Blog do Unasp

Aprenda a ler e entender trabalhos acadêmicos da maneira correta

Ler e entender um artigo científico ou outros trabalhos acadêmicos tem lá suas dificuldades, mas também não é impossível compreendê-los. Veja algumas dicas sobre o que você pode fazer para ler e entender de forma eficaz.

A maioria dos trabalhos acadêmicos, senão todos, possuem uma linguagem mais científica e robusta. Por esse motivo, fazer uma leitura e compreender de primeira o conteúdo abordado, pode ser mais difícil do que parece.

Uma das dificuldades mais comuns ao ingressar na universidade é aprender como ler artigos científicos e trabalhos acadêmicos. Além disso, não há como fugir, pois, a vida acadêmica exige atualização e aprofundamento dos saberes. Logo, os artigos são os responsáveis pelas novidades nas diversas áreas do conhecimento.

No entanto, com as dicas certas, você vai conseguir desfrutar ao máximo o trabalho e entender tudo. Então, a princípio pode parecer algo complexo, mas não é. Por isso, para te ajudar a se familiarizar com esse tipo de conteúdo, preparamos este post. Confira!

Entendendo o objetivo dos trabalhos acadêmicos

Primeiramente, o leitor deve entender que os trabalhos acadêmicos e artigos científicos são diferentes de outros tipos de leitura e gêneros. Dessa forma, não espere ler uma história em quadrinhos, reportagens ou romances.

Isso quer dizer que a leitura de um artigo científico deve ser eminentemente crítica, cabendo ao leitor uma avaliação do que está lendo, reflexão e análise do texto.  Portanto, uma leitura feita a pressa não consegue extrair todas as informações necessárias e conteúdos relevantes que o trabalho nos proporciona.

Escaneie o texto

Escanear o texto é aquela passada de olho, uma leitura superficial para que você saiba o assunto, complexidade, conflitos e outras análises. Ou seja, não precisa tentar entender todos os detalhes dos trabalhos acadêmicos de uma só vez, faça apenas uma leitura rápida, sem muito aprofundamento.

Primeira leitura

A primeira leitura é aquela que você lê de verdade, presta atenção, faz anotações e pesquisa por palavras desconhecidas. Você pode começar pelo resumo e introdução. Essas duas seções irão te ajudar a entender do que o texto trata, qual a hipótese que será testada ou o problema a ser resolvido.

Além disso, outro detalhe importante que vale ressaltar é que a leitura de artigos científicos ou outros trabalhos acadêmicos, exigem um olhar crítico. Então, nenhum conteúdo está completamente certo ou é absoluto. Ter isso em mente ajuda a enxergar possibilidades.

Por isso, é muito importante analisar os resultados apresentados, os gráficos e se eles são coerentes e correspondem às perguntas ou as hipóteses levantadas na introdução.

Durante a primeira leitura, anote suas dúvidas, grife partes que não entendeu e pesquise palavras que não sabe o significado.

Está gostando dos conteúdos?

Então, assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Revisão e interpretação

Revisar, revisar e revisar. Nessa fase da leitura você já deve ter mais familiaridade com o texto, o que vai te ajudar a desenvolver suas próprias observações e conclusões. Isso quer dizer que esse é mais um momento de reflexão e de teste.

Sendo assim, busque entender todos os gráficos, tabelas e imagens do artigo ou outros trabalhos acadêmicos. Dessa forma, correlacione os dados escritos ao longo do texto com suas figuras.

Outra sugestão é: ao ler os resultados e a discussão, procure por pontos chaves, como: problemas a serem resolvidos e limitações do estudo. Veja também quais foram os novos achados do artigo, as novas possibilidades e como colocar em prática.

Enfim, revise tudo de forma geral. Faça uma nova leitura, questione hipóteses e citações e tente responder a questões como: Qual o objetivo e hipótese do estudo? Quais são os métodos utilizados ou qual o delineamento do artigo?  Esses métodos são adequados para tal pesquisa? Quais são os resultados? Quais fatores que podem afetar esse resultado?

Resumo

Depois de cumprir os passos anteriores, uma dica muito eficaz é fazer um resumo próprio dos trabalhos acadêmicos. Ou seja, para facilitar ainda mais a compreensão é aconselhável escrever resumos ao final da leitura. Essa prática pode te ajudar bastante na sintetização e fixação do conteúdo do texto.

O resumo ajudará a lembrar pontos chaves do trabalho e será como um lembrete de tudo o que leu, revisou e interpretou.

Gostou das dicas?

Esperamos que a próxima vez que for ler uma pesquisa acadêmica como um artigo científico, você consiga absorver e entender todo o conteúdo proposto. Além disso, esteja disposto a entender o trabalho, por mais impossível que ele pareça ser.

Tudo fica mais fácil com a prática. Você vai se acostumar à linguagem científica; tudo questão de treino. Ah, e se quiser compartilhar com a gente alguma técnica pessoal para compreensão de artigos, é só deixar aqui nos comentários.

Bons estudos e até a próxima!

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!