Blog do UNASP

Liderança: maneiras de desenvolvê-la no seu ambiente de trabalho

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Você quer ser um chefe ou um líder? Entenda a diferença entre os dois e aprenda a desenvolver a liderança no seu ambiente de trabalho!

É comum que a maioria das pessoas sonhem em um dia serem donas do seu próprio negócio, poderem chefiar e liderar a equipe de trabalho. Porém, antes de tudo é necessário entender a diferença entre um chefe e um líder. A liderança vai muito além do poder e glamour, são atitudes!

No entanto, é bom saber também, que junto a posições de destaque, vêm muito empenho, comprometimento e responsabilidade. Por isso, são poucos os que conseguem alcançar o objetivo de ocupar altas posições. Vamos entender melhor a diferença entre elas?

Chefe: geralmente age com autoridade e verdade absoluta; toma decisões por conta própria, gosta de dar ordens e a relação dos funcionários com quem ocupa o cargo é de temor e não respeito. Isso influencia negativamente no trabalho e desempenho da equipe.

Líder: diferente do chefe, ele lidera a equipe; se esforça para entender as dificuldades e encontrar soluções. Conquista o respeito dos colaboradores e atua em equipe na tomada de decisão e realização de trabalho. A boa liderança engaja o time e alcança bons resultados.

Por isso, se você pretende aprimorar seu lado profissional e se dedicar a ser um bom líder, já que o papel do chefe já é ultrapassado, é preciso conhecer e entender como é o perfil de liderança e o que fazer para se desenvolver, certo? Pensando nisso, listamos algumas atitudes para desenvolver a liderança no ambiente de trabalho!

Liderança: tenho perfil para isso?

Ao assumir um cargo de liderança ou simplesmente almejá-lo, lembre-se que o bom líder além de eficaz no que faz, é uma pessoa íntegra, proativa e que sabe lidar com problemas. Sendo assim, ele respeita aos outros e a si mesmo, sendo responsável pela busca de sempre melhorar e aprender constantemente em conjunto.

Possuir um conjunto dessas qualidades parece difícil, no entanto, não se preocupe! Afinal de contas, ser líder e aplicar uma liderança eficaz requer tempo, conhecimento, aprimoramento de conceitos, comportamento e melhorias. É um processo contínuo!

Um bom líder não nasce da noite para o dia, é preciso desenvolver uma série de competências e habilidades de liderança. Por isso, veja agora o que você pode fazer no seu trabalho para poder alcançar essa posição dos sonhos![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Então, assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Inovação e Criatividade

Um bom líder está sempre atento às inovações, seja na área da tecnologia ou de organização. Além disso, busca estimular a criatividade da equipe para desempenhar diferentes funções, tarefas e processos.

Busque pensar fora da caixinha, mas também não há problema em se inspirar em cases de sucesso. Por isso, para criar soluções ágeis e facilitadoras é importante usar a criatividade de forma responsável e inovadora, tanto no trabalho individual, quanto na equipe.

Invista nas pessoas

Isso mesmo! Neste quesito está a grande diferença entre chefe e líder. Geralmente o chefe pensa apenas nos lucros e resultados e se esquece que para alcançar isso, ele depende das pessoas a sua volta.

Já o um líder que aplica uma boa liderança, reconhece e entende que a produtividade de uma empresa depende de pessoas, ou seja, dos seus colaboradores. Por isso, ele se preocupa com elas, prezando pela qualidade do ambiente de trabalho e com a qualidade de vida deles.

Sendo assim, para alcançar o cargo de liderança, comece a se preocupar com as pessoas. Se importar com o próximo motiva os colaboradores, aumentando a produtividade, melhorando as relações de trabalho e trazendo ótimos resultados. Já pensou nisso?

Solução de problemas e mediação de conflitos 

Os problemas foram feitos para serem resolvidos e se você deixar acumular eles acabam virando uma bola de neve de problemas piores, o que pode ser muito ruim para você e sua equipe de trabalho.

Por isso, é extremamente importante desenvolver o hábito de resolver problemas de forma criativa, rápida e eficaz. Um dica é compartilhar os problemas com a equipe e ouvir diferentes pontos de vista para pensar em soluções inovadoras.

Além disso, com os problemas pode haver conflito. Os conflitos são normais em qualquer área da vida, principalmente no trabalho. Então, ao lidar com pessoas, é preciso saber que será necessário lidar com conflitos. 

O ideal é evitar que os conflitos geram problemas e outras ocorrências, mas algumas vezes é inevitável. Por isso, uma boa liderança mantém o equilíbrio e a harmonia da equipe para não prejudicar o clima organizacional.

Dessa forma, para gerenciar o conflito, escute os dois lados, entretanto, não tome partido. Manter uma postura racional e evitar discussões muito emocionais ou, até mesmo, rudes e indelicadas, é extremamente importante. Equilíbrio e soluções criativas resolverão os conflitos. Experimente!

Planejamento e análise

Um bom líder precisa planejar sua trajetória e possuir uma visão clara da situação atual e das necessidades da empresa, para que ele seja capaz de preencher essa lacuna.

Ou seja, nesse momento, é de extrema importância saber analisar e interpretar os dados minuciosamente. Ter o perfil analítico é uma das habilidades importâncias de uma boa liderança.

Liderança a todo vapor

Como dissemos, é necessário desenvolver o perfil de liderança aos poucos e o que diferencia o líder do chefe, é a atitude.

Por isso, para alcançar a função dos sonhos, comece hoje a desenvolver seu perfil para ser um bom líder. E aí, você também sente que há diferença entre o chefe e o líder? Compartilhe uma experiência com a gente, é só escrever nos comentários.

Até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

Então, é só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Por isso, leia também:

• Não me encaixei na equipe de trabalho. E agora, o que devo fazer?

• Empreendedorismo: 3 artigos inspiradores que você precisa ler

• 5 motivos para fazer um MBA de Gestão estratégica em negócios e empreendedorismo

• Empreendedorismo: seja um MEI e abra o seu negócio durante a faculdade[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também