Blog do UNASP

Documentário: 10 sugestões de filmes para inspirar jornalistas

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]imshutterstock_262339793 (1)

Que tal assistir um bom documentário e conhecer interessantes histórias? Veja essas dicas de filmes que preparamos para você, jornalista, se inspirar!

A nossa lista de hoje foi criada para inspirar e incentivar os jornalistas a encarerem a profissão com mais engajamento através de novas perspectivas de linguagens. Sabemos que é muito importante ter conteúdo na bagagem e isso não se aprende apenas nos livros e filmes. Mas por outro lado essas ferramentas podem ajudar… e muito! Por isso, preparem a pipoca e boa sessão!

1. Valsa com Bashir

[/vc_text_paragraph][vc_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=Ak_2NWhr_g4″ align=”center”][vc_text_paragraph]Valsa com Bashir é um filme israelita de 2008 escrito e dirigido por Ari Folman. No formato de documentário animado, o filme retrata as tentativas de Folman – um veterano da Guerra do Líbano de 1982 – de recuperar as suas memórias perdidas dos eventos que marcaram o massacre de Sabra e Shatila. Assim, o filme foi lançado em 13 de maio de 2008 durante o Festival de Cannes, sendo um dos cinco indicados ao Oscar de melhor filme estrangeiro. Além disso, foi escolhido como Melhor Filme do Ano pela Sociedade Nacional dos Críticos dos Estados Unidos.

2. 5 Câmeras Quebradas

[/vc_text_paragraph][vc_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=sTlSpBisxn4″ align=”center”][vc_text_paragraph]Em 2005, uma pequena cidade na Cisjordânia foi dividida por um muro, construído pelo governo israelense. Portanto, com o argumento oficial de proteger um povoado das redondezas, eles prepararam o terreno para a tomada de posse de 150 mil judeus israelenses. Mas o agricultor Emad, morador da região, decidiu armar-se de uma câmera e de formas pacíficas de protesto para tentar conservar suas terras. Esse é o enrendo do filme 5 Câmeras Quebradas.

3. Cabra Marcado para Morrer

[/vc_text_paragraph][vc_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=VW-q2ZYDE9k” align=”center”][vc_text_paragraph]O filme é uma narrativa semidocumental da vida de João Pedro Teixeira, um líder camponês da Paraíba, assassinado em 1962. Por isso, em razão do golpe militar, as filmagens foram interrompidas em 1964. O engenho da Galileia foi cercado por forças policiais, e parte da equipe foi presa sob a alegação de “comunismo”, o restante dispersou-se. Mas o trabalho foi retomado 17 anos depois, recolhendo-se depoimentos dos camponeses que trabalharam nas primeiras filmagens e também da viúva de João Pedro. Elizabeth Altino Teixeira, desde dezembro de 1964 vivera na clandestinidade, separada dos filhos. No entanto, reconstruiu-se assim a história de João Pedro e das Ligas camponesas de Galiléia e de Sapé, dando vida ao filme Cabra Marcado para Morrer.

4. Corações e Mentes

[/vc_text_paragraph][vc_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=QcE6CdR60NY” align=”center”][vc_text_paragraph]Hearts and Minds  é um documentário de 1974 sobre a Guerra no Vietnã, dirigido por Peter Davis. Considerado um dos mais importantes documentários políticos da história do cinema. Por isso, Corações e Mentes levou o Oscar de Melhor Documentário em 1975.  Além disso, o material teve inserções de trechos de filmes de Hollywood.  A meta de Davis é investigar os corações e as mentes dos norte-americanos. Assim, o filme expôs as devastadoras conseqüências humanas deste conflito, que matou mais de um milhão de vietnamitas. Sendo, portanto, a maioria civis e 45 mil soldados norte-americanos.

5. Diário de uma Busca

[/vc_text_paragraph][vc_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=CoGhWTGS8CU” align=”center”][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]Diário de Uma Busca é um documentário sobre a morte do jornalista Celso Afonso Gay de Castro morto aos 41 anos, na cidade de Porto Alegre, em circunstâncias suspeitas. O militante político de esquerda foi exilado durante a ditadura militar brasileira. Entretanto, durante esse período, ele percorreu diversos países, como Argentina, Venezuela, Chile e França, sempre carregando consigo sua família. Com uma vida marcada pela história da luta armada, exílio e ausência. Mas sua repentina morte deixou seus familiares com um vazio e um mistério, que a filha Flávia tenta desvendar.

6. Os Catadores e Eu

[/vc_text_paragraph][vc_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=5K9YlSHUspM” align=”center”][vc_text_paragraph]No filme Os Catadores e Eu, a diretora Agnès Varda anda pelo interior da França, afastada das cidades que concentram a riqueza e o luxo, acompanhando pessoas que sobrevivem de restos. Por essa razão, ela se mistura a catadores e coletores que vão até uma feira em busca de sobras de alimentos. Mas ao mesmo tempo, Agnès conversa com eles, que versam sobre os mais variados assuntos, de política internacional até tragédias pessoais.

7. Triunfo da Verdade

[/vc_text_paragraph][vc_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=xGSnVAjqQFw” align=”center”][vc_text_paragraph]O Triunfo da Verdade é um filme alemão dirigido pela cineasta Leni Riefenstahl. Sua estreia se deu à 28 de março de 1935. O filme, do gênero documentário, retrata o 6° Congresso do Partido Nazista, realizado no ano de 1934 na cidade de Nüremberg e que contou com a presença de mais de 30.000 simpatizantes do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores da Alemanha. Sendo assim, é um dos filmes de propaganda política mais conhecidos na história do cinema, com grande reconhecimento das técnicas utilizadas por Riefenstahl, que depois passaram a influenciar filmes, documentários e comerciais.

8. Um Homem com uma Câmera

[/vc_text_paragraph][vc_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=ElVSNGV8zGE” align=”center”][vc_text_paragraph]Um Homem com uma Câmera é um filme documentário soviético de 1929. No entanto, em 2012 foi eleito pela revista cinematográfica britânica Sight & Sound como o oitavo melhor filme de todos os tempos. Desse modo, o filme documenta a vida dos habitantes de uma cidade através do olho de uma câmera. Por isso, seus atores são as máquinas e as pessoas da cidade, fotografadas em todos os tipos de situações com a câmera seguindo todos os seus movimentos. Considerado por muitos, como o precursor dos documentários, já que o chamado cinema direto foi fortemente influenciado por Vertov.

9. Doméstica

[/vc_text_paragraph][vc_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=NVl1wptZdS4″ align=”center”][vc_text_paragraph]O documentário Doméstica foi filmado, durante uma semana, por sete jovens que se tornaram cineastas amadores.  Sendo assim, eles filmaram o cotidiano de suas empregadas domésticas. A partir daí, o material foi entregue ao diretor Gabriel Mascaro que compilou os momentos mais marcantes neste documentário.

10. Estamira

[/vc_text_paragraph][vc_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=hZA3SNRtlDQ” align=”center”][vc_text_paragraph]Estamira é um documentário baseado na história de Estamira Gomes de Sousa, uma senhora que vive no aterro sanitário de Jardim Gramado. Contudo, Estamira, tem distúrbios mentais e ficou famosa pro suas reflexões sobre diversos temas do cotidiano. Assim, numa mistura de loucura com lucidez ela fala sobre Deus, vida, trabalho, sobre si mesma, sobre os homens e a sociedade. Além disso, o filme teve repercussão mundial e ganhou vários prêmios e reconhecimento da crítica.

Fonte: Adoro Cinema

Leia também:

[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também