Blog do Unasp

8 lições sobre carreira que podemos aprender com desenhos animados.

Aprender com desenhos animados? Sim, é possível! Veja 8 lições sobre carreira que você pode aprender ao assistir esse tipo de filme.

Você gosta de desenhos animados? Particularmente eu sou uma grande fã! Acho tão divertido, criativo e aprendo tantas lições com esse tipo de filme. Por mais que sejam filmes criados para crianças eu sempre vou gostar deles.  Inclusive, há preciosas lições e inspiração para a sua atual ou futura carreira. Quer ver só? Selecionei algumas das minhas favoritas para compartilhar com vocês. Espero que gostem!

1. Ter perseverança em Procurando Nemo.

Em seu primeiro dia de aula, esquecendo os conselhos do pai super protetor, Nemo é capturado por um mergulhador e acaba no aquário de um dentista. Enquanto Nemo tenta bolar um plano para escapar, seu pai cruza o oceano para conseguir resgatá-lo.

O que podemos aprender? Apesar de todas as inseguranças, medo e dificuldades que Marlin encontra pelo caminho ele não desiste do objetivo de encontrar o seu filho. A perseverança é o caminho para alcançar o sucesso na carreira. Quem persegue seus objetivos, superando os desafios ou desalentos que apareçam pelo caminho, conseguirá conquistar o que busca.

2. Desenvolver a criatividade em A Família do Futuro.

Lewis é um gênio que perde as esperanças de encontrar sua invenção mais recente, que foi roubada por Bowler Hat Guy. Porém para sua surpresa, o jovem Wilbur Robinson chega do futuro para levá-lo a um passeio em sua máquina do tempo. Os garotos passam um dia no futuro com a família excêntrica de Wilbur e acabam descobrindo grandes segredos.

O que podemos aprender? Nós não temos uma máquina que nos leve até o futuro para podermos ver o que há por lá. Temos apenas o agora, a nossa inteligência e força de vontade. Para que o futuro seja da maneira que você sonha é necessário arregaçar as mangas e usar todo o seu potencial para cria-lo. 

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

3. Dar valor aos sentimentos em Divertida Mente.

Com a mudança para uma nova cidade, as emoções de Riley, que tem apenas 11 anos de idade, ficam extremamente agitadas. Uma confusão na sala de controle do seu cérebro deixa a Alegria e a Tristeza de fora, afetando a vida de Riley radicalmente.

O que podemos aprender? No filme Divertida Mente vemos o amadurecimento de Riley através dos seus sentimentos. E assim como ela, nós também estamos sempre mudando e descobrindo a nós mesmos. Para ter uma carreira de sucesso e uma vida feliz é necessário dar valor ao que vai dentro da gente. Nem sempre é fácil lidar com a saúde emocional, mas é extremamente necessário.

4. Usar a imaginação em Peter Pan.

Peter Pan, o garoto que se recusa a crescer, espreita a casa da família Darling na cidade de Londres, pois Wendy, a mais velha dos filhos do casal, crê que ele exista e já convenceu seus irmãos, João e Miguel. Aproveitando a ausência dos pais de Wendy, Peter Pan vai até sua casa e leva as três crianças para um passeio na Terra do Nunca, uma ilha encantada que é o lar de Peter, Sininho, os Garotos Perdidos e um maquiavélico pirata, conhecido como Capitão Gancho, que jurou se vingar de Peter.

O que podemos aprender? Peter é um garoto que usa a sua imaginação para criar um mundo todo seu. Assim como Wendy, que usa a imaginação para contar histórias sobre a Terra do Nunca. Nesse filme aprendemos que podemos criar tudo aquilo que imaginamos. “Se você pode pensar, podes fazê-lo”. A imaginação é uma característica fundamental para uma pessoa inovadora. Alguém que tem uma boa ideia pode torna-la em um empreendimento de sucesso, avançar em projetos científicos ou ampliar as possibilidades da empresa. Imaginação é importante para muitas coisas, não ache que é coisa de criança.

