Blog do Unasp

Carreira: conheça um pouco mais sobre a profissão de dublador

Pouco se fala, mas a carreira como dublador pode ser muito promissora! Quer conhecer um pouco mais sobre as diversas possibilidades na área? Veja só!

A dublagem é um formato que permite a substituição da voz original de produções audiovisuais pela voz e interpretação de um dublador/ator em outro idioma que não o original gravado. Ah, mas ela não se restringe apenas à mudança de um idioma. Algumas dublagens são feitas no idioma original, só que o intuito é outro. Como melhorar a entonação do som original ou quando há falhas na captação de som direito.

O termo “dublagem” vem do francês doublage que significa substituição de voz.

Quer conhecer um pouco mais sobre a história da dublagem e ver como funciona a rotina de um estúdio de dublagem? Os alunos do curso de Rádio e TV aqui do Unasp ganharam um prêmios no SET Universitário da PUC-RS. A premiação é uma das mais importantes do Brasil para universitários da área de Comunicação. A categoria foi de melhor “reportagem em vídeo”, com o tema dublagem. A produção foi desenvolvida para o programa POP Life.

Olha só que legal que ficou!

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Precisa estudar para ser dublador?

Sim! Não basta apenas ter uma boa e versátil voz, para ser um dublador também é necessário atuar. Afinal, o dublador é um profissional que passa emoções através da sua voz, para isso é preciso saber como usar técnicas de atuação. Por isso, um dos requisitos básicos para ingressar nessa profissão é cursar artes cênicas. Além disso existem cursos focados na na formação de dubladores.

Principais características de um dublador

• Voz adaptável;

• vocação artística;

• leitura dinâmica;

• facilidade em improvisar;

• memória para decorar textos.

Áreas de atuação

O dublador irá trabalhar em estúdios de dublagem. À partir daí as opções são variadas, podendo atuar em filmes, desenhos animados, séries e documentários. Em uma entrevista ao portal R7 o dublador Guilherme Briggs, um dos grandes nomes da área, falou um pouco sobre o processo de trabalho nos estúdios.

“Normalmente submetemos ao cliente três testes de voz para os protagonistas e papéis maiores. O diretor de dublagem é o responsável por estudar o personagem, analisar o tipo de voz, de interpretação e decidir quem escalar para os três testes. O estúdio internacional então faz a escolha final de quem dublará cada personagem. Em outros casos, o diretor de dublagem no Brasil pode escolher ele mesmo quem escalar. Geralmente em filmes de cinema e seriados, vários testes de voz são requisitados. Tem casos também que o cliente já envia suas preferências de vozes.”  Fonte: Portal R7

Remuneração

Salário inicial: o piso da profissão é de cerca de 55 reais por hora de trabalho

Salário possível após dez anos: se tiver uma carga horária cheia e acumular a função de diretor de dublagem, o profissional pode ganhar de 12 mil a 14 mil reais por mês.

E aí, gostou da ideia de ser um dublador ou dubladora? Conta pra gente aí nos comentários o que você acha da profissão! Ah, e para te deixar ainda mais interessado separamos essa entrevista que o Guilherme Briggs fez para o programa The Noite. O cara é fera e um dos grandes nomes da dublagem brasileira. Vale o play 😉

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!