Blog do Unasp

4 dicas preciosas para quem quer ser um professor da educação infantil.

Já pensou em ser um professor que atua na área da educação infantil? Veja algumas dicas que reunimos juntamente com a coordenadora de ensino infantil do UNASP Campus Hortolândia, Selma Carvalho Fonseca.

A educação infantil é, como se poderia imaginar, fundamental e determinante para os próximos anos de ensino e a base para todo o processo educacional.

Já pensou em ser professor que atua na área da educação infantil? Veja algumas dicas que reunimos, juntamente com a coordenadora de ensino infantil do UNASP Campus Hortolândia, Selma Carvalho Fonseca, com informações sobre a carreira e detalhes importantes.

O sistema educacional.

Conhecer a estrutura do sistema de Educação é o primeiro passo. Atualmente, o sistema brasileiro é organizado com base em dois níveis. São eles: Educação Básica e Educação Superior. A Educação Básica compreende as modalidades de Educação Infantil e Ensino Fundamental. A Educação Superior inclui a Graduação e a Pós-Graduação.

O Ensino Fundamental é dividido em anos, do primeiro ao nono, que se aplicam à alunos entre aproximadamente seis anos até os 15. O Ensino Médio se segue e tem duração de três anos, abrangendo dos 15 aos 18 anos do estudante.

Por fim, a Graduação recebe os alunos a partir de 17 anos para lhes conferir a formação universitária, com a Pós-Graduação funcionando como continuidade e complemento.

A Educação Infantil.

Para Selma o papel do educador infantil vai muito além do ensino propriamente dito: “O papel do professor infantil é de oportunizar a leitura de mundo para a criança. Antes de aprender a ler e escrever, a criança precisa ler o mundo e todas as suas inter-relações. Ela precisa ampliar sua plasticidade cerebral e precisa de consciência corporal integrada com as artes”, afirma.

A primeira etapa da Educação Básica, a Educação Infantil é definida na Lei de Diretrizes e Bases (ou LDB, a legislação norteadora da Educação no país) como responsável pelo desenvolvimento da criança até os seis anos de idade. Aplicada em creches, com crianças de até três anos, e pré-escolas, para os que estão entre os quatro e cinco anos, a Educação Infantil é principalmente baseada em acompanhamento e observação do aluno.

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

A formação necessária.

Para lecionar na Educação Infantil, o profissional precisa de formação específica. As licenciaturas habilitam para a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio.

Para a coordenadora, o pedagogo deve se aprofundar ainda mais. Nunca parar de estudar e buscar especializações.

“É importante que este profissional se aprofunde nas áreas de Psicomotricidade (para compreender os nexos entre corpo, mente e espírito), musicalização infantil (para perceber como o potencial musicar pode ajudá-lo a compor a metodologia em sala, Psicopedagogia (para compreender as fases de desenvolvimento infantil), Ludicidade (para compreender o papel do brincar)” ,explica.

A licenciatura em Pedagogia é um curso focado na atuação na Educação Infantil e no Ensino Fundamental e é o mais indicado para quem deseja uma carreira no ensino infantil.

A carreira em Pedagogia.

As possibilidades de atuação do profissional da Pedagogia são diversas e vão além da docência. Pode-se dizer que o objetivo geral da área envolve a melhoria da qualidade do sistema educacional (em todas as suas etapas e contextos).

As oportunidades para o graduado no curso incluem a gestão escolar, a educação especial e a pedagogia empresarial, além do ensino e pesquisa no ensino superior – neste caso, necessitando também de um Mestrado e Doutorado.

Segundo a coordenadora, um excelente educador precisa “Buscar crescer culturalmente, ter visão de mundo e consciência de si mesmo. Ele precisa entender sobre Educação no sentido de formação, precisa ter oportunidades culturais amplas (visita a museus, locais de Arte, música, entre outros), buscar desenvolver a própria lógica, consciência corporal, conhecer diferentes propostas em Educação Infantil no Brasil e fora do país e adotar uma cosmovisão “, conclui.

Conheça os cursos de graduação de Pedagogia aqui do Unasp.

• Campus Engenheiro Coelho

• Campus Hortolândia

• Campus São Paulo

• EAD

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!