Blog do Unasp

10 filmes que vão te inspirar a não desistir dos seus objetivos

Veja essa seleção de 10 filmes que trazem valiosos ensinamentos sobre a importância de persistimos nos nossos objetivos e sonhos.

Assistir um filme é muito mais do que passar o tempo. Além de entreter o cinema também pode ensinar grandes lições. Filmes podem servir como uma alavanca para você questionar as suas crenças, conhecer novas perspectivas e pontos de vista, ganhar clareza sobre alguns temas e até mesmo sentir-se mais motivado(a) a buscar seus sonhos e objetivos.

Lições sobre carreira e persistência podem estar escondidas em diversos títulos. Neste post, você verá uma seleção de 10 filmes que trazem valiosos ensinamentos sobre a importância de persistimos nos nossos objetivos e sonhos.

1. Homens de Honra.

Baseado em fatos reais esse filme conta a história de Carl Brashear, um jovem negro que entra para a Marinha americana nos 50, época em que o racismo prevalecia no país. O jovem enfrenta o preconceito de seus colegas brancos e de seu instrutor, mas sua coragem e determinação conquistam o respeito de todos.

Porque você deve assistir: Carl Brashear chegou a função de Mergulhador de Combate Chefe da Marinha dos EUA. Ele foi o primeiro afro-americano a receber tal título. Através da história de Carl você se sentirá motivado(a) a não desistir das suas aspirações por mais que as pessoas acreditem que você não conseguirá.

2. Menina de Ouro.

Frankie Dunn é um veterano treinador de boxe de Los Angeles que mantém quase todos a uma certa distância, exceto o velho amigo e sócio Eddie Dupris. Quando Maggie Fitzgerald, uma operária transferida de Missouri, chega ao ginásio de Frankie em busca de sua experiência, ele fica relutante em treinar a jovem. Mas quando cede os dois formam um vínculo muito próximo que inevitavelmente mudará suas vidas.

Porque você deve assistir: Maggie buscou mesmo em dificuldades o sonho de ser boxeadora. Ela estipulou seus objetivos e não desistiu mesmo enfrentando diversas adversidades. Esse filme é inspirador porque ensina a valiosa lição de devemos lutar pelos nossos objetivos até o fim, independente das limitações que a vida nos impõem. Devemos seguir a nossa vocação com todas as forças.

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

3. Estrelas Além do Tempo.

No auge da corrida espacial travada entre Estados Unidos e Rússia durante a Guerra Fria, uma equipe de cientistas da NASA, formada exclusivamente por mulheres afro-americanas, provou ser o elemento crucial que faltava na equação para a vitória dos Estados Unidos. Liderando uma das maiores operações tecnológicas registradas na história americana e se tornando verdadeiras heroínas da nação.

Porque você deve assistir: O filme é baseado em fatos reais, o que o torna ainda mais inspirador! A história dessas mulheres mostra que os nossos objetivos podem causar uma grande mudança na vida das pessoas, na escola, na empresa e até no mundo. Quando unimos talento, perseverança e coragem podemos chegar longe.

4. Raça: 10 segundos de liberdade.

Em 1936, o atleta norte-americano Jesse Owens competiu nos Jogos Olímpicos de Berlim, na Alemanha nazista e ganhou quatro medalhas de ouro. O filme conta a história real desse lendário atleta que brilhou nas Olimpíadas de Berlim. E acabou sendo o destaque no que era para ser uma festa dos ideais de supremacia ariana de Hitler.

Porque você deve assistir: Esse é um filme que fala sobre racismo e o preconceito por alguém não seguir um padrão imposto por um grupo de pessoas. Jesse Owens é uma pessoa que nos inspira a mostrar que somos melhores do que as pessoas imaginam. Não são as nossas diferenças que determinam se somos capazes ou não. Se colocarmos nossos objetivos e trabalharmos por eles, todos nós somos capazes de sermos vencedores. Independente da nossa cor, nacionalidade, sexo ou crenças.

5. À Procura da Felicidade.

Chris Gardner enfrenta uma vida difícil. Despejado de seu apartamento, ele e seu filho não têm onde morar. Chris consegue um estágio não remunerado em uma firma de prestígio. Sem dinheiro, os dois são obrigados a viver em abrigos, mas Chris está determinado a criar um vida melhor para ele e seu filho.

