Blog do UNASP

Entenda a importância do auditor e o que fazer para atuar na área

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

A auditoria está presente nas empresas com o propósito de fiscalizar as atividades desenvolvidas, trazendo mais qualidade e transparência. Entenda mais sobre a importância do auditor.

Toda empresa que pretende atuar de forma competitiva e sustentável, precisa dar uma atenção especial aos seus processos internos. Ou seja, é fundamental acompanhar de perto a execução das tarefas. Como também certificar-se de que o planejamento estratégico está sendo seguido corretamente. Então, para que isso aconteça de forma eficaz é que a auditoria entra em ação. Quer compreender melhor sobre a importância do auditor? Vamos conversar melhor sobre o tema logo abaixo.

O que é auditoria?

Primeiramente é imprescindível compreender que a auditoria é um processo sistemático em que todas as atividades desenvolvidas por uma empresa são analisadas cuidadosamente. Dessa forma, podemos dizer que é uma forma de controle de qualidade, fiscalização e transparência

Sendo assim, o objetivo é verificar se as tarefas estão sendo realizadas conforme os procedimentos estabelecidos, de forma justa e de maneira legal. Por isso, os responsáveis pela auditoria sempre acompanham cada passo da rotina produtiva da empresa. Acompanham também todos os departamentos e funções. Entendendo como cada colaborador trabalha e o que ele precisa para o desempenho das atividades.

Com isso, o papel dos auditores é avaliar os métodos utilizados pelas empresas e se são eficazes para corrigir erros e evitar fraudes. A partir daí todas as “não conformidades” identificadas são reportadas rapidamente aos gestores. Dessa forma, é possível desenvolver planos de ação para minimizar as falhas, mantendo a qualidade.

Auditoria na prática

O trabalho da auditoria é similar ao trabalho dos investigadores. Por isso, é uma atividade vista com um certo receio e até medo por parte de algumas empresas. Isso acontece, porque a maior parte das auditorias são feitas por empresas especializadas na área para evitar fraudes e acordos.

Entretanto, a auditoria é um trabalho mais sutil, bastante eficaz e profissional. Dessa forma, a auditoria não se dá apenas quando os auditores fiscalizam os colaboradores, ela começa muito antes. Às vezes no topo da pirâmide hierárquica.

Por isso, podemos dizer que a primeira etapa do processo é justamente a sua estruturação. É no momento de buscar profissionais ou formar colaboradores para o processo. Como também definir os critérios e também formas de avaliação. É importante que o papel de cada um esteja claro, para que a auditoria ocorra de maneira coerente e assim, os critérios sejam avaliados de maneira imparcial e justa.

Mas, qual é a importância do auditor. Continue lendo esse post e descubra![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

A importância do auditor

De certo, uma boa auditoria é um processo de alta complexidade. No entanto, os benefícios são claros e impactam positivamente o desempenho geral de qualquer empresa. Portanto, ao contrário do que se imagina, este processo não existe só para apontar defeitos: ele também serve para encontrar os pontos fortes da empresa e potencializá-los. 

Logo, ao localizar os pontos de melhoria, a empresa tem a chance de aperfeiçoar seu ambiente de trabalho e melhorar a performance. E, quando as falhas são ajustadas, o clima organizacional tende a ficar mais agradável.

Durante toda a auditoria a disseminação de boas práticas é valorizada. Sendo assim, todos os funcionários são convidados a participar ativamente das análises e processos. Essa é uma excelente oportunidade para fazer com que cada membro da equipe sinta-se importante e veja com transparência cada passo do auditor.

MBA em Gestão Financeira

No ambiente corporativo, há diversas transformações no papel do gestor, e esse precisa ser um agente de mudanças independente de sua área de atuação. Por essa razão, o curso em Gestão Financeira pretende contribuir para o aperfeiçoamento profissional dos interessados na área.

Para o efetivo acompanhamento e o dinamismo necessário ao desenvolvimento das suas atividades, o profissional que atua nos setores de: gestão financeira, controladoria, auditoria, contabilidade, administração orçamentária e áreas afins que necessitam de permanente capacitação e atualização. O propósito é do curso é desenvolver suas capacidades para que você possa desenvolver suas atividades de maneira eficaz e segura.

O MBA em Gestão Financeira irá contribuir para a eficácia dos gestores financeiros. E assim promover o crescimento integral das organizações. Envolvendo não apenas os aspectos técnicos desse ramo, mas também a visão ampla do desenvolvimento econômico, social e sustentável.

O que achou? Saiba mais sobre o curso, seu tempo de duração, investimento e disciplinas. Venha para o Unasp e ganhe destaque no mercado de trabalho.

Até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Leia também:

• Administração: como funciona a área de auditoria?

• Administração: veja o que se estuda no curso de graduação.

• Mentoria Profissional: você sabe qual é o impacto dela na sua carreira?

Administração EAD: como funciona a graduação a distância[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também