Blog do UNASP

8 sites e buscadores confiáveis para fazer pesquisas acadêmicas

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Se for para citar, melhor citar direito não é? Conheça esses buscadores que vão te ajudar na hora de fazer as pesquisas acadêmicas. É seguro e confiável.

No momento de fazer pesquisas para trabalhos acadêmicos é necessário redobrar os cuidados em relação às fontes citadas. Ainda mais quando você estiver usando textos retirados da internet. Que apesar de ser uma ótima, e quase infinita, fonte de citações também pode apresentar muitos dados questionáveis. Não adianta fazer apenas uma busca no Google, clicar no primeiro link que aparece e acreditar que tudo o que está escrito alí é 100% confiável.

É necessário sempre conferir a veracidade dos dados antes de citá-los. Mas para poupar o trabalho que tal ir direto na fonte confiável? Existem alguns buscadores focados em pesquisas acadêmicas. Através deles é possível acessar uma variada seleção de artigos, posts, textos, vídeos e outros conteúdos que se encaixam nas exigências das pesquisas acadêmicas. É só pesquisar e confiar no resultado.

1. Scielo

A Sciel (Scientific Electronic Library Online), é uma biblioteca eletrônica com um acervo selecionado de periódicos científicos brasileiros. Desenvolvida pela FAPESP e a BIREME, essa ferramenta conta com o suporte do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). A fim de disseminar conteúdos e trabalhos relevantes esse site preza por informações precisas e de confiança. Portanto pode acessar sem medo de ser feliz!

2. Google Acadêmico

O Google Scholar — Google Acadêmico em português — é uma ferramenta de pesquisa do Google que permite pesquisar em trabalhos acadêmicos, literatura escolar, jornais de universidades e artigos variados. O legal é que dá para encontrar informações do mundo todo e em diversas línguas. O Google Acadêmico funciona que nem o buscador padrão do Google, é só acessar e fazer a pesquisa no campo de busca. E através da sua conta Google é possível salvar artigos em uma biblioteca pessoal. Assim, você organizar todas as informações pesquisadas em um só lugar.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

3. ERIC

O ERIC é uma base de dados desenvolvida pelo departamento de Educação dos Estados Unidos, desse modo todas as informações estão em inglês e a grande maioria dos dados são referentes ao que foi estudado no país. O acervo disponibiliza artigos de periódicos, anais de congresso, conferência, documentos governamentais, teses, dissertações, relatórios, bibliografias, livros e monografias. E apesar de ser um site estrangeiro o ERIC em suma trás informações preciosas.

4. Portal da Capes

O Portal de Periódicos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta com um acervo de mais de 45 mil títulos com texto completo, 130 bases referenciais, 12 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

No entanto, para ter acesso aos conteúdos é necessário que as instituições sejam participantes. O Portal é acessado por meio de computadores ligados à internet e localizados nessas instituições ou por elas autorizados.

5. Academia

O Academia.edu não é apenas um site de pesquisas acadêmicas, é uma comunidade onde usuários e pesquisadores podem compartilhar artigos e publicar suas investigações e ensaios de forma gratuita. Você provavelmente encontrará muitas informações nele, e o melhor, poderá publicar seus artigos e descobertas com milhões de pessoas ao redor do mundo.

6. BDTD

O BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações), integra os sistemas de informação de teses e dissertações existentes nas instituições de ensino e pesquisa do Brasil. Em parceria com as instituições brasileiras de ensino e pesquisa, o BDTD possibilita que a comunidade brasileira de C&T publique e difunda suas teses e dissertações produzidas no País e no exterior, dando maior visibilidade à produção científica nacional.

7. HighBeam Research 

O HighBeam Research é um sistema que integra artigos, citações de livros, pesquisas publicadas, revistas especializadas e acadêmicas, textos entre outras opções de conteúdos. Tudo em um lugar só, esse poderia ser um bom resumo para o sistema. E é assim que a gente gosta, não é? 🙂

8. Redalyc

Que tal dar uma olhada nas pesquisas da América latina, Caribe, Espanha e Portugal? No Redalyc você vaio ter a portunidade de analisar a produção, a difusão, e o consumo da literatura científica desses países. Além disso, existe uma opção dentro do site onde pesquisadores e autores podem criar um perfil e identificar alguns dos trabalhos. Ah, só um detalhe, o site está em espanhol.

[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Leia também:

• 4 perfis no Instagram que irão te ajudar a estudar para o vestibular

• Faculdade a distância e trabalho: dá pra conciliar, veja como

• 4 coisas que você não deve fazer ao escolher um curso de graduação

• Saiba como conseguir financiamento estudantil para a pós-graduação

[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também