Blog do UNASP

07 filmes para você estudar e entender mais sobre a Guerra Fria

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Que tal unir o útil ao agradável? Aprenda mais sobre a Guerra Fria através de filmes que abordam essa época marcante da nossa história.

Estudar alguns assuntos através de filmes é um ótimo modo de aprender conteúdos de uma maneira divertida, simples e lúdica. Ainda que pareça na contra da mão dos estudos, você não precisa sentir-se limitado a estudar conteúdos apenas em livros, apostilas, aulas, etc. É possível unir o útil ao agradável. Entretenimento e educação formam uma bela dupla!

No entanto, é preciso lembrar que não é qualquer filme que reporta aos assuntos e teores escolares. Por isso, é necessário buscar com cautela para identificar as melhores e mais relevantes opções.

Com o intuito de lhe ajudar criamos uma lista com 07 filmes que abordam um período de grande importância da história mundial. No entanto, antes de falarmos sobre os filmes vamos dar o contexto histórico e em seguida a lista de filmes.

Então, prepare a pipoca, convide os colegas e boa sessão de filme!

Contexto Histórico

A Guerra Fria teve início logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945. Esse foi um período histórico que compreende as disputas estratégicas e conflitos indiretos entre os Estados Unidos e a União Soviética. Foi uma disputa pela hegemonia política, econômica e militar d0 mundo.

As principais causas do conflito

• A União Soviética buscava encontrar maneiras de implantar o socialismo em outros países. E assim, expandir sua ideologia. Com intuito de promover uma economia planificada, partido único, igualdade social e abolir a democracia.

• Enquanto isso, os Estados Unidos defendia o outro lado da moeda, o sistema capitalista. Que pelo contrário, estava baseado na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada.

• Com o objetivo de reforçar o capitalismo, o presidente dos Estados Unidos, Harry Truman, lança o Plano Marshal. Esse plano oferecia empréstimos com juros baixos e investimentos para que os países arrasados pela Segunda Guerra Mundial pudessem se recuperar economicamente.

• Em contrapartida a União Soviética criou, em 1949, o Comecon, que impedia que seus aliados socialista se interessassem pelo favorecimento proposto pelos Estados Unidos.

Esses foram os principais fatores que causaram a Guerra Fria.

Como foi o conflito

Diferente da Segunda Guerra Mundial a Guerra Fria não foi um um confronto bélico. Já que as duas potências rivais possuíam forte armamento nuclear, uma guerra bélica poderia resultar em um massacre e até o fim dos dois países. Portanto, o confronto foi mais político e ideológico. Sem dúvida que houveram conflitos e muitas pessoas também sofreram. Uma guerra nunca fica apenas no campo ideológico, mas essa escolha evitou resultados mais catastróficos.

Acordos e aliados durante a Guerra Fria

Em 1949, os Estados Unidos juntamente com seus aliados criaram a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte). Uma organização que tinha como objetivo manter alianças militares para que estes países pudessem se proteger em casos de ataque. Em contra partida, a União Soviética assinou com seus aliados o Pacto de Varsóvia que também tinha como objetivo a união das forças militares de toda a Europa Oriental.

Aliados da Otan: Estados Unidos, Canadá, Grécia, Bélgica, Itália, França, Alemanha Ocidental, Holanda, Áustria, Dinamarca, Inglaterra, Suécia, Espanha.

Aliados do Pacto de Varsóvia: União Soviética, Polônia, Cuba, Alemanha Oriental, China, Coreia do Norte, Iugoslávia, Tchecoslováquia, Albânia, Romênia.

Fim da Guerra Fria

Em suma a falta de democracia, o atraso econômico e a crise nas repúblicas soviéticas acabaram acelerando a crise do socialismo. Em 1989 cai o Muro de Berlim e as duas Alemanhas são reunificadas.

