Blog do UNASP

Veja como fazer um planejamento anual pessoal

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Um novo ano está começando e fazer um planejamento anual pessoal pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada, realizando metas e alcançando objetivos.

Você já deve ter percebido que o tempo passa rápido demais e não nos damos conta disso. Somos especialistas em olhar para trás, reclamar da rapidez com que tudo aconteceu e ainda nos arrependermos daquilo que deixamos de fazer. Mas como evitar esse sentimento e frustração? Montar um planejamento anual pessoal pode ser uma das soluções!

Ter uma vida equilibrada, voltada para a realização dos seus maiores sonhos e vontades, nem sempre é fácil de conquistar se não damos a devida importância ao planejamento pessoal. Afinal, geralmente, utilizamos o tempo de forma inadequada, o que dificulta ainda mais nossas realizações.

Ou seja, costumamos a priorizar atividades e pessoas que não vão nos ajudar a alcançar nossos objetivos, sonhos ou nossa missão de vida. E isso resulta então, na sensação de que o tempo passou muito rápido e que não aproveitamos o suficiente. No entanto, nos esquecemos que “chegar lá”, está intimamente ligado à nossa felicidade.

Sendo assim, a chance de nos sentirmos realizados e felizes diminui muito se nós não alcançamos nossas metas e objetivos. E para isso, precisamos saber para onde queremos ir e como chegaremos lá. Por isso, o  planejamento anual pessoal é tão importante. 

O que é um Planejamento Pessoal?

Antes de mais nada, planejamento pessoal é o meio pelo qual definimos e organizamos nossas metas e objetivos, direcionando então, nossas ações à sua realização. 

Contudo, para que seja mais assertiva, neste plano também devem ser estipuladas e definidas todas as estratégias, recursos e os prazos para a concretização de cada meta e objetivo. Afinal de contas, todos estes detalhes são importantes para não deixar espaço para distrações, manter o foco e evitar possíveis desvios no caminho.

Caso, por exemplo, você tenha o desejo de comprar seu apartamento, em X meses, por meio de financiamento bancário de X reais, pagando por X anos, com uma parcela de X valor e mudar-se em até X dias do ano vigente. Este é um tipo de planejamento anual pessoal. 

Ou seja, como você pode observar, cada aspecto está bem definido, o que torna o objetivo mais claro e visualmente alcançável, pois tudo tem um direcionamento prévio que ajuda na tomada de decisão e na ação.

Possível fracasso

Quando deixamos que as coisas aconteçam simplesmente por acontecer, ou melhor, sem planejar, estamos correndo o risco eminente de tomarmos decisões ruins e que, muitas vezes, podem nos prejudicar.

Por isso, se você deseja fazer uma faculdade, intercâmbio, organizar sua festa de casamento, formatura, mudar de emprego ou mesmo começar uma atividade física, precisa se planejar bem. É colocar no papel, na agenda e na cabeça, sua vontades, metas, objetivos e o que é preciso fazer para alcançá-las.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Então, assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Por isso, em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Como fazer um planejamento anual pessoal?

Para começar a montar o seu planejamento pessoal é sempre bom começar se questionando e respondendo algumas perguntas-chave, como por exemplo: como, quando, por que, onde e com quem você vai realizar tal ação?

Além disso, existem outras atitudes que podem ajudar na montagem de seu plano de ações pessoal. E vamos explicar melhor logo abaixo. 

Começando com a organização

Você deve promover os seus objetivos e encontrar mecanismos efetivos para ajudar a organizá-los. Na prática, uma boa dica é usar planilhas, agendas e até mesmo aplicativos. O importante é fazer um acompanhamento e progressos e pontos de melhoria.

Portanto, organizar é um dos primeiros passos para a elaboração de um bom planejamento. Outras ferramentas e métodos, como uma mentoria, podem te auxiliar na sua jornada de organização e planejamento pessoal. Conquistando, assim, seus alvos de forma ainda mais rápida, planejada e efetiva.

Definindo metas 

Do mesmo modo que as metas são balizadoras das suas ações, elas também são responsáveis por darem um norte na sua vida, além de servirem também como âncoras, lembretes dos motivos pelos quais decidiu lutar por elas. 

Com certeza, a definição de metas deve ser uma das primeiras coisas que você deve fazer ao montar um planejamento. Por isso, defina seus alvos de forma realista, elaborando boas estratégias, recursos e prazos para realizá-las.

Conhecendo os recursos

Você conhece seus recurso, ou melhor, tudo aquilo que você possui e que vai te ajudar a elaborar um bom planejamento e alcançar seus objetivos? Inda que não conheça todos, saiba que você possui uma infinidade de recursos que podem ser muito úteis em sua jornada. 

Isso quer dizer que, na prática, são exatamente os talentos e competências que te ajudarão na realização dos seus sonhos. Por isso mesmo, é de extrema importância identificar quais são estas habilidades pessoas, além dos recursos materiais, que podem te ajudar a conquistar os seus objetivos.

Motivação

Focar é preciso, mas do mesmo modo que é preciso focar, também é preciso se motivar diariamente manter-se conectado aos motivos e vontades que te fizeram definir suas metas. Assim sendo, busque por motivação, pois ela te levará à ação!

Tempo, tempo, tempo, tempo

Já parou para avaliar que o resultado das suas ações e compromissos diários estão intimamente ligados ao tempo que você dispõe para a execução de cada um deles?

Você sabe onde anda investindo as horas do seu dia? Ou melhor, você sabe onde tem desperdiçado essas mesmas horas? Esse kit vai te dar aquela ajuda extra na hora de organizar a rotina e gerenciar o tempo.

Escreva, imprima, anote, memorize: visualize constantemente seu planejamento pessoal

Após a finalização do planejamento anual pessoal, avalie o que você considerou como meta. Com certeza se colocou estes alvos como prioridades é porque eles verdadeiramente importantes para você.

Por isso, lembre-se todos os dias do sentimento de sonho e desejo, não deixando que os sentimentos de dúvida, medo e ansiedade, te sabotem. Além disso, seja lá o que as pessoas más te falarem ou fizerem, não permita que elas te desmotivem com seu pessimismo. 

Por fim, se você acredita, confie e faça um bom planejamento para que você possa o mais breve possível,  realizar todos os seus objetivos.

Até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

Coloque o seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Por isso, em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Leia também:

• 3 livros que vão te ajudar no desenvolvimento pessoal

• Saúde emocional: aplicativos para você aprender a lidar com as emoções.

• Sua rotina pode melhorar infinitamente com essas 10 atitudes.

• 7 Atitudes que vão te ajudar a aliviar o estresse do cotidiano.[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também