Blog do Unasp

Artigos científicos: guia sobre como e onde publicar os seus artigos

Você deseja investir na produção de artigos científicos, mas não sabe por onde começar e nem onde publica-los? Continue lendo esse post para sanar as suas dúvidas.

Vamos conversar sobre artigos científicos? Este que é um tema muito importante para os alunos de graduação, afinal é uma das matérias presentes na maioria dos cursos e que pode ser até mesmo uma porta de entrada para uma futura carreira acadêmica.

Nas linhas abaixo iremos explicar com mais detalhes no que consiste um artigo científico, a razão de ele ser tão importante no meio acadêmico, o perfil de quem escreve os artigos e por fim, mas não menos importante, algumas sugestões de onde e como publicar os seus artigos em revistas e sites especializados.

Vamos lá?

O que são artigos científicos

Inicialmente o artigo científico pode ser definido como: “publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento”, de acordo com a ABNT. E se caso você não saiba o que é a ABNT, já vamos te explicar no parágrafo abaixo.

O que é norma ABNT?

ABNT é a sigla de Associação Brasileira de Normas Técnicas, um órgão privado e sem fins-lucrativos que se destina a padronizar as técnicas de produção feitas no país. Ou seja, esse o órgão responsável por elaborar as Normas Brasileiras de produções de textos acadêmicos e científicos.

As normas da ABNT costumam ser utilizadas como padrão para a produção de teses, monografias e dissertações acadêmicas, como o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que deve ser feito pela maioria dos alunos quando finalizam os cursos de ensino superior no Brasil.

Portanto, é essencial para todo aluno do ensino superior conhecer mais sobre as normas da ABNT. É algo que nós devemos estar familiarizados, pois é exigido inclusive para a conclusão de curso.

Dito isso, vamos voltar à pergunta: o que é um artigo científico?

Os artigos científicos, como o próprio nome já dá um pista, são textos científicos cuja função é relatar e expor resultados de uma determinada pesquisa. Dessa forma, eles, são a materialização de uma série de experiências e um relato dos resultados que se originaram de um estudo realizado em determinada área. Os artigos trazem a carga importante de tornar público e tangível informações que anteriormente, antes da pesquisa, eram apenas suposições e informações desconexas.

Geralmente eles são destinados a um tipo específico de público e são publicados em revistas e sites especializados com o intuito de divulgar conhecimentos, comunicar resultados ou novidades sobre determinado assunto.

Além disso, os artigos científicos também possuem o papel de contestar determinado assunto ou informação, apresentando soluções diferentes para uma determinada situação. Atualizando e trazendo à luz informações que passaram despercebidas ou que foram equivocadas.

Conheça os grupos de pesquisa aqui do Unasp, clique e aqui e confira!

Está gostando dos conteúdos?

Então, assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

A importância dos artigos científicos

Artigos científicos são extremamente importantes para o meio acadêmico, afinal são eles que perpetuam e atualizam o conhecimento. Gerando descobertas e avanços tanto da academia, quanto no mercado de trabalho, política, sociedade e outras áreas da vida humana.

Os artigos são como motores do conhecimento, eles levam pessoas a novas descobertas. Isso agrega na expansão do conhecimento e melhorias nas mais diversas áreas, por exemplo na tecnologia e educação.

Portanto, é preciso ressaltar a importância de investir em pesquisadores que queiram escrever artigos e que desejam investir o seu tempo para estudar e descobrir informações em determinada área. Você acredita ter vocação para isso? Que bom! Então continue lendo esse post. 😉

O perfil de quem escreve artigos científicos

Bem, precisamos ser sinceros, não existe um perfil exato de pessoas que escrevem artigos científicos. Isso porque as características podem ser diversas e diferentes entre si, e está tudo bem. Você não precisa ter X qualidade para ser um bom pesquisador. O meio acadêmico é bem democrático. Portanto você pode ser fiel a si mesmo e aproveitar suas qualidades pessoais para ser um grande pesquisador.

No entanto, há algumas características que são importantes, não determinantes, mas que irão te ajudar muito na conclusão de um projeto. Como por exemplo:

  • curiosidade;
  • determinação;
  • foco;
  • capacidade de analisar dados e informações;
  • facilidade em escrever;
  • capacidade de expressar ideias de forma clara através da escrita.

Lembre-se, muitas das nossas melhores qualidades e talentos precisam de tempo e treino para serem bem desenvolvidos. Portanto, assim como tudo na vida, escrever artigos científicos também é uma questão de aprender com os erros e requer muito prática.

Qualquer pessoa pode publicar artigos científicos?

Sim! Conforme um artigo publicado no Evenblog, crianças já realizaram artigos científicos com a ajuda de professores, se você quiser dar uma olhada clique aqui para ler.

Lembra que dissemos que esse é um meio muito democrático? Pois então! Se você tem uma informação ou informações interessantes para compartilhar com o mundo, com certeza encontrará um meio de expressar e proliferar suas ideias através da escrita de artigos científicos. Não importa a sua formação, idade ou sexo, o importante é a qualidade do seu trabalho.

No entanto existem algumas regras que garantem a publicação do seu artigo, são elas:

  • o artigo precisa ser aceito pelo congresso e/ou revista ao qual foi submetido;
  • se você quiser que o seu artigo seja publicado em revistas acadêmicas é necessário um orientador, já nos anais de eventos científicos não há a necessidade de um orientador;
  • assim como ter um orientador, se torna obrigatória a vinculação com uma universidade reconhecida pelo MEC para a publicação em periódicos acadêmicos, assim como em eventos científicos.
  • grupos de pesquisa também podem publicar em conjunto, desde que sigam as regras estipuladas pela comissão avaliadora.

Onde publicar os artigos?

E finalmente chegamos ao tópico, “onde publicar.”

Normalmente os artigos são publicados em revistas científicas que são classificadas por áreas e podem tanto ser nacionais quanto internacionais.

No Brasil, as revistas são classificadas pelo Qualis, que nada mais são que procedimentos utilizados pela Capes para avaliar a qualidade dessas publicações.

Algumas revistas são:

Dica importante! Quando for publicar o seu artigo busque selecionar periódicos que se enquadrem ao tema abordado ou à sua área de conhecimento. Após a escolha da revista, consulte as normas de publicação, normalmente disponíveis no site da revista, pois cada periódico tem suas próprias regras.

Outra boa opção é publicar o trabalho em congressos, simpósios, seminários e outros eventos da área. Nesses eventos as regras costumam ser mais simples e as avaliações mais rápidas, em comparação aos periódicos. Sendo assim, o próximo passo é encontrar esses eventos no site do CNPq, acesse e faça uma busca pelos eventos que se adequam ao tema do seu artigo. 

E aí, gostou? Deixe sua opinião nos comentários. Ela é muito importante para nós.

Até a próxima!

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!