Blog do Unasp

Mentoria Profissional: você sabe qual é o impacto dela na sua carreira?

O que é Mentoria Profissional e quais são os benefícios para a sua carreira? Entenda qual é o impacto dessa técnica e como ela pode ajudar no seu desenvolvimento!

É normal estar ainda na faculdade já pensar no mercado de trabalho e no seu futuro profissional. Nós nos questionamos sobre aonde queremos chegar e quais metas atingir. Mas o que nós não sabemos, é de como essa jornada é difícil e com muitas dúvidas. Para ajudar nesse processo existe um recurso chamado Mentoria Profissional. Você sabe o que é isso?

Já faz algum tempo que a mentoria profissional passou a fazer parte do nosso contexto. Essa é uma técnica desenvolvida por profissionais experientes para instruir os recém-formados a ingressarem no mercado de trabalho mais preparados em relação às suas escolhas pessoais e profissionais.

1. Mentoria profissional, o que é?

A Mentoria profissional nada mais é que uma ferramenta, ou técnica, de apoio profissional experiente. Ou seja, você conta com a ajuda e sugestões de um mentor(a), mais experiente e geralmente da mesma área de atuação que você. Ele irá orientar o início da sua carreira profissional para que você tome as decisões certas e comece a se desenvolver de maneira mais eficaz.

O mentoring pode acontecer na sua casa ou em algum ambiente externo que possibilite um encontro dinâmico, descontraído e que proporcionará aprendizagem. O intuito é realmente entender o mercado, discutir com um profissional experiente sobre o ramo e ouvir conselhos valiosos.

2. Quais são os benefícios?

Por ser alguém com mais experiência, o mentor já passou e viveu diversas situações que o fizeram amadurecer e saber o que escolher. Além disso, muitos desses mentores se especializaram na área de mentoria. Portanto não são apenas conselhos aleatórios. Há toda uma técnica desenvolvida em cima dos seus objetivos.

Um dos benefícios é a troca de experiências. Com o auxílio do mentor você entenderá o grau de dificuldade do mercado de trabalho, como a sua área funciona nele e quais são os passos para você ser bem sucedido.

Além disso, um dos benefícios mais importantes é o desenvolvimento do déficit. Isso quer dizer que o mentor irá avaliar você, seus conhecimentos e suas experiências. Depois da avaliação, indicará capacitações se for necessário, cursos ou até mesmo um intercâmbio para você se aperfeiçoar.

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

3. Quero um exemplo

Vamos supor que você se formou recentemente. Seu primeiro emprego já quer promover alguém para um outro setor que precisa de um líder e você é um dos indicados. Seu mentor já observou que você precisa desenvolver mais a sua habilidade em liderança. Portanto esse ainda não é o momento de você assumir a responsabilidade no trabalho. Então ele sugere que você ainda não tome iniciativa de concorrer a esse cargo.

Mas por quê? Porque ele sabe que você ao assumir, por não estar preparado, poderá fraquejar e não desempenhar bem o papel de liderança. Isso resultaria na sua demissão. Ao invés disso, ele sugere que você faça alguns cursos em liderança e sugere algumas atividades para você se desenvolver nessa área.

Logo, tudo o que a mentoria profissional identifica e sugere é para valorizar seus pontos fortes e promover melhorias nos pontos fracos.

4. Direcionamento

Se você se formou em uma graduação específica, mas as áreas de atuação da mesma são bastante abrangentes, você precisa de direcionamento para fazer uma escolha que combine com o seu perfil e ambições. O direcionamento serve para você não ficar nadando de lá para cá sem saber ao certo o que precisa ser feito e como alavancar sua carreira e seu ‘know-how’.

Você não sabe o que significa know-how? Dê uma olhadinha no conteúdo bacana que o Mundo Carreira fez.

Através dos encontros e conselhos o mentor irá saber quais são os seus desejos e planos. Assim, ele poderá te dar um direcionamento no assunto.

Em suma o direcionamento também indica pontos de melhorias e foco, serve até para trabalhar a inteligência emocional, autoestima, proatividade, planejamento, dentre outras áreas.

5. Rede de contatos

Claro que a mentoria não vem sozinha. O seu mentor irá trazer até você o famoso, e essencial, ‘networking’. Isso significa que ele ou ela, irá ampliar a sua rede de contatos com pessoas que podem impulsionar a sua carreira.

Essa rede será formada por estudantes, profissionais experientes, professores, empresários e outros. Ter esses contatos na sua agenda e criar um sistema de relacionamento com eles poderá fazer a diferença em diferentes momentos da sua carreira.

Imagina! Com uma simples ligação você pode ser apresentado ao CEO de uma grande empresa e seu projeto analisado uma equipe especializada. Já pensou nisso? Além da sua rede de contato própria, o mentoring também pode te abrir outras portas.

6. Saia do seu quadrado

Você não precisa ficar para sempre na mesmice. Mudanças de hábitos, postura e comportamento são bem-vindos no mercado de trabalho. Mudar algo é sinal flexibilidade profissional e transmite um perfil de quem gosta de desafios.

O medo pode atrapalhar. A insegurança então, nem se fala. Pode ser por proposta de emprego ou até mesmo uma promoção. O importante é saber alinhar seu corpo, mente e propósito para que faça a escolha certa.

Portanto, a mentoria tem essa vontade: desenvolver você como profissional. Nem que isso te tire da zona de conforto. Mas é preciso haver mudança, aprimorar seus pontos fortes e arriscar.

7. Seja um profissional de sucesso

Acho que é isso que todos gostaríamos de ser, um profissional de sucesso. Pode parecer impossível, mas também pode chegar fácil e rápido. Não existe segredo ou receita, depende muito de você e do seu empenho.

Concluindo, a mentoria profissional é uma ótima ferramenta para quem quer crescer, promover mudanças diárias, ampliar o networking e aprimorar habilidades.

Espero que você tenha gostado do post e compreendido o impacto positivo que a mentoria pode proporcionar.

Até a próxima!

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!