Blog do UNASP

Administração: como funciona a área de auditoria?

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

A auditoria é uma das áreas de atuação de quem se forma em Administração. Planejamento administrativo, controle e qualidade são algumas das funções desse profissional.

Primeiramente é importante saber que a auditoria é uma das áreas de atuação de quem se forma em Administração. Além disso, a auditoria funciona como uma ferramenta de gestão e negócios que é cada vez necessária no mercado de trabalho.

Ou seja, este profissional faz uma observância minuciosa dos processos administrativos, no intuito de detectar os gargalos, falhas e má execução de trabalhos e tarefas de todas as áreas de uma empresa.

Dessa forma, ter uma auditoria de qualidade significa a realização de uma análise profissional eficaz, que aponta os pontos de melhoria e mudanças, criando estratégias e soluções de problemas. Logo, tornando a empresa mais rentável e que atua de acordo com a legislação.

Administração: auditoria aponta maiores perdas

De certo, não há como ignorar que muitas empresas sofrem grandes prejuízos com os processos mal executados e desperdícios.

Ou seja, muitas perdas acontecem por erros operacionais que, normalmente, não são detectados pelos colaboradores, pela administração e até mesmo os próprios gestores.

Logo, essas falhas de processos, que pode ser por falta de atenção aos pequenos detalhes, gera prejuízos enormes às empresas, criando uma bola de neve de problemas, crises e possíveis demissões. 

Por isso, o profissional de auditoria, que tem a visão treinada para essas análises, vai direto aos setores onde, normalmente, acontecem falhas e erros. 

Pensando nisso, listamos alguns dos principais motivos de perdas para as empresas. A administração na maioria das vezes não tem controle de tudo que acontece e essas falhas acabam acontecendo. Veja:

  • Estoques descontrolados
  • Perdas por desvios ou falha operacional
  • Serviços terceirizados não controlados
  • Desperdícios de materiais ou insumos
  • Processos operacionais duplicados
  • Custos extras sem necessidade
  • Falhas departamento de compras,
  • Falhas de contratos de ferramentas e serviços tecnológicos

[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Então, assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Auditoria real

É importante saber que o profissional formado em Administração e que deseja seguir na área de auditoria, precisa ter responsabilidade, conhecimento e credibilidade na prestação do serviço.

Geralmente as empresas contratam outras empresas focadas em auditoria para desempenhar essa função. Ou seja, só um olhar de fora, com profissionais sem vínculos com o negócio, que é possível fazer uma análise das falhas e propor soluções.

Sendo assim, o profissional auditor não pode tomar decisão pela empresa onde fez auditoria. Ele apenas aponta os erros, gastos, problemas e propõe soluções, planejando e criando estratégias. 

Por isso, o profissional de auditoria, independente ou não, atua com discrição dentro da empresa, evitando confrontos desnecessários. É seu papel observar todos os departamentos, sem restrições, analisando, tendo insights e gerando relatórios.

Para quem quer trabalhar com auditoria:

O curso de Administração é vasto em oportunidades e encontra espaço em praticamente toda organização, seja pública, privada ou sem fins lucrativos.

Sendo assim, o Administrador pode atuar em inúmeras áreas como controladoria, recursos humanos, gestão financeira, logística e vendas e até mesmo planejamento estratégico e marketing.

Por isso, o curso de Administração do Unasp oferece uma formação sólida e prática, com laboratórios especializados e uma empresa júnior de consultoria.

Para os gestores:

Então, se você faz a gestão de uma empresa, é gerente operacional ou CEO, saiba que contratar serviços de auditoria administrativa é extremamente importante a obtenção de melhores resultados em seu negócio.

Até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

Então, é só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Então, leia também:

• Administração: veja o que se estuda no curso de graduação.

• Mentoria Profissional: você sabe qual é o impacto dela na sua carreira?

Administração EAD: como funciona a graduação a distância

[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também