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Detox digital: 6 dicas para combater o vício do celular

Um detox digital às vezes cai bem. Ainda mais atualmente, quando estamos cada vez mais conectadas com o mundo e proporcionalmente mais desconectados de nós mesmos e dos outros.

 

Às vezes é preciso se desconectar para conectar-se. Ou seja, sair um pouco da internet, ver o mundo lá fora, deixar o celular de lado e buscar conexões mais reais. Fazer um detox digital. Afinal, em uma sociedade tão interconectada pela internet é perceptível como as nossas relações com as pessoas, coisas e ambientes, estão deixando a desejar.

Analisa aí. Você está sempre checando as suas redes sociais, não larga o celular, tecla enquanto dirige, enquanto está com pessoas à sua volta, está sempre compartilhando algo no Instagram e fica ansioso esperando o aparelho vibrar com as notificações? Estresse, dependência, ansiedade e angústia; estes são apenas alguns dos sintomas emocionais causados uso excessivo dos meios digitais.

Hoje em dia parece comum estarmos sempre conectados, no entanto, esse status de normalidade esconde um perigo prestes a explodir.

Apesar de alguns sentimentos como ansiedade e estresse, fazerem parte das nossas vidas e até mesmo serem indispensáveis para a sobrevivência humana. Afinal, tais sentimentos são uma resposta normal frente à situações de insegurança e perigo. O problema passa a ser quando tais sentimentos ou reações tendem a persistir de forma frequente a ponto de prejudicar a sua vida. Quando isso acontece, é preciso acionar o sinal de alerta.

A ansiedade na era digital

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) cerca de 5,8% da população mundial sofrem com ansiedade patológica, sendo que o Brasil possui uma das mas significativas incidências desse transtorno, cerca de 9,3% da população brasileira.

Consequentemente, com o aumento da ansiedade patológica, surgiu a necessidade de encontrar maneiras de combatê-la. E não foi nenhuma surpresa para os pesquisadores encontrarem na tecnologia um paradigma. Afinal, a era digital contribuí positivamente para a humanidade, é só parar para pontuar os benefícios que a tecnologia trás para a nossa vida: facilidade de comunicação, compartilhamento de informação, agilidade em processos e por aí vai. Contudo, todos os pontos positivos podem passar a serem negativos se faltar em nós o controle do acesso.

Um exemplo clássico são as redes sociais, que possuem um espaço enorme em nossas vidas. No entanto, se por um lado elas permitem facilitar nossas conexões com outras pessoa, por outro o uso excessivo pode causar alguns danos pessoais. Apesar de não ser fácil de mensurar, mais e mais pesquisadores apontam a necessidade de saber controlar o uso da internet e os tipos de conteúdos que acessamos.

Nesse cenário, fazer um detox digital é necessário de tempos em tempos.

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Como fazer um detox digital

Primeiramente é preciso definir bem quais são os seu vícios digitais. Se é o uso de uma rede social, por exemplo, excesso de tempo gasto assistindo séries ou navegando em sites. Enfim, é preciso especificar bem o tempo que você gasta conectado.

Além disso, outra boa técnica é nomear os seus sentimentos em relação ao uso das redes sociais, por exemplo: tire um tempo para avaliar o que você sente quando está no Instagram. Ansiedade, culpa, inveja? Sabendo exatamente o que o uso exagerado do celular te provoca é hora de partir focado para o detox digital.

Veja algumas dicas de como fazê-lo.

1. Determine uma hora limite para manter o celular ligado

É preciso estabelecer um período para o seu uso nas redes sociais. Compreenda que é preciso permanecer algumas horas offline por dia. Especialmente no período noturno. Portanto, estabeleça um horário e desligue o seu celular. Ao invés de checar o Instagram vá ler um livro, tomar um banho relaxante ou até mesmo estudar um pouco.

2. Quando estiver com outras pessoas não fique olhando o celular

Eita mania desagradável essa de ficar mexendo no celular quando há outras pessoas por perto. É importante lembrar que as interações digitais nunca superam as reais e presenciais. Por isso, faça um esforço. Desligue a tela e conecte olhares, sorrisos e conversas reais.

3. Evite comer conectado

Outro hábito prejudicial é o de comer mexendo no celular. Para o seu detox ser ainda mais proveitoso determine que os horários de refeição são exclusivos para comer e concentrar-se nos alimentos, ou para aproveitar a companhia de outras pessoas.

4. Bloqueie as notificações

Não há nada pior, e que tire mais a concentração, do que ter a tela do celular piscando a cada minuto. Para dar um grande passo no seu detox tire a opção de notificações dos aplicativos e redes sociais. Dessa forma, será mais fácil resistir à tentação de olhar na tela.

5. Mantenha o celular no silencioso durante o trabalho

Assim, você render ainda mais nas tuas tarefas e conseguirá gerar resultados mais positivos. Um detox digital, também pode ser um grande aliado para o seu sucesso e desenvolvimento profissional.

6. Reserve um dia da semana para ficar offline

Para o detox ser completo reserve um dia da semana para ficar longe do celular e da internet. O ideal é que seja aos finais de semana, quando o ritmo de compromissos diminui. Aí não tem muito secreto, é mais questão de persistência mesmo. Desligue o celular e se esforce para passar o dia fazendo e pensando em outras coisas.

E aí, que tal tentar seguir essas dicas? Esperamos que com elas você possa encontrar o equilíbrio e ter uma vida mais saudável. 

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