Blog do Unasp

Quer ingressar na carreira acadêmica? Veja por onde começar.

Você tem interesse em ingressar na carreira acadêmica, mas ainda não sabe quais são os meios de chegar lá? Continue lendo este post para entender o passo a passo para alcançar a sua meta.  

Você sabia que a carreira acadêmica é bastante prestigiada e concorrida? Muitas pessoas possuem o sonho de se tornarem acadêmicos e atuarem nas universidades e centros de pesquisas. No entanto, para ter sucesso na área, é preciso planejar bem, estudar muito e se dedicar todos dias.

Além disso, vale lembrar que além de concorrida, a carreira acadêmica é extremamente necessária para o desenvolvimento da educação, do setor científico e também para o desenvolvimento do país. Entretanto, muitas pessoas não sabem por onde começar ou o que fazer para traçar seu caminho rumo à carreira.

Primeiramente, é importante entender que a carreira acadêmica é voltada para profissionais que desejam atuar como pesquisadores ou professores universitários.

Então, se você optar por esse caminho é preciso estar cientes que os estudos devem continuar após a conclusão do curso de graduação. Ou seja, é hora de se especializar ainda mais nas pós-graduações stricto sensu, como o mestrado e doutorado. E, apesar de algumas instituições de ensino privadas não exigirem o diploma de mestrado ou doutorado para dar aulas, ter essa qualificação torna o profissional referência na área.

Portanto, o primeiro passo para a carreira acadêmica é ingressar numa pós graduação stricto sensu, depois de concluir a graduação. Esses cursos podem ser realizados em universidades públicas ou privadas, tanto no Brasil, quanto em outro país.

A seguir, listamos mais detalhes sobre o mestrado, doutorado e pós-doutorado, e quais são as formas de ingresso em cada um. Vamos ver? 

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Como ingressar na carreira acadêmica?

Mestrado

Para carregar o título de mestre, é necessário fazer mestrado. Tal especialização consiste em uma pesquisa sobre um tema escolhido pelo aluno, geralmente dentro da área estudada na graduação. Além disso, por no mínimo dois anos, o aluno desenvolverá sua pesquisa com o auxílio de um orientador.

Outro ponto a considerar é que para ingressar no mestrado, há um processo seletivo que inclui análise do currículo, provas de conhecimentos gerais e específicos, teste de proficiência em um idioma estrangeiro, entrevista e por fim, apresentação do projeto de pesquisa.

Durante as aulas, o aluno seleciona as disciplinas que irá cursar com ajuda de seu orientador, entre as obrigatórias e optativas. Além das aulas, o aluno-pesquisador também precisa assistir palestras, conferências, desenvolver projetos, ir à congressos e dedicar um bom tempo para leituras.

No final do estudo, é preciso entregar uma dissertação, como monografia, com o resultado dos estudos, pesquisas e teorias desenvolvidas. E, para retirar o diploma e receber o título de mestre, o estudante deve ter a sua dissertação aprovada pela banca examinadora.

Doutorado

O doutorado também consiste em um estudo sobre determinado tema escolhido pelo aluno, e geralmente com base na área estudada na graduação. No entanto, é um conteúdo teórico mais aprofundado e uma pesquisa mais complexa do que a do mestrado. Por isso, o doutorado possui uma duração maior, na média de quatro a cinco anos.

Geralmente, para fazer o doutorado, o aluno passou primeiro pelo mestrado. Além disso, o processo seletivo é semelhante entre eles, incluindo a análise do currículo, aprovação do projeto de pesquisa e entrevista também.

No início do doutorado, o curso possui disciplinas obrigatórias que devem ser cursadas. Então, após esse período, o aluno deverá se dedicar exclusivamente, sob a supervisão de um orientador, ao desenvolvimento da tese. 

A tese deve conter uma perspectiva inédita sobre um tema da área de estudo, porém com inovações, sempre por meio de leituras e pesquisas.

Logo, para receber o título de doutor, o mais alto da área acadêmica, é preciso ter a tese aprovada pela banca examinadora. A apresentação da tese acontece no formato de sabatina e precisa ser coerente, valiosa, útil e profissional. 

Sucesso na área acadêmica

Dedique-se aos estudos 

Para ser um bom um bom professor ou pesquisador, é imprescindível estudar muito. Então, se você consegue uma vaga em uma universidade renomada como docente, mas não leva os seus estudos adiante, corre o risco de ficar para trás e ainda perder o emprego. Ou seja, a educação continuada precisa existir no seu dia a dia.

Além disso, profissionais acadêmicos são referência na área e estão sempre publicando artigos, participando de congressos, como também desenvolvendo projetos de pesquisa. Por isso, para dar conta de tudo isso, é necessário se preparar e oferecer o melhor de você mesmo para os alunos. 

Conheça o ramo 

A carreira acadêmica oferece amplas possibilidades de especialização nos mais variados assuntos. Por isso, entenda bem qual área de conhecimento você pretende investir. 

Além disso, se por acaso você se graduou em curso de uma determinada área e depois migrou para outra, por exemplo, não tem problema. O essencial é construir uma pesquisa ou um estudo conectando ambos os campos de conhecimento. Assim, você aproveita todo o conhecimento adquirido durante os seus anos de estudos. 

Leitura, atualização e curiosidade

Um professor universitário, ou pesquisador, precisa ler muito e se dedicar aos livros diariamente. Ele precisa, dessa forma, conhecer praticamente tudo da área para indicar aos alunos e desenvolver bons projetos e aulas. 

Por isso, estar sempre atualizado, é o mínimo exigido dos professor. Por isso, você precisa estar atualizado em tudo relacionado ao curso, assim como outros métodos de linguagens, tendências e pesquisas.

Ser curioso, principalmente para o pesquisador acadêmico,  é uma característica forte e necessária. Logo, querer aprender e ainda ter o espírito investigativo para fazer um bom projeto de pesquisa, vai te destacar dos demais. 

Bons estudos e até a próxima!

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!