Blog do UNASP

Nunca é cedo demais para pensar na aposentadoria. Poupe já!

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Pensar na aposentadoria não é algo que precisamos fazer só quando estivermos mais velhos. Poupar o seu dinheiro o quanto antes irá garantir diversos benefícios. Veja algumas dicas para começar!

Nunca é cedo demais para pensar na aposentadoria ou para fazer um pé de meia. O quanto antes, melhor! Só que nem sempre pensamos em poupar a longo prazo, não é mesmo? Ainda mais quando estamos na faculdade ou no começo da carreira. Isso porque o dinheiro acaba sendo uma questão delicada. Nunca temos o suficiente ou acabamos priorizando outras necessidades e até mesmo perdendo o controle dos nossos gastos. No entanto, precisamos parar um pouco para pensar sobre o assunto.

Pensar na aposentadoria não é “coisa de gente velha”, muito pelo o contrário! Deve ser coisa de gente jovem, isso porque o resultado do seu investimento só vem com o tempo. Não adianta começar a guardar dinheiro justo na hora da necessidade. Você precisa começar hoje para não passar sufoco no futuro.

Cuidar da sua aposentadoria deve ser algo obrigatório. Sabe quando você cria aquelas metas que vão mudar a sua vida? Como fazer uma faculdade, comprar uma casa, fazer intercâmbio, casar, enfim… a aposentadoria também deve entrar nessa lista.

Há duas maneiras de ter uma aposentadoria. A da previdência do governo e uma pessoal, que você poupa e gerencia por conta própria. Você pode escolher ter apenas a aposentadoria que o governo concede após seus anos de contribuição. No entanto, para ter mais segurança o ideal é investir nas duas. Fazer a sua aposentadoria privada te dará mais liberdade e até mais rendimento. Quer ver só? Veja essas dicas para começar a poupar hoje mesmo! 

Defina um objetivo

Antes de começar a poupar é necessário traçar um objetivo de vida a longo prazo. Ao fixar metas tangíveis você saberá exatamente para onde está indo o seu dinheiro, qual o propósito dele e como você irá se beneficiar.

Veja essas perguntas que você pode fazer a si mesmo para traçar o seu objetivo de aposentadoria:

• Com quantos anos pretendo me aposentar?

Fixe um número, 65 anos, menos ou mais? Seja racional e estabeleça uma idade.

• O que pretendo fazer na minha velhice?

Talvez você queira apenas sossegar e aproveitar a família, talvez você pense em abrir um negócio ou viajar o mundo. Você não precisa pensar na aposentadoria como o fim da sua vida. É uma nova fase e você pode aproveita-la para provar coisas diferentes e experimentar!

Faça as contas

Agora que você definiu os seus objetivos para a aposentadoria está na hora de descobrir o quanto você precisará poupar no decorrer dos anos. No entanto, já fique avisado, essa não é uma conta precisa. Definir com exatidão o quanto você terá no futuro depende de uma série de fatores como, variáveis econômicas, imprevistos e até mesmo o seu estilo de vida.

O cálculo pode ser bem complexo, no entanto você pode usar uma regra simples que irá estipular um valor aproximado. Essa regra foi desenvolvida pela área de produtos de investimento do Itáu Unibanco e apresentada pelo planejador financeiro José Faria Júnior no site do Uol Economia. 

A partir da regra que o planejador financeiro José Faria Junior estipulou algumas porcentagens que vão te ajudar a ter uma média de valores para poupar.

• Se você começar poupar aos 20 anos: precisará guardar em média 8% do seu salário todo mês até se aposentar. Ou seja, se você começar a poupar aos 20 e recebe um salário de R$1.000,00 deve investir R$80,00 para a sua aposentadoria.

• Se você começar a poupar aos 25 anos: terá que guardar um pouco mais todo mês, cerca de 13% do seu salário todo mês até se aposentar.

• Se você começar a poupar aos 35 anos: terá que guardar cerda de 20% da renda mensal até a aposentadoria.

• Se você começar a poupar aos 50 anos: terá que separar 50% da renda mensal.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email list_id=”47b58773cd” woopra_actions=”newsletter:gostando_conteudos_blog” return_type=”Mensagem de sucesso abaixo” title=”Está gostando do post?” subtitle=”Assine a nossa newsletter e receba as novidade do Blog do Unasp direto no seu email!” newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!” newsletter_id=”blog_conteudo_1″][vc_text_paragraph]

Não tenha medo de investir

Investir dá um medinho, né? No entanto, há opções seguras e razoavelmente simples para quem não tem muito prática. Descobrir qual tipo de investimento combina com os seus objetivos é o primeiro passo. Para dar uma mãozinha nesse processo a Nathália do canal Me poupe! cria vários vídeos e conteúdos desmitificando os investimentos e ensinando de maneira bem prática a poupar dinheiro.[/vc_text_paragraph][vc_video link=”https://youtu.be/SI_3RmcSosQ” align=”center”][vc_video link=”https://youtu.be/_02oPEFiNxY” align=”center”][vc_text_paragraph]

Mude os seus hábitos

Guardar dinheiro é questão de hábito. E com tantas opções de gastos por aí ficar fácil perder o controle das finanças pessoais. Porém, todos nós precisamos entender que poupar dinheiro é o caminho para a construção de um patrimônio. Fazer um plano financeiro, traçar seus objetivos, cumprir com as suas metas e ser disciplinado não pode soar como algo ruim. Pelo contrário é algo que deve ser prazeroso! Por isso, a mudança de hábito é necessária. Para mudar a nossa relação com o dinheiro.

Ao invés de gastar com coisas supérfluas guarde parte do seu dinheiro para o futuro, e não se sinta mal como se você estivesse perdendo uma oportunidade ou algo muito importante. Você vai usufruir desse dinheiro, lá pra frente.

Precisamos perceber que o valor real do nosso dinheiro não está apenas nas coisas que temos, mas sim no que podemos ser com esse dinheiro. Poupar uma graninha hoje irá garantir que você tenha mais conforto e tranquilidade no futuro. E convenhamos, nada melhor do que estar garantido.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email list_id=”47b58773cd” woopra_actions=”newsletter:gostando_conteudos_blog” return_type=”Mensagem de sucesso abaixo” title=”Não vá embora sem assinar a newsletter!” subtitle=”Assine a nossa newsletter e receba conteúdos direto no seu email.” newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!” newsletter_id=”blog_conteudo_2″][vc_text_paragraph]

Leia também:

• Cuide do seu dinheiro. Conheça os melhores investimentos para os universitários.

• Financeiro: 10 aplicativos que vão te ajudar a organizar as finanças pessoais.

• 7 apps gratuitos para gerenciar e organizar a sua rotina de estudos.

• Como dar conta de tudo? Veja 7 dicas para aumentar a sua produtividade.

[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também