Blog do Unasp

A história da matemática resumida em um documentário da BBC.

Documentário apresenta a história da matemática em quatro episódios que resumem o surgimento, desenvolvimento e uso atual de uma das ciências mais complexas e importantes do nosso mundo.

Durante toda a nossa História a Espécie Humana luta para entender as leis fundamentais do mundo material. Desbravando as regras e padrões que determinam as qualidades dos objetos que nos rodeiam e sua complexa relação conosco e entre si.

Certas ciências, mais do que outras, guardam conhecimentos sobre a realidade fundamental do mundo físico, e esse é o caso da matemática. Por de trás da complexidade aparente do mundo à nossa volta a matemática apresenta as estruturas escondidas das complexidades aparentes do mundo à nossa volta. Criando uma linguagem no qual o universo pode ser escrito e desbravado pelo ser humano.

A História da Matemática é um documentário produzido pela BBC e apresentado pelo professor de Matemática da Universidade de Oxford, Marcus du Sautoy, um cientista conhecido pelo seu esforço para popularizar a Matemática ao redor do mundo.

Em quatro episódios o prof. Sautoy viaja ao redor do mundo analisando milhares de anos da história da matemática, buscando simplificar as complexidades aparentes do mundo à nossa volta. Na busca pelo padrão e a ordem ele irá analisar o trabalho de grande matemáticos.

O documentário “A História da Matemática” é uma jornada através do tempo e espaço, uma busca pelo passado e vislumbre do futuro. É uma análise do nascimento de uma das ciências mais sofisticadas que conhecemos hoje.

E aí, que tal explorar a intrigante e maravilhosa História da Matemática? Bóra dar o play!

A Linguagem do Universo.

No primeiro episódio o prof. Marcus du Sautoy explora os estudos do Antigo Egito, Mesopotâmia e Grécia. No Egito, ele verifica o conhecimento antigo sobre o sistema decimal, baseado nos dez dedos das mãos; o método de multiplicação e divisão; números binários; frações e sólidos como a pirâmide.

Como a contagem do tempo (com sessenta segundos em um minuto e sessenta minutos em uma hora) é baseado em um sistema babilônico. Na Grécia ele passa pela história e descobertas de Platão, Euclides, Arquimedes e Pitágoras.

Os Gênios do Oriente.

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Ah, não podemos esquecer o grande legado matemático das civilizações orientais. Muitas das descobertas da Matemática que transformaram o mundo vieram do outro lado do mundo. Nesse episódio o prof. Sautoy desbrava a história não contada dos matemáticos do Oriente que transformaram o Ocidente e geraram o mundo moderno.

Passando pela China de 200 a.C. e análise dos livros dos matemáticos da época. Pela Índia, que foi a primeira civilização a desenvolver um sistema numérico com um símbolo para representar o zero e o método para encontrar o valor de Pi.

As Fronteiras do Espaço.

No século XVII a Europa tornou-se o centro matemático do mundo. Nesse episódio de “A História da Matemática”, Sautoy irá visitar a França de René Descartes, irá analisar as propriedades dos números primos que foram descobertas por Fermat. Seguindo a matemática de Newton e Leibniz onde será contada a história de antagonismo existente entre esse dois grandes matemáticos. Além disso, ele irá fazer a análise das implicações cotidianas das descobertas matemáticas de três gigantes: Gauss, Euler e Riemann.

Para o Infinito e Além.

No último episódio da série somos levados para os anos mais recentes. Em 1900, o matemático francês David Hilbert identificou os mais importantes enigmas não resolvidos que desafiavam os matemáticos, definindo o roteiro de pesquisas para a Matemática no século XX. Passando pelos computadores e demais tecnologias que invadem a nossa realidade.

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!