Blog do Unasp

Design Thinking: entenda mais sobre essa metodologia e como aplicá-la

O Design Thinking é considerado um processo crítico e criativo que vai muito além do design; permitindo organizar ideias, conceitos, estratégias, tomando decisões assertivas e inovadoras. Descubra mais sobre o tema. 

Um dos maiores desafios enfrentados pelos profissionais atualmente é suportar a pressão do trabalho e trazer resultados imediatos com qualidade e rapidez. O mercado exige, o ambiente de trabalho e equipe, também; você precisa trazer resultados. No entanto, esse caminho está cheio de riscos e incertezas que podem colocar o futuro do profissional e da empresa, em perigo. Afinal, não é só uma questão de ser ágil, é preciso aprender a fazer isso com qualidade e trazer resultados reais e significativos. No entanto, como? Daí que surge o Design Thinking, buscando transformar este cenário.

Podemos considerar que o Design Thinking veio, de certa forma, para revolucionar o mercado e a maneira de encontrar soluções inovadoras para os problemas. Vamos entender melhor sobre o assunto a seguir. 

O que é Design Thinking

O Design Thinking é considerado um processo crítico e criativo que vai além do design e permite organizar ideias, conceitos, estratégias, tomando decisões assertivas e inovadoras. Esse método é oriundo do Design, como o próprio nome já diz, entretanto ele consegue se adaptar muito bem às empresas e corporações.

É importante ressaltar que o Design Thinking não é uma metodologia, e sim uma abordagem. Isso significa que não existe uma fórmula que se aplique em qualquer situação. Pelo contrário, por ser uma abordagem ele torna-se versátil e customizável, de acordo com as necessidades de cada empresa, equipe ou profissional.

Essa é uma abordagem que visa a solução de problemas de forma coletiva e colaborativa, em uma perspectiva de empatia e envolvimento pessoal. Dessa forma as pessoas são colocadas no centro de desenvolvimento do produto – não somente o consumidor final.

Portanto, trata-se de uma abordagem preponderantemente “humana” e que pode ser usada em qualquer área de negócio.

Na prática empresarial o Design Thinking é sinônimo de inovação e criatividade. Ou seja, comparando com o perfil do Designer, é toda essa percepção de estética, resolução de problema e satisfação de cliente, que os gestores buscam para sua equipe. Utilizar o Design Thinking na empresa é uma forma de expandir horizontes na hora de criar projetos e executar tarefas.

Como funciona o Design Thinking?

Sabendo que o Design Thinking é visto como um conjunto de práticas e processos, também podemos afirmar que esse método se desdobra em atividades de pesquisa e análise. Fazendo assim, uma nova abordagem dos problemas para então resolvê-los. Dessa forma se relaciona à obtenção de informações, sua análise e as consequentes soluções propostas a partir do conhecimento gerado.

No caso das empresas, o foco passa a ser a experiência do consumidor ou do público-alvo, seja de um produto ou serviço. Sendo assim, o caminho do processo se baseia na busca por respostas aos problemas encontrados enquanto abordagem metodológica de pesquisa e análise foram feitas.

Contudo, uma das grandes características e diferença deste método, é que ele parte da solução de um projeto e não necessariamente de todos os parâmetros do problema. A colaboração com o próprio consumidor na hora de criar projetos e soluções é também uma característica de quem aplica o design thinking.

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Aplicando o Design Thinking na sua empresa

Com o intuito de resolver os problemas através de soluções inovadoras e criativas, o método de Design Thinking entra nas empresas para levar eficiência e enxergar novos caminhos.

Existem também alguns passos para que o processo de Design Thinking seja aplicado da melhor forma. Sendo assim, eles acontecem em 5 etapas. Veja!

1 – Imersão

Essa é a fase do entendimento! Ou seja, o processo de imersão começa com o entendimento de si mesmo, melhor dizendo, da empresa. Então são usadas ferramentas que ajudam nessa imersão. Como por exemplo a análise SWOT, que estuda as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da empresa, a imersão se inicia.

Nessa etapa a equipe mergulha no problema identificado através de diversas perspectivas. Essa identificação primeiramente acontece de forma mais superficial e com hipóteses. Em seguida, a imersão acontece em profundidade, quando um projeto de pesquisa é desenvolvido com base na problemática.

2 – Análise e Síntese 

Depois da imersão e da preparação desse material, inicia-se a etapa de análise e síntese. Isso quer dizer que serão feitas análises das informações que foram coletadas durante a imersão. 

A equipe montará um padrão por meio da análise lógica e encontrará uma forma de organizar e entender o problema. Além disso, a representação visual de todo esse material com gráficos, imagens e objetos, por exemplo, ajuda a visualizar melhor o problema.

3 – Ideação

Esse é o momento das ideias, onde o problema começa a ter uma solução. Ou seja, é nesta etapa que através de todo o conhecimento acumulado sobre o problema, que soluções se linkam com as necessidades do público-alvo.

Então, surgem debates e brainstorming para fomentar ideias e gerar insights. Por isso que é muito importante que a equipe se sinta à vontade para experimentar e errar, sugerir e avaliar. Lembre-se que o medo da falha ou da crítica inibem grandes ideias.

4 – Prototipagem

A prototipagem é a etapa que vem após às ideias, que se transformam em um produto palpável. Dessa forma, o conteúdo buscado até então se transforma em ações que podem, realmente, tornar oportunidades de negócios e promover a diferença na empresa. 

Isso quer dizer que o protótipo serve para sentir como a solução se comporta na prática e se realmente será efetiva para solucionar o problema do cliente ou público-alvo.

5 – Teste

Depois da prototipagem interna na equipe é preciso testar o produto no mercado e avaliá-lo em métricas para entender se algo precisa ser mudado. A etapa de teste é fundamental. 

Além disso, o produto também será testado a fim de verificar a sua funcionalidade, qualidade e possibilidade de aceitação do público. Ou seja, testar antes, evita gastos com algo que pode não dar certo na prática.

Seja um Gestor Criativo e de Sucesso!

Que tal aprender mais sobre como aplicar o Design Thinking na sua prática profissional? Conheça o nosso curso em MBA em Inovação, Liderança e Empreendedorismo.

O MBA em Inovação, Liderança e Empreendedorismo pretende contribuir para o aperfeiçoamento profissional dos interessados na área, capacitando-os para suas atividades em Finanças, Marketing, Pessoas, Projetos, Inovação, Sustentabilidade e Administração Estratégica.

Alguns dos objetivos deste curso, são:

• Qualificar profissionais para atuarem na área estratégica das empresas, fornecendo referenciais teóricos para esta atuação e oportunizando vivências e práticas através de estágios, estudos de caso e simulações;

• Aprofundar os conhecimentos dos profissionais ligados ao empreendedorismo e desenvolvimento de negócios. Assim, oferecer aos interessados a ampliação dos conhecimentos de campos específicos da liderança, inovação e tomada de decisão.

Algumas das disciplinas estudadas durante o MBA, são: 

  • Pensamento Estratégico
  • Liderança Contemporânea
  • Planejamento Estratégico
  • Gestão Estratégica de Negócios
  • Liderança, Criatividade e Mudanças
  • Gestão de Operação, Processos e Qualidade
  • Negócios Internacionais
  • Gestão Financeira
  • Empreendedorismo e Desenvolvimento de Negócios
  • Inovação e Sustentabilidade
  • Masterclass

O MBA em Inovação, Liderança e Empreendedorismo torna-se uma boa opção de alavancar a sua carreira. O que achou da área? Saiba mais sobre o curso e venha para o Unasp!

Até a próxima!

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!