Blog do Unasp

7 Atitudes que vão te ajudar a aliviar o estresse do cotidiano.

O estresse e a ansiedade são sensações recorrentes e muito comuns para a maioria das pessoas. Conviver com eles pode causar diversos problemas para a saúde física e emocional. Que tal experimentar algumas atitudes para aliviar o estresse e ansiedade? 

Irritabilidade constante, ansiedade, insônia, depressão, hipocondria, cansaço extremo, falta de concentração e sistema imunológico enfraquecido, esses são apenas alguns dos sinais de que você pode estar com estresse. Fique atento, é preciso cuidar, caso contrário o quadro pode agravar e causar outras doenças. Recentemente li o livro “O Poder da Esperança” e no capítulo quatro os autores deram algumas dicas bem interessantes de como prevenir o estresse. Separei algumas delas para compartilhar com vocês. Para ler o livro completo é só clicar aqui e baixar de graça. 

Para prevenir e ajudar a aliviar o estresse há alguns hábitos que podem ser incorporados à rotina. Confira só.

1- Seja realista.

Você conhece o ditado: “Não se pode dar um passo maior que a perna.” Esse pensamento nos ajuda a lembrar que fazer muitas coisas ao mesmo tempo não dá muito certo, pois elas acabam sendo malfeitas. É preciso fixar objetivos que possam ser realizados no tempo disponível. Tentar suportar o mundo nas costas só te deixará mais ansioso e estressado. Faça uma coisa por vez, faça o melhor que puder.

2- Estabeleça prioridades.

Conhecendo as suas prioridades fica mais fácil se concentrar nas tarefas mais importantes. Questione-se de tempos em tempos se você está seguindo seus valores e anseios pessoais. Quais são as suas prioridades? A família está acima de tudo? Qual é a importância do seu trabalho? Você quer ajudar as pessoas? Quer conquistar independência? Você que deve fazer essas e outras perguntas a si mesmo. Estabelecer prioridades é como criar pontos de referência para você nortear suas decisões. Saber onde você chegar e quais são as coisas mais valiosas na sua vida são uma boa maneira de avaliar o estresse cotidiano.

3- Diversifique as suas tarefas.

Imagine fazer uma única atividade pelo resto da vida. Imaginou? Soa meio desesperador, não é? Imagine o tédio de nunca aprender algo novo e nunca ter aquele friozinho na barriga ao enfrentar o desconhecido. Pior é que muitas das vezes nós fazemos exatamente isso, vivemos em uma rotina tão sufocante que não nos damos a chance de provar coisas novas. O lazer e o aprender oferecem uma dose de satisfação e devem estar atrelados à nossa rotina. Portanto, faz bem alternar e equilibrar as suas atividades. Tente! Que tal aprender uma nova língua, aprender a cozinhar, praticar mais exercícios físicos ou planejar uma viagem?

4- Um pouco de organização pode ajudar.

Sabe o que ajuda, e muito, a evitar o estresse? Manter a sua vida organizada. Prepare uma lista das coisas que você precisa fazer durante o dia e na semana. Mantenha o foco nelas e não se distraia com outras atividades até finaliza-las. Se você sentir uma pressão exagerada, diminua algumas das atividades. Também organize o seu espaço. Limpe a sua casa, não acumule objetos desnecessários, mantenha o seu local de trabalho organizado e tente sempre que possível cumprir as suas metas. Veja aqui alguns aplicativos que vão te ajudar.

5- Tenha com quem contar.

É ótimo ter alguém com que contar para abrir o coração, falar sobre o que está te fazendo mal, ouvir alguns conselhos e poder ser você mesmo. Pode ser um amigo, um irmão, o pai, a mãe, o parceiro, não importa, ter uma pessoa que seja tua amiga é muito importante. Ah, e não esqueça de também ser um amigo sincero para pessoa.

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

5- Cuide da sua saúde física.

Exercícios físicos podem ser um ótimo remédio contra o estresse e ansiedade. Quando você pratica exercícios seu corpo libera várias substâncias na corrente sanguínea que aumentam a sensação de bem estar e prazer, principalmente a endorfina. A endorfina é considerada uma analgésico natural, o que significa que você vai ficar bem mais felizinho ao final de uma atividade física. Então tira esse corpo do sofá e vá andar um pouco.

6- Cuide da sua saúde emocional.

Assim como é importante cuidar da saúde física nós também precisamos cuidar da emocional. É necessário quebrar barreiras e tabus sobre o assunto. Nem sempre está tudo bem com o nosso mundo interno, procurar a ajuda de um especialista e estar disposto a tratar suas emoções é o ponta pé para sentir-se menos estressado e ansioso.

7- Aprecie a simplicidade da vida.

Você não precisa de muito para ser feliz. Nosso problema é pensar que a felicidade vem atrelada ao sucesso, dinheiro ou outras extravagâncias. Tudo bem, concordo que ter sucesso por um trabalho bem feito trás satisfação, ter dinheiro também. Porém não é só isso, entende? É preciso aproveitar o que vem de graça, o que pode ser feito e alcançado todos os dias da nossa vida. Para ajudar a evitar o estresse tente aproveitar atividades simples como um passeio ao ar livre, tomar um chá ou ler um bom livro. Aprenda a se alegrar com coisas que não exigem muito esforço.

Espero que essas dicas possam te ajudar a aliviar o estresse na sua vida. E caso você sinta que não pode fazer isso sozinho, procure um profissional para te ajudar. Investir na nossa saúde é sempre a melhor escolha.

Até a próxima pessoal!

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!