Blog do Unasp

Dois documentários sobre alimentação para você repensar o consumo.

A cada dia que passa a nossa sociedade consome cada vez mais comida. A ironia desse fato é que não estamos nos alimentando com mais qualidade, apesar das muitas opções no mercado. E ainda por cima há um diferença injusta em como o alimento do mundo é distribuído entre a população mundial. Portanto, passou a ser necessário reavaliar como encaramos a alimentação. 

Se pararmos para analisar o nosso cotidiano, prestando atenção aos estímulos ligados aos alimentos, podemos notar a abundância de opções em supermercados, restaurantes, lojas e feiras. São gôndolas lotadas de alimentos de marcas, cores e sabores diferentes. Os apelos são cada vez mais fortes para consumirmos cada vez mais! O problema é que a maneira que consumimos os alimentos está desordenando nossa relação com a comida e colocando em risco a nossa saúde e bem-estar. Além, de impactar de maneira negativa o planeta terra.

Com tantos apelos como podemos saber o que é melhor para nós? Quais comidas podem melhorar nossa saúde e quais podem potencializar doenças? Como desvendar os mitos sobre a alimentação?

Nós temos duas dicas de documentários que vão virar sua cabeça do avesso sobre o tema! 

Food Matter e Food Choices são dois documentários que desvendam os mistérios da alimentação e consumo, e que levantam pontos importantes de análise sobre os reais valores nutricionais dos alimentos e a maneira como compramos e consumimos esses alimentos.

“O maior obstáculo para a descoberta não é a ignorância; é a ilusão do conhecimento” – Daniel J. Boorstin

Food Choices (2016) é um documentário dirigido pelo cineasta polonês Michal Siewierski que passou três anos entrevistando cientistas, médicos, nutricionistas, atletas e pessoas que adotaram um estilo de vida e alimentação diferenciados. Será que existe uma dieta saudável, sustentável e realmente boa para a nossa e a futura geração do mundo?

O resultado é um documentário repleto de entrevistas e depoimentos que vão te fazer ponderar sobre questões importantes do consumo alimentar. O recado do documentário é bem claro: O que comemos (consumimos) determina como todo o nosso planeta é usado.

Vivemos em um ciclo em que a natureza é diretamente afetada pelas escolhas que fazemos e pela produção das indústrias. E não adianta acharmos que não vamos pagar pela nossa destruição. Food Choices não trata somente sobre a alimentação e surpreende, ao abordar temas como compaixão aos animais, sustentabilidade e mudanças climáticas.

Carregando mídia...

Está gostando do post?

Então assine a nossa newsletter e receba conteúdos direto no seu email!

Já, o documentário Food Matters aborda temas relacionados a doenças e como elas poderiam ser tratadas e eliminadas com uma dieta rica em alimentos naturais, pouco ou nada processados. Os pesquisadores entrevistados confrontam a medicina tradicional baseados na teoria da prevenção de doenças pelos alimentos.

Carregando mídia...

Os dois documentários estão disponíveis na Netflix. Essas são indicações para quem quer fazer uma auto análise e ouvir pontos de vista diferentes sobre o tema. Nossa sugestão é que você assista aos documentários e tire suas próprias conclusões.

Aproveite!

Você também pode gostar de:

• Extraordinário: 5 lições que aprendemos com o livro e filme. 

• 6 filmes que vão te inspirar a sair da zona de conforto. 

• Documentários inspiradores para assistir na Netflix. 

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail!
Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.