Blog do Unasp

Como as atividades físicas podem aumentar a sua inteligência

Você sabia que as atividades físicas podem aumentar a sua inteligência? Descubra como isso acontece e quais atividades você pode fazer para estimular a sua cognição. 

Quais são os primeiros pensamentos que vem à sua mente quando o assunto é qualidade de vida? Provavelmente algo em relação à alimentação saudável e atividades físicas, não é mesmo? No entanto, cuidar e estimular o cérebro também precisa fazer parte da nossa rotina. Afinal, o cérebro é um órgão essencial para a sobrevivência. Ou seja, sem ele não teríamos como raciocinar, pensar, ter sentimentos e desenvolver as ações necessárias ao longo do nosso dia.

Frequentemente, quando falamos em inteligência, pensamos no nosso cérebro e na sua capacidade armazenamento de informações e de desenvolver soluções. O cérebro é realmente incrível! No entanto, poucas vezes falamos sobre a importância de mantê-lo saudável. 

Muitas vezes buscamos aumentar a nossa inteligência através dos estudos. E provavelmente esquecemos que não basta apenas estudar. Da mesma forma que o corpo se beneficia com a prática regular de atividades físicas; o cérebro também é estimulado através dos exercícios físicos, desenvolvendo-se junto com o restante do corpo.

Claro que atividades como pensar, jogar e ler um livro, por exemplo, também contribuem para o aumento da inteligência cerebral. No entanto um estudo realizado por cientistas da Universidade da Califórnia, em parceria com a Universidade de Tsukuba, no Japão; mostraram impactos positivos no cérebro através da prática de exercícios físicos leves.

O estudo revelou que com apenas 10 minutos diários de exercícios físicos é possível alterar algumas estruturas do cérebro responsáveis pela memória e funções neurais ligados à aprendizagem. 

Por isso que pessoas que praticam uma rotina diária de exercícios possuem um hipocampo – área cerebral responsável pela memória – maior e mais saudável. E nem precisa ser uma atividade muito pesada para o cérebro já sentir os efeitos positivos. Ou seja, a pesquisa sugere que atividades que nem chegam a induzir os batimentos cardíacos acelerados, já trazem benefícios.

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Por isso, em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

O que os pesquisadores estão descobrindo é que a atividade física tem uma profunda influência na nossa capacidades cognitivas e paralelamente influência na nossa inteligência.

Os primeiros estudos que fizeram uma ligação com a inteligência e a atividade física surgiram na década de 60. No entanto foi apenas em 1990 que Fred Gage, geneticista do Salk Institute (EUA), descobriu que fazer exercícios parecia estimular o crescimento de novos neurônios em camundongos. Na mesma época, o psicólogo Arthur Krame, da Universidade de Illinois, publicou um artigo demonstrando que adultos antes sedentários melhoravam o desempenho em testes mentais após seguir um plano de exercícios físicos por seis meses. Desde então, várias pesquisas confirmam e aprofundam os resultados.

Por que a atividade física afeta diretamente o cérebro?

O cérebro é um dos órgãos que mais consome energia nosso corpo. Por isso ele depende de uma dieta constante de nutrientes e oxigênio, supridos por uma complexa rede de vasos sanguíneos. As atividades físicas fazem exatamente o trabalho de construir essas linhas de suprimentos e também facilitam sua manutenção. Outra forma mais indireta de benefício é o fato de que pessoas que praticam atividades físicas têm menos risco de diabetes e obesidade, problemas que podem gerar um ciclo de reações que contribui para o acúmulo das placas cerebrais em pacientes com Alzheimer.

Além disso, as atividades físicas liberam neurotransmissores como serotonina, noradrenalina e dopamina, os mesmos estimulados pelos antidepressivos e medicamentos para hiperatividade. Ou seja, correr um pouco ou fazer uma caminhada pode surtir efeitos parecidos ao tomar uma mistura de Prozac com Ritalina. Só que de uma forma muito mais saudável!

Os exercícios também estimulam a produção de substâncias que regulam o desenvolvimento do cérebro, os fatores de crescimento. Pois eles criam um ambiente no qual os neurônios podem prosperar e promovem a formação de novas conexões.

Em suma, não adianta nada ficar apenas com o nariz nos livros. Tem que levar o corpo para trabalhar.

Vejas algumas atividades físicas fáceis de fazer e que ajudam um bocado na manutenção do seu cérebro

1 – Corrida

A corrida é uma eficiente alternativa para quem gosta de praticar exercícios físicos, perder peso e até manter a forma. Não é nenhum segredo que hábitos saudáveis nos ajudam a viver mais e com qualidade. 

Ou seja, a corrida pode ajudar você em diversos aspectos da sua vida. Além disso, esse esporte pode ser feito com facilidade em academias ou ar livre. Fique mais inteligente, correndo!

2 – Caminhada

Caminhar faz bem! Muito mais do que você imagina.

Então, se você quer mudar ou começar um novo estilo de vida, a caminhada é uma ótima maneira de se começar. Além de melhorar o condicionamento físico, emagrecer e manter a saúde do coração e da mente em dia.

3 – Ciclismo

O ciclismo é um esporte que chama atenção por ser uma atividade que demanda equilíbrio, força e resistência. Além disso, seus benefícios são muitos, como: fortalece a musculatura, melhora a respiração, reduz o estresse e é ótimo para a saúde do coração.

Cada dia mais inteligente!

E aí, gostou das dicas? 

Portanto, lembre-se: para que as atividades físicas e esportes se tornem mais benéficos, e realmente melhorem a qualidade de vida, é ideal reservar um tempo para elas. Coloque na sua rotina!

Além disso, é importante que não sejam feitas de qualquer forma, mas sim de forma direcionada. A atividade física é essencial pra todo mundo, independente da idade. 

E quando combinada com uma alimentação saudável, é possível garantir um corpo e mentes saudáveis e ainda mais inteligentes!

Até a próxima! 

Não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

Coloque o seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Por isso, em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!