Em 1990 o então presidente e estadista da União Soviética, Gorbachev, começou a acelerar o fim do socialismo. Através de reformas econômicas, acordos com os EUA e mudanças políticas, o sistema aos poucos foi se enfraquecendo. O capitalismo vitorioso, como resultado, começou a ser implantado nos países socialistas. Assim se deu o fim da Guerra Fria.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Então, assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

O cinema e os estudos

Visto que a Guerra Fria foi um dos maiores eventos da nossa história, o cinema, a literatura e outras formas de manifestação artísticas passaram a abordar o período. Diante disso, é possível aprender muito através dessas criações.

Apesar de não substituirem conteúdos mais específicos e aprofundados, certamente os filmes são uma ótima maneira de fixar os conteúdos aprendidos em sala de aula.

Por isso a nossa dica é a seguinte, estude antes de assistir a um filme. Entenda o contexto histórico e assista ao longa tentando repassar os conteúdos teóricos. Desse modo você realmente irá aprender, e não apenas assistir a um filme sem reter nenhuma informação.

Bóra, finalmente, conferir a lista?

1. Adeus Lênin

Esse filme retrata os momentos finais da Guerra Fria na Alemanha. O desmantelamento da União Soviética, a queda do muro de Berlim e a reintegração das Alemanhas Oriental e Ocidental. O filme ganha pontos ao retratar esse período de tensão de uma maneira mais leve e ao focar no cotidiano das pessoas que viverem nesse período.[/vc_text_paragraph][vc_video link=”https://youtu.be/lv5FO9PtAvY” align=”center”][vc_text_paragraph]

2. Todos os Homens do Presidente

Nesse longa acompanhamos a investigação dos jornalistas Bob Woodward e Carl Bernstein o que resultou na renúncia do presidente dos EUA, Richard Nixon. O caso ficou conhecido como Watergate. O presidente, assim como todos seus homens, estavam envolvidos no maior caso de espionagem até hoje descoberto nos Estados Unidos[/vc_text_paragraph][vc_video link=”https://youtu.be/vLt6djxhNe8″ align=”center”][vc_text_paragraph]

3. Ponte de Espiões

Mais um filme de espionagem. Ponte de Espiões, dirigido por Steven Spielberg, é baseado no acidente com o avião U2 em 1960. Na história, um advogado aceita uma tarefa de defender um espião soviético capturado pelos estadunidenses. Sem nenhuma experiência na área, ele é enviado a Berlim com o objetivo de trocar o agente duplo por um prisioneiro americano que estava sob poder dos inimigos.[/vc_text_paragraph][vc_video link=”https://youtu.be/8z3zvXPQ8pM” align=”center”][vc_text_paragraph]

4. Munique

O ponto de partida da trama é o Massacre de Munique, atentado terrorista que matou 11 atletas israelenses nas Olimpíadas de 1972. No filme, um esquadrão é contratado para matar o grupo terrorista Setembro Negro, responsável pelo atentado.[/vc_text_paragraph][vc_video link=”https://youtu.be/vWQyjc1QvGU” align=”center”][vc_text_paragraph]

5. Platoon

Dirigido por Oliver Stone, esse filme é baseado nas próprias experiências do diretor no Vietnã durante a guerra. Retrata não só as atrocidades da guerra, como o despreparo dos soldados as sequelas psicológicas deixadas em todos os envolvidos.[/vc_text_paragraph][vc_video link=”https://youtu.be/KztP7SKe0uk” align=”center”][vc_text_paragraph]

6. Boa noite e boa sorte

Este filme trata da doutrina proposta pelo senador Joseph McCarthy, o Macartismo. Em meados da década de 50, por conta da ameaça comunista aos Estados Unidos, os cidadãos norte-americanos começaram a ficar paranóicos. Essa doutrina incentivava qualquer pessoa a denunciar comportamentos suspeitos. Em uma atmosfera de medo e insegurança, muitos artistas e jornalistas foram perseguidos.[/vc_text_paragraph][vc_video link=”https://youtu.be/Pv4s0wdDOK0″ align=”center”][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Leia também

• Entenda mais sobre a Segunda Guerra Mundial com esses 10 filmes

• The Bad Kids, documentário mostra o cotidiano de uma escola alternativa

• 10 lições que aprendemos com o filme Universidade Monstros

• Filmes e documentários para estudar Filosofia e Sociologia para o Enem[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também