Porque você deve assistir: esse filme é extremamente inspirador pois mostra que a solução nem sempre está na primeira porta em que batemos. Nós não podemos desistir dos nossos sonhos só porque levamos alguns “nãos” da vida e das pessoas. Chris lutou com muita dedicação pelo o seu objetivo, não foi um caminho fácil, mas ele tinha determinação e resiliência para prosseguir.

6. A Vida Secreta de Walter Mitty.

Walter Mitty trabalha no setor de revelação de fotos para uma revista, mas foge do tédio através de devaneios heróicos. Quando Walter recebe um convite inesperado para uma verdadeira aventura, ele tem a chance de aprender mais sobre si mesmo e sobre o mundo.

Porque você deve assistir: Walter Mitty é um cara que vive uma vida pacata e sem graça, apesar de ele sempre sonhar com aventuras. Quando Walter decide que irá recuperar uma foto perdida e enfrenta todas as provas que surgem pelo caminho ele descobre que é muito mais forte e corajoso do que imaginava. Nós também precisamos ter coragem para sair da nossa zona de conforto. Se colocarmos um objetivo e sairmos para o inesperado e incerto poderemos descobrir uma força interna até então desconhecida.

7. Zootopia.

O filme conta a história de Judy Hopps, uma coelha com o sonho de se tornar policial na cidade de Zootopia, e da raposa esperta Nick Wilde, que ganha a vida na base da trapaça. Juntos terão de superar suas diferenças para desvendar um caso relevante em Zootopia.

Porque você deve assistir: Além de ser um desenho animado, eu particularmente gosto muito, Zootopia nos ensina muito com a perseverança da coelhinha Judy. Às vezes podemos ser subestimados no nosso trabalho, na faculdade e em muitos outros lugares. Às vezes podemos não ser o perfil ideal para uma profissão ou tarefa. As pessoas podem não acreditar no nosso potencial, mas nem por isso devemos desistir. Judy nos mostra que podemos ser tudo o que desejarmos ser. Para conseguir conquistar o nosso espaço precisamos acreditar no nosso potencial e não desviar dos nossos objetivos.

8. Um Sonho Possível.

Michael Oher, um adolescente sem teto, entrava e saía do sistema de ensino ano a ano. Em uma noite chuvosa, Leigh Anne Tuohy e seu marido levam-no para sua casa. A família eventualmente torna-se representante legal de Michael, transformando tanto a sua vida quanto a deles. O tamanho de Michael e seu instinto protetor fazem dele uma estrela no campo de futebol e, com a ajuda de sua nova família e de uma tutora dedicada, ele percebe o seu potencial como estudante e jogador de futebol.

Porque você deve assistir: Alguns sonhos e objetivos podem parecer muito distantes por conta das situações adversas da nossa vida. Porém, tudo pode ser um pouco mais fácil se podemos contar com a ajuda sincera de alguém. Criar laços sinceros com outras pessoas nos dá forças para continuar a lutar pelos nossos objetivos.

9. Quem quer ser um milionário?

Jamal Malik é um rapaz de 18 anos que teve uma infância muito difícil, lidando com a violência e a miséria na Índia. Ele é chamado para participar da versão indiana do famoso programa de TV “Quem quer ser um milionário?” e sua experiência de vida o ajuda a responder as perguntas do show. Porém a polícia desconfia da honestidade de Jamal, que deve provar sua inocência.

Porque você deve assistir: O filme traz uma bela lição sobre como transformar as dificuldades da vida em ensinamentos úteis. Na maioria das vezes queremos evitar o sofrimento ao máximo, porém as adversidades nos ensinam muito.

10. De porta em porta.

Apesar de ter nascido com uma paralisia cerebral, que cria limitações na sua fala e movimentos, Bill Porter tem todo o apoio da sua mãe para obter um emprego como vendedor na Watkins Company. Bill consegue o emprego, apesar de certa relutância devido às suas limitações, pois teria que ir de porta em porta oferecendo os produtos da companhia. Bill só conseguiu o emprego quando disse para lhe darem a pior rota. Primeiramente Bill é rejeitado pela pessoas “normais”, mas ao fazer a sua 1ª venda para uma alcoólatra reclusa, ele literalmente não parou mais. Por mais de 40 anos Bill caminhou 16 quilômetros por dia para fazer as suas vendas.

Porque devo assistir: o filme mostra como Bill Porter conseguiu superar todos os desafios e ser um dos melhores vendedores de porta em porta da companhia que trabalha, apesar da sua deficiência. No ensina que não devemos nos vitimizar pelas dificuldades que a vida nos impõem. Você é capaz de superar os desafios e ser melhor do que imagina.

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!