Blog do UNASP

Guia prático para apresentar um bom trabalho ou seminário

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Muitas pessoas sentem vergonha ou insegurança na hora de apresentar trabalhos acadêmicos. Você se identifica? Veja algumas dicas para fazer uma apresentação sem passar sufoco. 

Uma das grandes dificuldades da maioria dos alunos, sejam universitários ou não, é apresentar um bom trabalho ou seminário. Às vezes a pesquisa até ficou boa, o embasamento teórico também, referências excelentes. Porém, a apresentação deixa a desejar. Por que isso acontece?

Muitas vezes por causa do nervosismo. É inevitável que aquele friozinho na barriga apareça, que você gagueje um pouco na hora de falar em público. Porém é muito importante não deixar que isso seja motivo de pânico ou que te prejudique na hora de comunicar suas ideias.

Pensando nesses momentos, criamos um guia prático, com informações valiosas que te ajudarão a trabalhar com a timidez e a desenvolver e apresentar um ótimo trabalho. Vamos lá?

Pesquisa bem elaborada

Primeiramente, seu trabalho precisa estar bem fundamentado. Ou seja, é necessário pesquisar bastante e fazer a parte escrita do trabalho com todo o capricho. Não basta apenas copiar o primeiro resultado que aparece no Google e colar, imprimir e entregar para o professor. Inclusive, isso é plágio e pode resultar na anulação do seu trabalho.

Além não ser ético, copiar trabalhos demonstra desinteresse com a disciplina. Demonstra que você não está valorizando o conhecimento e muito menos o tempo que o professor investiu nas aulas.

Por isso, na hora de realizar o trabalho, faça com atenção. Pesquise em livros, na internet (com sabedoria), converse com o professor, veja referências e aprofunde o assunto através de outros recursos também. Ter uma boa pesquisa em mãos já é 50% de uma boa apresentação de trabalho.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Obrigado por se inscrever. Em breve mandaremos mais informações.”][vc_text_paragraph]

Estude o conteúdo

Depois de fazer a pesquisa chegou a hora de estudar. Se você estiver fazendo o trabalho em grupo é aconselhável se reunir com os integrantes para discutir sobre os assuntos pertinentes ao conteúdo. Para que assim, todos estejam alinhados em relação ao que irão apresentar. Depois divida com cada um dos integrantes suas partes específicas. Comunicação e organização são essenciais para trabalhos em grupo. Não é aconselhável contar com a sorte ou responsabilidade alheia. Sempre reforce a necessidade de planejar, praticar e estudar os conteúdos da apresentação.

Se o trabalho for individual separe os assuntos por tópicos para facilitar a compreensão. Leia, releia e busque memorizar as informações mais importantes a serem apresentadas. Grife o que achar interessante de ser comentado e elabore um roteiro do que precisa ser abordado, com início, meio e conclusão.

Estudar e dominar o conteúdo farão você se sentir seguro em relação ao que precisa ser apresentado. Essa ação, diminuirá seu nervosismo e incentivará a apresentação como reafirmação de que você sabe o que pesquisou. Em suma, tenha o conteúdo na ponta da língua. 😉

Trabalhe a timidez

Não é fácil vencer a timidez. Ela é um dos maiores obstáculos na hora de uma apresentação. Para você falar bem, você precisa raciocinar bem, ter ideias claras e segurança sobre o tema proposto. A timidez é como um monstrinho que fica te perturbando e tirando a sua concentração. No entanto, há maneiras de amenizar os efeitos e conseguir dominá-la.

Você pode trabalhar para vencer a timidez em casa mesmo. Treine na frente do espelho, apresente o seminário para os seus pais, irmãos, parentes, e até animais de estimação (hahaha). Se inspire em grandes apresentadores e palestrantes, como o TDEx, por exemplo. Veja essas palestras no YouTube e tire referências da maneira como esses palestrantes se comportam frente a uma plateia.

Caso tenha oportunidade, aulas de teatro e música, são ótimas opções para trabalhar e vencer a timidez. E por mais que você tenha medo, tente se expor mais a situações que necessitem de fala em público. Com o tempo você vai acabar se adaptando e descobrindo maneira de dominar seus sentimentos.

E aí, gostou da dicas? Quais outras você adicionaria à lista? Conta para gente!

Até a próxima pessoal![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Obrigado por se inscrever. Em breve mandaremos mais informações.”][vc_text_paragraph]

Leia também

• Tecnologia integrada na sala de aula, como tornar essa realidade viável

• Otimize seus trabalhos de equipe com o Asana, um gerenciador colaborativo

• Udacity: cursos na área digital e de tecnologia para você fazer online

• Splitwise: app que descomplica a divisão das despesas entre amigos

[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também