Blog do Unasp

Entenda a importância do auditor e o que fazer para atuar na área

A auditoria está presente nas empresas com o propósito de fiscalizar as atividades desenvolvidas, trazendo mais qualidade e transparência. Entenda mais sobre a importância do auditor.

Toda empresa que pretende atuar de forma competitiva e sustentável, precisa dar uma atenção especial aos seus processos internos. Ou seja, é fundamental acompanhar de perto a execução das tarefas. Como também certificar-se de que o planejamento estratégico está sendo seguido corretamente. Então, para que isso aconteça de forma eficaz é que a auditoria entra em ação. Quer compreender melhor sobre a importância do auditor? Vamos conversar melhor sobre o tema logo abaixo.

O que é auditoria?

Primeiramente é imprescindível compreender que a auditoria é um processo sistemático em que todas as atividades desenvolvidas por uma empresa são analisadas cuidadosamente. Dessa forma, podemos dizer que é uma forma de controle de qualidade, fiscalização e transparência

Sendo assim, o objetivo é verificar se as tarefas estão sendo realizadas conforme os procedimentos estabelecidos, de forma justa e de maneira legal. Por isso, os responsáveis pela auditoria sempre acompanham cada passo da rotina produtiva da empresa. Acompanham também todos os departamentos e funções. Entendendo como cada colaborador trabalha e o que ele precisa para o desempenho das atividades.

Com isso, o papel dos auditores é avaliar os métodos utilizados pelas empresas e se são eficazes para corrigir erros e evitar fraudes. A partir daí todas as “não conformidades” identificadas são reportadas rapidamente aos gestores. Dessa forma, é possível desenvolver planos de ação para minimizar as falhas, mantendo a qualidade.

Auditoria na prática

O trabalho da auditoria é similar ao trabalho dos investigadores. Por isso, é uma atividade vista com um certo receio e até medo por parte de algumas empresas. Isso acontece, porque a maior parte das auditorias são feitas por empresas especializadas na área para evitar fraudes e acordos.

Entretanto, a auditoria é um trabalho mais sutil, bastante eficaz e profissional. Dessa forma, a auditoria não se dá apenas quando os auditores fiscalizam os colaboradores, ela começa muito antes. Às vezes no topo da pirâmide hierárquica.

Por isso, podemos dizer que a primeira etapa do processo é justamente a sua estruturação. É no momento de buscar profissionais ou formar colaboradores para o processo. Como também definir os critérios e também formas de avaliação. É importante que o papel de cada um esteja claro, para que a auditoria ocorra de maneira coerente e assim, os critérios sejam avaliados de maneira imparcial e justa.

Mas, qual é a importância do auditor. Continue lendo esse post e descubra!

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

A importância do auditor

De certo, uma boa auditoria é um processo de alta complexidade. No entanto, os benefícios são claros e impactam positivamente o desempenho geral de qualquer empresa. Portanto, ao contrário do que se imagina, este processo não existe só para apontar defeitos: ele também serve para encontrar os pontos fortes da empresa e potencializá-los. 

Logo, ao localizar os pontos de melhoria, a empresa tem a chance de aperfeiçoar seu ambiente de trabalho e melhorar a performance. E, quando as falhas são ajustadas, o clima organizacional tende a ficar mais agradável.

Durante toda a auditoria a disseminação de boas práticas é valorizada. Sendo assim, todos os funcionários são convidados a participar ativamente das análises e processos. Essa é uma excelente oportunidade para fazer com que cada membro da equipe sinta-se importante e veja com transparência cada passo do auditor.

MBA em Gestão Financeira

No ambiente corporativo, há diversas transformações no papel do gestor, e esse precisa ser um agente de mudanças independente de sua área de atuação. Por essa razão, o curso em Gestão Financeira pretende contribuir para o aperfeiçoamento profissional dos interessados na área.

Para o efetivo acompanhamento e o dinamismo necessário ao desenvolvimento das suas atividades, o profissional que atua nos setores de: gestão financeira, controladoria, auditoria, contabilidade, administração orçamentária e áreas afins que necessitam de permanente capacitação e atualização. O propósito é do curso é desenvolver suas capacidades para que você possa desenvolver suas atividades de maneira eficaz e segura.

O MBA em Gestão Financeira irá contribuir para a eficácia dos gestores financeiros. E assim promover o crescimento integral das organizações. Envolvendo não apenas os aspectos técnicos desse ramo, mas também a visão ampla do desenvolvimento econômico, social e sustentável.

O que achou? Saiba mais sobre o curso, seu tempo de duração, investimento e disciplinas. Venha para o Unasp e ganhe destaque no mercado de trabalho.

Até a próxima!

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!