Blog do UNASP

8 dicas para manter uma rotina de estudos em época de quarentena

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Agora que estamos no isolamento social e as aulas são on-line, é preciso organizar e manter uma rotina de estudos. Não sabe por onde começar? Veja algumas dicas para otimizar o seu tempo e aproveitar as aulas ao máximo.

Com a propagação do Coronavírus estamos sendo obrigados a repensar sobre várias esferas da nossa vida, tanto a pessoal como também a profissional, estudos, social, política e por aí vai. No entanto não basta apenas ficar no campo das ideias, algumas medidas pedem urgência. Por isso que o governo decretou o isolamento social: com a intenção de diminuir a propagação do vírus. Em vista disso, o MEC autorizou, em caráter excepcional, a substituição das disciplinas presenciais por aulas que utilizem meios e tecnologias de informação, ou seja, aulas on-line.

No entanto, para muitos alunos esse processo de adaptação, do presencial para o online, pode ser meio conturbado e cheio de dúvidas. Uma das principais dúvidas é: e agora, como criar uma rotina de estudos em casa?

Você também está com essa dúvida? Então, veja algumas dicas abaixo e aprenda a pegar o ritmo e restabelecer o seu foco nos estudos. Bóra?

1. Estabeleça metas possíveis

Para manter uma rotina organizada de estudos é preciso estabelecer metas e prioridades. Dessa forma você conseguirá visualizar com mais facilidade quais são os seus objetivos a curto, médio e longo prazo. Ao estabelecer metas você evitará distrações e conseguirá entregar os trabalhos e atividades no prazo.

Só não vale inventar metas impossíveis de realizar. Seja racional e estabeleça objetivos que estejam de acordo com os prazos do calendário das suas matérias. Anote todas as datas divulgadas e monte uma agenda de estudos com base nelas.

2. Crie um cronograma de estudos

Quando você estuda no formato on-line é normal acabar relaxando em alguns momentos, assim como nos cursos presenciais. No entanto, quando as aulas são on-line e em casa, fica ainda mais fácil cair na procrastinação. Portanto, para não acumular tarefas é preciso criar um cronograma de estudos.

Um cronograma de estudos irá ajudar você a manter todas as tarefas em dia. E ainda por cima te dará mais tempo para focar em outras tarefas pessoais. Aqui no blog temos um post que ensina os alunos EAD a como  criar um cronograma de estudos. No entanto, ele pode ser útil também para você, que não é aluno EAD, mas que está tendo aulas online. Clique aqui e confira.

3. Tenha uma agenda

Aproveitando o gancho do item acima é bom lembrar que para manter um cronograma de estudos é preciso ter uma agenda. Pode ser tanto a física como também as digitais. Veja aqui algumas sugestões de agendas on-line para você começar a organizar as suas aulas.

[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

4. Compareça às aulas ao vivo

Diferente das aulas EAD, as aulas on-line para os alunos presenciais serão feitas ao vivo. No cursos EAD as aulas são gravadas anteriormente e são usadas posteriormente durante um bom tempo, em diversas turmas. No entanto, para os alunos que estão no isolamento, as aulas ocorrerão ao vivo e não serão comercializadas posteriormente.

Portanto, participe e esteja presente nas suas aulas. Confira os horários e entre no AVA (ambiente virtual de aprendizagem), para não perder nada.

5. Participe

Agora que as aulas não são mais presenciais a sua participação é muito importante durante as aulas on-line. Você irá reter e aproveitar muito mais os conteúdos se participar de forma ativa. Por isso, não tenha receio de perguntar, de escrever no fórum e participar, mesmo que a distância. Combinado?

6. Armazene os conteúdos da aula na nuvem

É muito desagradável perder um arquivo importante. E quando você faz um curso a distância, infelizmente, é bem comum perder um trabalho ou alguma apostila. São vários os fatores: pode ser por conta de um vírus, armazenamento incorreto ou porque você pode acabar deletando um arquivo sem querer.

Para evitar esse tipo de situação armazene os seus arquivos na nuvem. Faça duas cópias, uma no seu computador e outra no Dropbox ou Google Drive, por exemplo. Assim, se caso você tiver algum problema com os seus arquivos no computador sempre haverá uma reserva a um clique.

7. Defina prioridades

Abra o seu cronograma de estudos todos os dias e veja quais são as tarefas mais urgentes. Quais são os prazos para a entrega dos trabalhos, quais são os textos que precisam ser lidos primeiro, quais são as aulas do dia; enfim, veja o que é preciso ser feito primeiro para evitar que você se prejudique.

Definir prioridades e saber trabalhar com prazos apertados são habilidades que você precisa desenvolver ainda mais.  

8. Tenha um ambiente para estudar

O ambiente em que você estuda possui uma relação direta com o seu desenvolvimento e rendimento. Portanto, agora que você está em casa é preciso tomar cuidado para que o ambiente não te prejudique.

Dessa forma, opte por espaços bem iluminados, silenciosos e que você possa sentar-se de maneira confortável. Não estude na cama, assistindo televisão ou perto de outras pessoas, se puder evitar.

Conclusão

Estamos passando por um período de adaptação e muitas incertezas em relação ao futuro, por conta do quadro atual da humanidade. No entanto, sabemos que apesar das mudanças nós podemos buscar os melhores resultados com as ferramentas disponíveis. Estamos todos juntos nessa pessoal!

Clique aqui para acessar o site das nossas aulas on-line. 

[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também