Blog do UNASP

Daughters of Destiny: Um comovente documentário sobre o poder da educação.

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Daughters of Destiny é um documentário da Netflix que mostra o poder da educação na vida de meninas indianas que pertecem ao grupo mais baixo das castas, os Dalits. Essas meninas rejeitadas pelo o seu povo terão uma segunda chance ao frequentar uma escola pioneira que busca mudar a vida de crianças através da educação.

A Índia é um dos países mais populosos do mundo e também é palco de uma das maiores lutas sociais da atualidade, o fim pelo sistema de castas. Já ouviu falar nesse sistema? As castas são divisões sociais com raízes na religião Hindu, apesar de outras religiões também observarem esse tipo de divisão. As castas separam o povo em grupos o que provoca uma barreira e discriminação social entre as pessoas. E apesar de ser rejeitada pela Constituição Indiana o sistema de castas, infelizmente, ainda persiste no país, principalmente na zona rural.

Os grupos são:

  • os brâmanes (sacerdotes e letrados) nasceram da cabeça de Brahma;
  • os xátrias (guerreiros) nasceram dos braços de Brahma;
  • os vaixás (comerciantes) nasceram das pernas de Brahma;
  • os sudras (servos: camponeses, artesãos e operários) nasceram dos pés de Brahma.

[/vc_text_paragraph][vc_video link=”https://youtu.be/b49QEQsNUj0″ align=”center”][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email list_id=”47b58773cd” woopra_actions=”newsletter:gostando_conteudos_blog” return_type=”Mensagem de sucesso abaixo” title=”Está gostando deste post?” subtitle=”Assine a nossa newsletter e receba as novidade do Blog do Unasp direto no seu email!” newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]À margem dessa estrutura social existem os dalits ou também chamados de os intocáveis. Esse grupo é formado por pessoas pobres, que trabalham em sub empregos e que não possuem boas oportunidades de trabalho e estudos. Elas são consideradas impuras. Agora pare para pensar. O que pode ser pior do que nascer como um dalit na Índia? Nascer dalit e ainda por cima mulher!

Daughters of Destiny é um documentário de quatro partes produzido pela Netflix que mostra a história de cinco meninas que estudam em uma escola pioneira para crianças Dalits na Índia.

Shanti Bhavan Children’s Project, fundado em Bangalore, em 1997, pelo empresário Abraham George, é um internado feito especialmente para oferecer educação gratuita (além de comida e habitação) para crianças dalits da pré-escola até a 12ª série. A missão da escola/projeto é conceder uma educação de qualidade para que através dos estudo essas crianças saiam da pobreza. A escola prepara seus alunos para assumir bons empregos e por consequência ajudar financeiramente suas famílias. E por consequência também mudar a realidade social do país.

A diretora, a premiada Vanessa Roth, acompanhou ao longo de sete anos a vida de cinco meninas que estudam no Shanti Bhavan. O resultado é um documentário sensível que mostra ao espectador os sonhos, dramas, desejos e conflitos de cada uma dessas meninas. E é esse ponto de vista, íntimo e real, que torna Daughters of Destiny um documentário tão comovente. É impossível não se emocionar com as histórias de superação.

Um trunfo da produção foi a escolha das meninas, todas elas possuem um carisma particular e maneira aberta de falar. Me senti próxima delas, como se elas fossem minhas amigas. Suas histórias me fizeram lembrar o quanto o mundo é injusto e como há pessoas que precisam lutar todos os dias por uma vida mais digna.

Daughters of Destiny levanta a bandeira do poder transformador da educação. Mostra que é possível uma pessoa mudar de vida, e o começo da mudança acontece numa sala de aula, com uma criança sentada em uma carteira abrindo um livro.

Recomendo demais esse documentário! Assista e depois conte aqui nos comentários o que você achou. E não esqueça de indicar para os amigos também ;)[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Leia também:

• Documentários inspiradores para assistir na Netflix.

• 9 lições que aprendemos com os filmes de animação. 

• 10 filmes para os mochileiros de plantão![/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também