fria

Que tal unir o útil ao agradável? Aprenda mais sobre a Guerra Fria através de filmes que abordam essa época marcante da nossa história.

Estudar alguns assuntos através de filmes é um ótimo modo de aprender conteúdos de uma maneira divertida, simples e lúdica. Ainda que pareça na contra da mão dos estudos, você não precisa sentir-se limitado a estudar conteúdos apenas em livros, apostilas, aulas, etc. É possível unir o útil ao agradável. Entretenimento e educação formam uma bela dupla!

No entanto, é preciso lembrar que não é qualquer filme que reporta aos assuntos e teores escolares. Por isso, é necessário buscar com cautela para identificar as melhores e mais relevantes opções.

Com o intuito de lhe ajudar criamos uma lista com 07 filmes que abordam um período de grande importância da história mundial. No entanto, antes de falarmos sobre os filmes vamos dar o contexto histórico e em seguida a lista de filmes.

Então, prepare a pipoca, convide os colegas e boa sessão de filme!

Contexto Histórico

A Guerra Fria teve início logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945. Esse foi um período histórico que compreende as disputas estratégicas e conflitos indiretos entre os Estados Unidos e a União Soviética. Foi uma disputa pela hegemonia política, econômica e militar d0 mundo.

As principais causas do conflito

• A União Soviética buscava encontrar maneiras de implantar o socialismo em outros países. E assim, expandir sua ideologia. Com intuito de promover uma economia planificada, partido único, igualdade social e abolir a democracia.

• Enquanto isso, os Estados Unidos defendia o outro lado da moeda, o sistema capitalista. Que pelo contrário, estava baseado na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada.

• Com o objetivo de reforçar o capitalismo, o presidente dos Estados Unidos, Harry Truman, lança o Plano Marshal. Esse plano oferecia empréstimos com juros baixos e investimentos para que os países arrasados pela Segunda Guerra Mundial pudessem se recuperar economicamente.

• Em contrapartida a União Soviética criou, em 1949, o Comecon, que impedia que seus aliados socialista se interessassem pelo favorecimento proposto pelos Estados Unidos.

Esses foram os principais fatores que causaram a Guerra Fria.

Como foi o conflito

Diferente da Segunda Guerra Mundial a Guerra Fria não foi um um confronto bélico. Já que as duas potências rivais possuíam forte armamento nuclear, uma guerra bélica poderia resultar em um massacre e até o fim dos dois países. Portanto, o confronto foi mais político e ideológico. Sem dúvida que houveram conflitos e muitas pessoas também sofreram. Uma guerra nunca fica apenas no campo ideológico, mas essa escolha evitou resultados mais catastróficos.

Acordos e aliados durante a Guerra Fria

Em 1949, os Estados Unidos juntamente com seus aliados criaram a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte). Uma organização que tinha como objetivo manter alianças militares para que estes países pudessem se proteger em casos de ataque. Em contra partida, a União Soviética assinou com seus aliados o Pacto de Varsóvia que também tinha como objetivo a união das forças militares de toda a Europa Oriental.

Aliados da Otan: Estados Unidos, Canadá, Grécia, Bélgica, Itália, França, Alemanha Ocidental, Holanda, Áustria, Dinamarca, Inglaterra, Suécia, Espanha.

Aliados do Pacto de Varsóvia: União Soviética, Polônia, Cuba, Alemanha Oriental, China, Coreia do Norte, Iugoslávia, Tchecoslováquia, Albânia, Romênia.

Fim da Guerra Fria

Em suma a falta de democracia, o atraso econômico e a crise nas repúblicas soviéticas acabaram acelerando a crise do socialismo. Em 1989 cai o Muro de Berlim e as duas Alemanhas são reunificadas.

Em 1990 o então presidente e estadista da União Soviética, Gorbachev, começou a acelerar o fim do socialismo. Através de reformas econômicas, acordos com os EUA e mudanças políticas, o sistema aos poucos foi se enfraquecendo. O capitalismo vitorioso, como resultado, começou a ser implantado nos países socialistas. Assim se deu o fim da Guerra Fria.

Está gostando dos conteúdos?

Então, assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

O cinema e os estudos

Visto que a Guerra Fria foi um dos maiores eventos da nossa história, o cinema, a literatura e outras formas de manifestação artísticas passaram a abordar o período. Diante disso, é possível aprender muito através dessas criações.

Apesar de não substituirem conteúdos mais específicos e aprofundados, certamente os filmes são uma ótima maneira de fixar os conteúdos aprendidos em sala de aula.

Por isso a nossa dica é a seguinte, estude antes de assistir a um filme. Entenda o contexto histórico e assista ao longa tentando repassar os conteúdos teóricos. Desse modo você realmente irá aprender, e não apenas assistir a um filme sem reter nenhuma informação.

Bóra, finalmente, conferir a lista?

1. Adeus Lênin

Esse filme retrata os momentos finais da Guerra Fria na Alemanha. O desmantelamento da União Soviética, a queda do muro de Berlim e a reintegração das Alemanhas Oriental e Ocidental. O filme ganha pontos ao retratar esse período de tensão de uma maneira mais leve e ao focar no cotidiano das pessoas que viverem nesse período.

2. Todos os Homens do Presidente

Nesse longa acompanhamos a investigação dos jornalistas Bob Woodward e Carl Bernstein o que resultou na renúncia do presidente dos EUA, Richard Nixon. O caso ficou conhecido como Watergate. O presidente, assim como todos seus homens, estavam envolvidos no maior caso de espionagem até hoje descoberto nos Estados Unidos

3. Ponte de Espiões

Mais um filme de espionagem. Ponte de Espiões, dirigido por Steven Spielberg, é baseado no acidente com o avião U2 em 1960. Na história, um advogado aceita uma tarefa de defender um espião soviético capturado pelos estadunidenses. Sem nenhuma experiência na área, ele é enviado a Berlim com o objetivo de trocar o agente duplo por um prisioneiro americano que estava sob poder dos inimigos.

4. Munique

O ponto de partida da trama é o Massacre de Munique, atentado terrorista que matou 11 atletas israelenses nas Olimpíadas de 1972. No filme, um esquadrão é contratado para matar o grupo terrorista Setembro Negro, responsável pelo atentado.

5. Platoon

Dirigido por Oliver Stone, esse filme é baseado nas próprias experiências do diretor no Vietnã durante a guerra. Retrata não só as atrocidades da guerra, como o despreparo dos soldados as sequelas psicológicas deixadas em todos os envolvidos.

6. Boa noite e boa sorte

Este filme trata da doutrina proposta pelo senador Joseph McCarthy, o Macartismo. Em meados da década de 50, por conta da ameaça comunista aos Estados Unidos, os cidadãos norte-americanos começaram a ficar paranóicos. Essa doutrina incentivava qualquer pessoa a denunciar comportamentos suspeitos. Em uma atmosfera de medo e insegurança, muitos artistas e jornalistas foram perseguidos.

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!