Blog do Unasp

8 sites e buscadores confiáveis para fazer pesquisas acadêmicas

Se for para citar, melhor citar direito não é? Conheça esses buscadores que vão te ajudar na hora de fazer as pesquisas acadêmicas. É seguro e confiável.

No momento de fazer pesquisas para trabalhos acadêmicos é necessário redobrar os cuidados em relação às fontes citadas. Ainda mais quando você estiver usando textos retirados da internet. Que apesar de ser uma ótima, e quase infinita, fonte de citações também pode apresentar muitos dados questionáveis. Não adianta fazer apenas uma busca no Google, clicar no primeiro link que aparece e acreditar que tudo o que está escrito alí é 100% confiável.

É necessário sempre conferir a veracidade dos dados antes de citá-los. Mas para poupar o trabalho que tal ir direto na fonte confiável? Existem alguns buscadores focados em pesquisas acadêmicas. Através deles é possível acessar uma variada seleção de artigos, posts, textos, vídeos e outros conteúdos que se encaixam nas exigências das pesquisas acadêmicas. É só pesquisar e confiar no resultado.

1. Scielo

A Sciel (Scientific Electronic Library Online), é uma biblioteca eletrônica com um acervo selecionado de periódicos científicos brasileiros. Desenvolvida pela FAPESP e a BIREME, essa ferramenta conta com o suporte do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). A fim de disseminar conteúdos e trabalhos relevantes esse site preza por informações precisas e de confiança. Portanto pode acessar sem medo de ser feliz!

2. Google Acadêmico

O Google Scholar — Google Acadêmico em português — é uma ferramenta de pesquisa do Google que permite pesquisar em trabalhos acadêmicos, literatura escolar, jornais de universidades e artigos variados. O legal é que dá para encontrar informações do mundo todo e em diversas línguas. O Google Acadêmico funciona que nem o buscador padrão do Google, é só acessar e fazer a pesquisa no campo de busca. E através da sua conta Google é possível salvar artigos em uma biblioteca pessoal. Assim, você organizar todas as informações pesquisadas em um só lugar.

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

3. ERIC

O ERIC é uma base de dados desenvolvida pelo departamento de Educação dos Estados Unidos, desse modo todas as informações estão em inglês e a grande maioria dos dados são referentes ao que foi estudado no país. O acervo disponibiliza artigos de periódicos, anais de congresso, conferência, documentos governamentais, teses, dissertações, relatórios, bibliografias, livros e monografias. E apesar de ser um site estrangeiro o ERIC em suma trás informações preciosas.

4. Portal da Capes

O Portal de Periódicos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta com um acervo de mais de 45 mil títulos com texto completo, 130 bases referenciais, 12 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

No entanto, para ter acesso aos conteúdos é necessário que as instituições sejam participantes. O Portal é acessado por meio de computadores ligados à internet e localizados nessas instituições ou por elas autorizados.

5. Academia

O Academia.edu não é apenas um site de pesquisas acadêmicas, é uma comunidade onde usuários e pesquisadores podem compartilhar artigos e publicar suas investigações e ensaios de forma gratuita. Você provavelmente encontrará muitas informações nele, e o melhor, poderá publicar seus artigos e descobertas com milhões de pessoas ao redor do mundo.

6. BDTD

O BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações), integra os sistemas de informação de teses e dissertações existentes nas instituições de ensino e pesquisa do Brasil. Em parceria com as instituições brasileiras de ensino e pesquisa, o BDTD possibilita que a comunidade brasileira de C&T publique e difunda suas teses e dissertações produzidas no País e no exterior, dando maior visibilidade à produção científica nacional.

7. HighBeam Research 

O HighBeam Research é um sistema que integra artigos, citações de livros, pesquisas publicadas, revistas especializadas e acadêmicas, textos entre outras opções de conteúdos. Tudo em um lugar só, esse poderia ser um bom resumo para o sistema. E é assim que a gente gosta, não é? 🙂

8. Redalyc

Que tal dar uma olhada nas pesquisas da América latina, Caribe, Espanha e Portugal? No Redalyc você vaio ter a portunidade de analisar a produção, a difusão, e o consumo da literatura científica desses países. Além disso, existe uma opção dentro do site onde pesquisadores e autores podem criar um perfil e identificar alguns dos trabalhos. Ah, só um detalhe, o site está em espanhol.

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!