Blog do Unasp

4 dicas preciosas para quem quer ser um professor da educação infantil.

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Já pensou em ser um professor que atua na área da educação infantil? Veja algumas dicas que reunimos juntamente com a coordenadora de ensino infantil do UNASP Campus Hortolândia, Selma Carvalho Fonseca.

A educação infantil é, como se poderia imaginar, fundamental e determinante para os próximos anos de ensino e a base para todo o processo educacional.

Já pensou em ser professor que atua na área da educação infantil? Veja algumas dicas que reunimos, juntamente com a coordenadora de ensino infantil do UNASP Campus Hortolândia, Selma Carvalho Fonseca, com informações sobre a carreira e detalhes importantes.

O sistema educacional.

Conhecer a estrutura do sistema de Educação é o primeiro passo. Atualmente, o sistema brasileiro é organizado com base em dois níveis. São eles: Educação Básica e Educação Superior. A Educação Básica compreende as modalidades de Educação Infantil e Ensino Fundamental. A Educação Superior inclui a Graduação e a Pós-Graduação.

O Ensino Fundamental é dividido em anos, do primeiro ao nono, que se aplicam à alunos entre aproximadamente seis anos até os 15. O Ensino Médio se segue e tem duração de três anos, abrangendo dos 15 aos 18 anos do estudante.

Por fim, a Graduação recebe os alunos a partir de 17 anos para lhes conferir a formação universitária, com a Pós-Graduação funcionando como continuidade e complemento.

A Educação Infantil.

Para Selma o papel do educador infantil vai muito além do ensino propriamente dito: “O papel do professor infantil é de oportunizar a leitura de mundo para a criança. Antes de aprender a ler e escrever, a criança precisa ler o mundo e todas as suas inter-relações. Ela precisa ampliar sua plasticidade cerebral e precisa de consciência corporal integrada com as artes”, afirma.

A primeira etapa da Educação Básica, a Educação Infantil é definida na Lei de Diretrizes e Bases (ou LDB, a legislação norteadora da Educação no país) como responsável pelo desenvolvimento da criança até os seis anos de idade. Aplicada em creches, com crianças de até três anos, e pré-escolas, para os que estão entre os quatro e cinco anos, a Educação Infantil é principalmente baseada em acompanhamento e observação do aluno.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email list_id=”47b58773cd” woopra_actions=”newsletter:gostando_conteudos_blog” return_type=”Mensagem de sucesso abaixo” title=”Está gostando do post?” subtitle=”Assine a nossa newsletter e receba as novidade do Blog do Unasp direto no seu email!” newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!” newsletter_id=”blog_conteudo_1″][vc_text_paragraph]

A formação necessária.

Para lecionar na Educação Infantil, o profissional precisa de formação específica. As licenciaturas habilitam para a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio.

Para a coordenadora, o pedagogo deve se aprofundar ainda mais. Nunca parar de estudar e buscar especializações.

“É importante que este profissional se aprofunde nas áreas de Psicomotricidade (para compreender os nexos entre corpo, mente e espírito), musicalização infantil (para perceber como o potencial musicar pode ajudá-lo a compor a metodologia em sala, Psicopedagogia (para compreender as fases de desenvolvimento infantil), Ludicidade (para compreender o papel do brincar)” ,explica.

A licenciatura em Pedagogia é um curso focado na atuação na Educação Infantil e no Ensino Fundamental e é o mais indicado para quem deseja uma carreira no ensino infantil.

A carreira em Pedagogia.

As possibilidades de atuação do profissional da Pedagogia são diversas e vão além da docência. Pode-se dizer que o objetivo geral da área envolve a melhoria da qualidade do sistema educacional (em todas as suas etapas e contextos).

As oportunidades para o graduado no curso incluem a gestão escolar, a educação especial e a pedagogia empresarial, além do ensino e pesquisa no ensino superior – neste caso, necessitando também de um Mestrado e Doutorado.

Segundo a coordenadora, um excelente educador precisa “Buscar crescer culturalmente, ter visão de mundo e consciência de si mesmo. Ele precisa entender sobre Educação no sentido de formação, precisa ter oportunidades culturais amplas (visita a museus, locais de Arte, música, entre outros), buscar desenvolver a própria lógica, consciência corporal, conhecer diferentes propostas em Educação Infantil no Brasil e fora do país e adotar uma cosmovisão “, conclui.

Conheça os cursos de graduação de Pedagogia aqui do Unasp.

• Campus Engenheiro Coelho

• Campus Hortolândia

• Campus São Paulo

• EAD[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email list_id=”47b58773cd” woopra_actions=”newsletter:gostando_conteudos_blog” return_type=”Mensagem de sucesso abaixo” title=”Não vá embora sem assinar a newsletter!” subtitle=”Assine a nossa newsletter e receba conteúdos direto no seu email.” newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!” newsletter_id=”blog_conteudo_2″][vc_text_paragraph]

Leia também:

• Professores que inspiram: 4 filmes sobre lecionar, aprender e ensinar.

• Daughters of Destiny: Um comovente documentário sobre o poder da educação.

• 9 lições que aprendemos com os filmes de animação.

• O próximo passo: Saiba como escolher um curso de pós-graduação ideal para sua carreira.[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

[vc_newsletter_with_email newsletter_id="blog" newsletter_msg_success="Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!"]