Blog do Unasp

6 filmes que vão te inspirar a sair da zona de conforto.

De tempos em tempos é preciso fazer algumas mudanças na nossa vida. Desde mudanças simples como, mudar os móveis de lugar, escolher um novo corte de cabelo ou escolher uma nova rota de caminho até o trabalho. Até mudanças mais radicais como mudar de país, escolher uma nova carreira ou mudar seu estilo de vida. Não importa qual seja a sua escolha, sair da zona de conforto é necessário e extremamente benéfico para a nossa saúde mental.

Está com vontade de fazer algumas mudanças? Que ótimo! Para dar uma mãozinha nesse processo, separamos seis filmes que vão te inspirar a tomar coragem para perseguir seus sonhos e sair da zona de conforto.

 

1. A vida Secreta de Walter Mitty

Carregando mídia...

A história: Walter Mitty trabalha no departamento de arquivos e revelação de fotografia de uma famosa e tradicional revista americana. Ele é um homem tímido que leva uma vida simples e monótona. Só que Walter é um grande sonhador, que vive imaginando como as coisas seriam diferentes se ele tomasse algumas decisões mais arriscadas. Sua vida começa a mudar quando ele recebe um pacote com negativos de um importante fotógrafo. Só que está faltando no pacote a foto escolhida para ser a capa da última edição da revista. Para resgatar a foto perdida Walter é obrigado a embarcar em uma grande aventura e descobrir que ele pode ser o homem que sempre sonhou.

Inspira a… pararmos de sonhar e começarmos a viver. Walter passou boa parte da sua vida apenas idealizando os momentos, ao invés de vivê-los. Ele apenas imaginava como poderia ser a vida se ele fizesse algo de diferente. Nesse filme aprendemos que é preciso encarar o desconhecido e saber que as situações só mudam quando tomamos coragem de enfrentá-las.

2.Histórias Cruzadas

Carregando mídia...

A história: Nos anos 60, no Mississippi, Skeeter uma jovem recém formada em jornalismo retorna para a sua cidade natal determinada a se tornar uma escritora. Quando percebe o preconceito dos brancos em relação aos negros, ela decide escrever um livro sobre as mulheres negras da cidade. A maioria delas dedicaram suas vidas como empregadas e babás dos filhos da elite branca, da qual a própria Skeeter fazia parte. Aibileen, a empregada da melhor amiga de Skeeter, é a primeira a conceder uma entrevista. Apesar das críticas, Skeeter e Aibileen continuam trabalhando juntas e, aos poucos, vão mudando a realidade da cidade.

Inspira a… ter coragem para iniciar novos projetos, apesar das críticas. Skeeter não recebeu apoio da família, Aibileen recebeu ameaças, mas as duas tinham uma meta em comum, escrever um livro e foi nisso que focaram. Não importa se a torcida é contra, às vezes precisamos fingir que somos surdos e persistir em nossos objetivos.

3. Uma Lição de Vida

Carregando mídia...

A história: Baseado em fatos reais, o filme conta a história de Kimani Maruge, um queniano que com 84 anos está determinado a entrar na escola para aprender a ler. Ele enfrentará muitos problemas e preconceitos por ser o único idoso aluno em uma escola primária, mas uma professora irá ajudá-lo a realizar o sonho de aprender a ler. E juntos vão aprender grandes lições.

Inspira a… perceber que nunca é tarde para aprender algo novo. Não importa a idade. Você ainda pode continuar os estudos e aprender novas funções. Basta ter determinação.

4. Soul Surfer: Coragem de Viver

Carregando mídia...

A história: Baseado em fatos reais, o filme conta a história de Bethany Hamilton, uma surfista talentosa com um futuro promissor. Após perder o seu braço devido a um ataque de tubarão, ela vê todos os seus sonhos desmoronarem. Encorajada por sua família e amigos ela se recusa a desistir do surf. Depois de muito treino ela volta ao mundo das competições determinada a vencer.

Inspira a…  a lidar com as adversidades da vida. Uma perda ou uma mudança drástica pode ser um choque, mas se encararmos da maneira certa vamos encontrar forças para enfrentar os problemas e torná-los em oportunidades.

5. Julie & Julia

Carregando mídia...

A história: Um filme baseado em duas histórias reais. Julia Child é uma americana que passou a morar em Paris devido ao trabalho de seu marido, Paul. Em busca de uma ocupação ela se interessa por culinária francesa. Sem nunca ter cozinhado, Julia decide aprender os segredos dos maravilhosos pratos franceses. O projeto dá tão certo que ela publica um livro e passa a ter um programa de TV. Cinquenta anos depois, Julia Powell, está prestes a completar 30 anos e se sente frustada com a vida que leva. Em busca de um objetivo ela resolve escrever um blog em que relata as suas experiências sobre o projeto de passar um ano cozinhando as 524 receitas do livro de Julia Child.

Inspira a… encontrar a nossa verdadeira paixão. Tanto Julia quanto Julie descobrem na culinária um meio para mudar suas rotinas monótonas. Esse filme nos faz repensar sobre as nossas escolhas e mostra que é preciso adquirir autoconfiança e disciplina para concluir novos projetos.

6. Um Senhor Estagiário

Carregando mídia...

A história: Jules Ostin é a criadora de um bem-sucedido site de venda de roupas. Ela leva uma vida bastante atarefada, devido às exigências do cargo. Quando a sua empresa inicia um projeto de contratar idosos como estagiários, em uma tentativa de colocá-los de volta ao mercado de trabalho, cabe a ela treinar o viúvo Ben Whittaker. Aos 70 anos Ben leva uma vida pacata e vê o estágio como uma oportunidade de se reinventar. Apesar das diferenças e do inevitável choque de gerações, ele logo conquista os colegas e se torna amigo de Jules.

Inspira a… se reinventar. Não importa a idade ou ocupação, todos nós podemos recomeçar a nossa trajetória profissional, se assim desejarmos.

Quer receber mais dicas de filmes e outros assuntos?

Assine a nossa newsletter e receba os novos conteúdos do blog em primeira mão.

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail!
Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.