Blog do UNASP

Quarentena e faculdade: como aproveitar ao máximo as aulas on-line

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Por conta da quarentena as aulas presenciais passaram para o on-line. Tá meio perdido? Fica não, nós temos algumas dicas para facilitar a sua adaptação e manter o ritmo de estudos.

Eita mudança drástica essa que estamos vivendo! Em poucas semanas nos vimos obrigados a ficar em casa, mudar a rotina, o trabalho e agora, ter aulas on-line. Eu sei, eu sei, tá tenso lidar com tudo o que está acontecendo. E talvez muitos por aí estejam se perguntando: como fazer para adaptar-me ao novo formato?

Neste post vamos conversar sobre uma uma adaptação específica, aulas online. 

Bem, eu já estive dos dois lados: fui aluna do Unasp, no formato presencial, e posteriormente fiz outra faculdade e uma pós-graduação em cursos a distância. Então, posso dizer que conheço o melhor e pior dos dois mundos, hehe. Por isso que estou aqui, para te ajudar a traçar algumas estratégias para aproveitar ao máximo as aulas online.

Então, cola aqui e vamos botar ordem nessa bagunça.

A importância de entender a diferença entre o EAD e as aulas online

Primeiramente, caro leitor ou leitora, é preciso entender que as suas aulas (que eram presenciais) não passaram a ser EAD. As aulas online foram uma opção propostas pelo MEC para substituir as disciplinas presenciais. Por isso que as nossas aulas passaram a usar a tecnologia para a continuidade do processo de aprendizagem. 

O que está sendo adotado no momento pelo Unasp, e outras instituições de ensino, em caráter emergencial, são aulas remotas, ministradas, em sua maioria, no mesmo horário convencional da aula presencial, pelos próprios professores da disciplina que estão usando recursos tecnológicos.

Dessa forma, o Unasp está arcando não somente com a manutenção do quadro acadêmico, como também com o investimentos para a ampliação tecnológica. Com isso a instituição está buscando dar continuidade ao conteúdo, para que não haja perda de aprendizagem para o estudante.

Portanto, todo o esforço realizado pelo Unasp é para seguir as recomendações dos órgãos oficiais e zelar pela saúde e segurança dos  alunos, professores, colaboradores e toda a comunidade acadêmica. Além disso, o objetivo é também tocar o semestre em frente.

[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Como aproveitar ao máximo as aulas online

Agora que já entendemos que as aulas online não são EAD, mas sim uma solução para o momento, vamos conversar um pouco sobre adaptar-se e aproveitar ao máximo as aulas.

1. Conheça as ferramentas disponíveis

Assim como você conhece a sua faculdade, – o prédio e salas de aula, onde fica a biblioteca e laboratórios, etc -, também é preciso compreender como funciona a suas aula on-line. Quais são os programas usados para assistir as aulas, como é o ambiente virtual, por exemplo, como também saber o contato do suporte caso seja necessário pedir uma ajuda.

aulas-online

Por isso que o Unasp criou uma página especialmente para te orientar sobre o ambiente virtual. Além disso, há dois vídeos bem legais que irão te instruir sobre as aulas e capacitação para as mesmas.

Bóra conferir? Clique aqui e entenda como funciona o suporte que montamos para você!

2. Compareça às aulas on-line

Agora que você já deu o primeiro passo, compreendeu como as aulas on-line funcionam, vamos passar para o próximo passo: comparecer às aulas on-line.

Eu já estudei no EAD e posso dizer com todas as letras: você não imagina a sorte que tem em assistir aulas online e ao vivo! Uma vez que as aulas do EAD são normalmente gravadas. Eu assistia e pronto, tocava a vida. Havia poucas interações ao vivo com os professores, consequentemente, se eu tinha uma dúvida ou gostaria de compartilhar algo, fica inviável.

No entanto, as aulas on-line estão ocorrendo ao vivo. Isso quer dizer que você pode interagir com professores e colegas. Puts, que oportunidade legal!

aulas-online

Portanto, não falte. Ligue o computador e esteja presente, interagindo sempre que possível.

3. Crie uma rotina de estudos

Você sabia que montar uma rotina de estudos é muito importante? Afinal, além de organizar melhor o seu dia, a rotina cria uma sensação de segurança e continuidade de planos e metas. Em época de quarentena ela pode ser, inclusive, aliada da sua saúde mental.

aulas on-line

Portanto, se você quiser aproveitar ao máximo as suas aulas on-line é preciso montar uma rotina.Não sabe por onde começar? Eu dei algumas dicas para montar uma rotina nesse post, é só clicar. 

4. Tire as suas dúvidas

É muito importante que você entre em contato com o SAC e tire as suas dúvidas. Afinal, você está aí sozinho em casa e não é obrigado a saber de tudo, mas também não pode marcar bobeira e deixar que a dúvida se esclareça sozinha.

aulas on-line

Aqui no Unasp o pessoal do suporte está em contato diário com os nossos alunos, mesmo que à distância. Bateu uma dúvida ou alguma necessidade específica? Fale conosco!

    • Chat: clique no canto inferior direito da tela e envie sua mensagem.
    • Whatsapp aula online: +55 (11) 9 7481-1179
    • Email: contato@unasp.br

5. Mantenha-se motivado e cuide da sua saúde emocional

Um dos principais problemas que podem ocorrer quando estudamos na modalidade on-line é a falta de motivação. Por não estarmos presencialmente na sala de aula é normal perder o foco e cair na procrastinação. Além disso, por causa da quarentena a nossa saúde emocional pode ficar bem abalada.

aulas on-line

Portanto, cuide-se!

Ah, lembrei que escrevi recentemente um post que fala exatamente sobre como amenizar os sintomas da quarentena através de atitudes práticas; que você pode fazer aí, na sua casa. São dicas preciosas para manter a sua saúde mental e cuidar de si mesmo. Clique aqui para ver.

Conclusão

Aulas on-line não são uma tarefa tão complicada. Pode ficar tranquilo(a), é só uma questão de pegar o jeito.

aulas on-line

Seguindo as dicas acima você irá aproveitar ao máximo a faculdade e não irá se prejudicar nos estudos. Então, vamos lá, arregace as mangas e bons estudos![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também