Blog do Unasp

Professores que inspiram: 4 filmes sobre lecionar, aprender e ensinar.

Todo mundo tem aquele professor (a) que se tornou uma inspiração, não é mesmo? Aquele que cativou e que de alguma forma ensinou a sermos pessoas melhores. Seja na época do jardim, fundamental, médio e até na faculdade. Pois é, eles são para nós, inspiração até hoje.

São esses professores, de fato, que fizeram a diferença em nossa vida, fazendo com que a sala de aula se tornasse um lugar ainda mais atrativo, nos incentivando a provar o conhecimento através de experiências únicas e contribuindo para uma aprendizagem ainda mais significativa. Não é segredo que para ser Professor precisa gostar muito e estar preparado para enfrentar as mais diversas situações e acontecimentos da sala de aula e da escola. É por isso, que inclusive no cinema, é possível encontrar tramas onde o papel do professor é de extrema importância. Hoje, separamos alguns filmes de professores que inspiram. São  4 histórias onde o professor precisou ir além da sala de aula. Então vamos às dicas:

 

1 – Preciosa – Uma história de esperança

Lançado em 2009, o filme conta a história de Claireece Preciosa Jones, interpretada por Gabourey Sidibe. Ainda jovem, com 16 anos, Preciosa vive em um ambiente que ainda é a realidade de muita gente ao redor do mundo, sendo alvo de discriminação na escola e na rua por ser negra, obesa e por engravidar na adolescência. A trama em si toca em feridas profundas e temas polêmicos como abuso sexual dentro de casa, preconceito, violência e falta de oportunidade para os mais pobres. O papel do professor está presente no filme quando Preciosa encontra a Mrs. Rains, interpretada por Paula Patton em uma instituição educacional que Preciosa é enviada após ser expulsa da escola. Lá a professora incentiva os alunos a pensarem, escreverem e expressarem seus sentimentos como forma de aprendizado e libertação. Então, se você gosta de um drama que ensina e comove, esse filme além de te fazer refletir muito, através das críticas sociais, também mostra a importância dos professores quando o assunto é ir além dos conteúdos e entender o contexto em que o aluno vive, suas experiências e vivências de mundo. Duração aproximada: 1h 49min.

Trailer - Preciosa - legendado

Está gostando desse post?

Assine a nossa newsletter e receba novidades, dicas e muito mais!

 

2 – Mentes Perigosas

Lançado em 1995, o filme conta a história da professora Louanne Johnson , interpretada por Michelle Pfeiffer, ao sair da marinha e decidir lecionar,  se depara com uma turma onde os métodos convencionais não chamam mais atenção dos alunos e é por isso que ela precisa se reinventar e inovar. Então, para motivar seus alunos, a professora mergulha na cultura do local e traz para a sala de aula, temas e assuntos que estão relacionados ao universo dos estudantes, como músicas e até mesmo o Karatê. Isso faz com que os alunos se sintam motivados e indiretamente a motivação reflete na mudança de comportamento dos alunos e de outros professores. Utilizando essas estratégias, a professora conseguiu aproximar os estudantes e transformar o ambiente da sala de aula, em um local de muito respeito de diferenças e aprendizagens. Se você gosta de filmes com ‘reviravoltas’ impressionantes, essa é uma boa opção. A professora mostrou que é possível repensar as práticas pedagógicas, se aproximar dos alunos através da confiança e amizade, lecionando de acordo com a realidade da classe. O filme é baseado em uma história verídica de uma educadora norte-americana. Duração aproximada: 99 min.

Trailer - Mentes Perigosas - Legendado

3 – Escola de Rock

Lançado em 2003, é considerado um filme juvenil e conta a história de Jack Black, interpretado por Dewey Finn. Ele é músico, mas sem banda decide aceitar temporariamente lecionar para uma turma da quara série de uma escola particular. Como a música é muito importante em sua vida, ele acaba despertando nos alunos também o gosto pela arte e nesse processo de aprendizagem e descobertas, elas vão adquirindo segurança em relação a seus interesses, identidades e desejos. O filme garante boas risadas e uma dose em dobro de muita música e empolgação. Para quem gosta de trabalhar com música ou possui talentos musicais dentro da sala de aula, vale a pena assistir o filme e dedicar mais um tempinho nas aulas para que essa pratique ganhe espaço. Música também desenvolve o lado cognitivo, leva a reflexões e é uma das formas de expressão mais utilizadas pela sociedade. Por mais professores musicais. Duração aproximada: 108min.

Trailer - Escola de Rock

4 – Matilda

E para finalizar, nada melhor, que o clássico Matilda. Lançado em 1996, o filme conta a história da garotinha cheia de habilidades, interpretada por Mara Wilson. Na trama, ela era incompreendida pelos pais, além de enfrentar problemas na escola. Porém, na sala de aula, ela encontrou na professora Jennifer Honey, interpretada por Embeth Davidtz, uma inspiração. A professora logo notou o potencial de Matilda, conhecendo melhor como era sua vida, rotina, família, desejos e anseios. Nesse filme, a professora nos dá uma aula de afeto e preocupação, que nos faz repensar a importância do professor em não apenas ensinar o conteúdo, mas ser participante ativo da vida dos e das decisões dos alunos. Duração aproximada: 1h 38min

Trailer - Matilda

 

Professores

E aí, curtiram essas dicas? Se você é professor, mais do que ninguém sabe o quanto a atualização constante é necessária. Além disso, ter boas referências nos faz inovar e ter boas ideias para colocar em prática na sala de aula.

Espero que as dicas de filmes com temas de Professores que inspiram tragam realmente muita inspiração para quem é professor e bons aprendizados para quem gosta de bons filmes.

Ps: alguns você encontra na Netflix

Até a próxima!

Leia também:

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail!
Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.