Blog do UNASP

7 Atitudes que vão te ajudar a aliviar o estresse do cotidiano.

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

O estresse e a ansiedade são sensações recorrentes e muito comuns para a maioria das pessoas. Conviver com eles pode causar diversos problemas para a saúde física e emocional. Que tal experimentar algumas atitudes para aliviar o estresse e ansiedade? 

Irritabilidade constante, ansiedade, insônia, depressão, hipocondria, cansaço extremo, falta de concentração e sistema imunológico enfraquecido, esses são apenas alguns dos sinais de que você pode estar com estresse. Fique atento, é preciso cuidar, caso contrário o quadro pode agravar e causar outras doenças. Recentemente li o livro “O Poder da Esperança” e no capítulo quatro os autores deram algumas dicas bem interessantes de como prevenir o estresse. Separei algumas delas para compartilhar com vocês. Para ler o livro completo é só clicar aqui e baixar de graça. 

Para prevenir e ajudar a aliviar o estresse há alguns hábitos que podem ser incorporados à rotina. Confira só.

1- Seja realista.

Você conhece o ditado: “Não se pode dar um passo maior que a perna.” Esse pensamento nos ajuda a lembrar que fazer muitas coisas ao mesmo tempo não dá muito certo, pois elas acabam sendo malfeitas. É preciso fixar objetivos que possam ser realizados no tempo disponível. Tentar suportar o mundo nas costas só te deixará mais ansioso e estressado. Faça uma coisa por vez, faça o melhor que puder.

2- Estabeleça prioridades.

Conhecendo as suas prioridades fica mais fácil se concentrar nas tarefas mais importantes. Questione-se de tempos em tempos se você está seguindo seus valores e anseios pessoais. Quais são as suas prioridades? A família está acima de tudo? Qual é a importância do seu trabalho? Você quer ajudar as pessoas? Quer conquistar independência? Você que deve fazer essas e outras perguntas a si mesmo. Estabelecer prioridades é como criar pontos de referência para você nortear suas decisões. Saber onde você chegar e quais são as coisas mais valiosas na sua vida são uma boa maneira de avaliar o estresse cotidiano.

3- Diversifique as suas tarefas.

Imagine fazer uma única atividade pelo resto da vida. Imaginou? Soa meio desesperador, não é? Imagine o tédio de nunca aprender algo novo e nunca ter aquele friozinho na barriga ao enfrentar o desconhecido. Pior é que muitas das vezes nós fazemos exatamente isso, vivemos em uma rotina tão sufocante que não nos damos a chance de provar coisas novas. O lazer e o aprender oferecem uma dose de satisfação e devem estar atrelados à nossa rotina. Portanto, faz bem alternar e equilibrar as suas atividades. Tente! Que tal aprender uma nova língua, aprender a cozinhar, praticar mais exercícios físicos ou planejar uma viagem?

4- Um pouco de organização pode ajudar.

Sabe o que ajuda, e muito, a evitar o estresse? Manter a sua vida organizada. Prepare uma lista das coisas que você precisa fazer durante o dia e na semana. Mantenha o foco nelas e não se distraia com outras atividades até finaliza-las. Se você sentir uma pressão exagerada, diminua algumas das atividades. Também organize o seu espaço. Limpe a sua casa, não acumule objetos desnecessários, mantenha o seu local de trabalho organizado e tente sempre que possível cumprir as suas metas. Veja aqui alguns aplicativos que vão te ajudar.

5- Tenha com quem contar.

É ótimo ter alguém com que contar para abrir o coração, falar sobre o que está te fazendo mal, ouvir alguns conselhos e poder ser você mesmo. Pode ser um amigo, um irmão, o pai, a mãe, o parceiro, não importa, ter uma pessoa que seja tua amiga é muito importante. Ah, e não esqueça de também ser um amigo sincero para pessoa.

[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email list_id=”47b58773cd” woopra_actions=”newsletter:gostando_conteudos_blog” return_type=”Mensagem de sucesso abaixo” title=”Está gostando do post?” subtitle=”Assine a nossa newsletter e receba as novidade do Blog do Unasp direto no seu email!” newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!” newsletter_id=”blog_conteudo_1″][vc_text_paragraph]

5- Cuide da sua saúde física.

Exercícios físicos podem ser um ótimo remédio contra o estresse e ansiedade. Quando você pratica exercícios seu corpo libera várias substâncias na corrente sanguínea que aumentam a sensação de bem estar e prazer, principalmente a endorfina. A endorfina é considerada uma analgésico natural, o que significa que você vai ficar bem mais felizinho ao final de uma atividade física. Então tira esse corpo do sofá e vá andar um pouco.

6- Cuide da sua saúde emocional.

Assim como é importante cuidar da saúde física nós também precisamos cuidar da emocional. É necessário quebrar barreiras e tabus sobre o assunto. Nem sempre está tudo bem com o nosso mundo interno, procurar a ajuda de um especialista e estar disposto a tratar suas emoções é o ponta pé para sentir-se menos estressado e ansioso.

7- Aprecie a simplicidade da vida.

Você não precisa de muito para ser feliz. Nosso problema é pensar que a felicidade vem atrelada ao sucesso, dinheiro ou outras extravagâncias. Tudo bem, concordo que ter sucesso por um trabalho bem feito trás satisfação, ter dinheiro também. Porém não é só isso, entende? É preciso aproveitar o que vem de graça, o que pode ser feito e alcançado todos os dias da nossa vida. Para ajudar a evitar o estresse tente aproveitar atividades simples como um passeio ao ar livre, tomar um chá ou ler um bom livro. Aprenda a se alegrar com coisas que não exigem muito esforço.

Espero que essas dicas possam te ajudar a aliviar o estresse na sua vida. E caso você sinta que não pode fazer isso sozinho, procure um profissional para te ajudar. Investir na nossa saúde é sempre a melhor escolha.

Até a próxima pessoal![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email list_id=”47b58773cd” woopra_actions=”newsletter:gostando_conteudos_blog” return_type=”Mensagem de sucesso abaixo” title=”Não vá embora sem assinar a newsletter!” subtitle=”Assine a nossa newsletter e receba conteúdos direto no seu email.” newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!” newsletter_id=”blog_conteudo_2″][vc_text_paragraph]

Leia também:

• 8 dicas para você desenvolver a sua inteligência emocional. 

• 15 hábitos que vão te ajudar a ter uma vida mais saudável e equilibrada.

• 10 dicas práticas para cuidar da sua saúde emocional.

• Aprenda com as dificuldades: 6 dicas para aumentar a sua resiliência.[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também