Blog do Unasp

Dois documentários sobre alimentação para você repensar o consumo.

A cada dia que passa a nossa sociedade consome cada vez mais comida. A ironia desse fato é que não estamos nos alimentando com mais qualidade, apesar das muitas opções no mercado. E ainda por cima há um diferença injusta em como o alimento do mundo é distribuído entre a população mundial. Portanto, passou a ser necessário reavaliar como encaramos a alimentação. 

Se pararmos para analisar o nosso cotidiano, prestando atenção aos estímulos ligados aos alimentos, podemos notar a abundância de opções em supermercados, restaurantes, lojas e feiras. São gôndolas lotadas de alimentos de marcas, cores e sabores diferentes. Os apelos são cada vez mais fortes para consumirmos cada vez mais! O problema é que a maneira que consumimos os alimentos está desordenando nossa relação com a comida e colocando em risco a nossa saúde e bem-estar. Além, de impactar de maneira negativa o planeta terra.

Com tantos apelos como podemos saber o que é melhor para nós? Quais comidas podem melhorar nossa saúde e quais podem potencializar doenças? Como desvendar os mitos sobre a alimentação?

Nós temos duas dicas de documentários que vão virar sua cabeça do avesso sobre o tema! 

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Food Matter e Food Choices são dois documentários que desvendam os mistérios da alimentação e consumo, e que levantam pontos importantes de análise sobre os reais valores nutricionais dos alimentos e a maneira como compramos e consumimos esses alimentos.

“O maior obstáculo para a descoberta não é a ignorância; é a ilusão do conhecimento” – Daniel J. Boorstin

Food Choices (2016) é um documentário dirigido pelo cineasta polonês Michal Siewierski que passou três anos entrevistando cientistas, médicos, nutricionistas, atletas e pessoas que adotaram um estilo de vida e alimentação diferenciados. Será que existe uma dieta saudável, sustentável e realmente boa para a nossa e a futura geração do mundo?

O resultado é um documentário repleto de entrevistas e depoimentos que vão te fazer ponderar sobre questões importantes do consumo alimentar. O recado do documentário é bem claro: O que comemos (consumimos) determina como todo o nosso planeta é usado.

Vivemos em um ciclo em que a natureza é diretamente afetada pelas escolhas que fazemos e pela produção das indústrias. E não adianta acharmos que não vamos pagar pela nossa destruição. Food Choices não trata somente sobre a alimentação e surpreende, ao abordar temas como compaixão aos animais, sustentabilidade e mudanças climáticas.

Já, o documentário Food Matters aborda temas relacionados a doenças e como elas poderiam ser tratadas e eliminadas com uma dieta rica em alimentos naturais, pouco ou nada processados. Os pesquisadores entrevistados confrontam a medicina tradicional baseados na teoria da prevenção de doenças pelos alimentos.

Os dois documentários estão disponíveis na Netflix. Essas são indicações para quem quer fazer uma auto análise e ouvir pontos de vista diferentes sobre o tema. Nossa sugestão é que você assista aos documentários e tire suas próprias conclusões.

Aproveite!

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!