5. Ser um empreendedor em Monstros S.A.

A maior fábrica de monstros do mundo conta com James Sullivan, um dos monstros mais assustadores que tem o pelo azul e chifres, e também com seu assistente e melhor amigo Mike, que é um monstro verde de um só olho. Ambos têm o trabalho de assustar crianças até que conhecem uma garotinha chamada Boo.

O que podemos aprender? Sully e Mike, assim como todos os monstros, estavam acostumados a um tipo de rotina na empresa Monstros S.A. Para todos a única maneira de conseguir energia para a cidade era através dos sustos que as crianças levavam. No entanto esses dois monstros acabam descobrindo que há algo que cria muito mais energia que um grito de susto, a risada de uma criança.

Durante a carreira é importante sempre nos questionarmos o por quê de as coisas serem como são. Pode ser que há soluções mais eficientes, baratas e inovadoras de fazer algo. Não subestime o seu poder de empreender. Veja sempre além.

6. Acreditar nos seus talentos em Ratatouille.

Remy reside em Paris e possui um sofisticado paladar. Seu sonho é se tornar um chef de cozinha e desfrutar as diversas obras da arte culinária. O único problema é que ele é um rato. Quando se acha dentro de um dos restaurantes mais finos de Paris, Remy decide transformar seu sonho em realidade.

O que podemos aprender? Você já imaginou um rato cozinheiro? Provavelmente não, mas e daí? Só porque parece impossível não quer dizer que não possa acontecer. E é exatamente isso que Ratatouille nos ensina. Talentos não escolhem raça, sexo, escolaridade ou nível social. Talentos escolhem pessoas, por mais diferentes que elas sejam entre si. Descobrir o seu talento te ajudará a construir uma carreira de sucesso. Não desanime, pratique e corra atrás daquilo do que você é realmente bom. O sucesso vem para pessoas que atrevem viver dos seus talentos.

7. Ter coragem para enfrentar o desconhecido em Up Altas Aventuras.

Carl Fredricksen é um vendedor de balões que, aos 78 anos, está prestes a perder a casa em que sempre viveu com sua esposa, a falecida Ellie. Após um incidente, Carl é considerado uma ameaça pública e forçado a ser internado. Para evitar que isto aconteça, ele põe balões em sua casa, fazendo com que ela levante voo. Carl quer viajar para uma floresta na América do Sul, onde ele e Ellie sempre desejaram morar, mas descobre que um problema embarcou junto: Russell, um menino de 8 anos.

O que podemos aprender? Em “Up Altas Aventuras” aprendemos que durante a carreira nós vamos precisar mudar, seja geograficamente como para outra cidade ou país. Com também vamos precisar mudar internamente, afinal nossos sentimentos e desejos também mudam. Se você quer ser um profissional de sucesso precisa aprender que as mudanças são necessárias, você não deve temer algo que não conhece. Pode ser que com o desconhecido venham grandes oportunidades.

8. Buscar soluções inteligentes em Operação Big Hero.

O grande robô inflável está sempre a postos para cuidar de Hiro Hamada. Quando algo devastador assola a cidade, o menino prodígio, seus amigos e o robô formam um grupo de heróis para combater o mal.

O que podemos aprender? Hiro é um menino que ama tecnologia e que junto com seu irmão aprendeu a criar robôs. Durante o filme somos inseridos nesse universo de tecnologia e vemos como é importante criarmos soluções inteligentes para a nossa sociedade.

Você não precisa, necessariamente, trabalhar com tecnologia para criar soluções inteligentes. Você pode pensar sempre de uma maneira inteligente em qualquer setor de atuação. Pense em como você pode fazer algo diferente, como pode otimizar o processo ou melhorar a qualidade do produto e serviço. Um bom profissional está sempre buscando melhorar a qualidade.

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!