Blog do Unasp

Cultura de Feedback: entenda o que é, e descubra a sua importância

Muitas empresas adotam a cultura de feedback como prática fundamental para gerenciar a equipe e obter bons resultados. Descubra os impactos e benefícios dessa ação. 

Diante de um mercado altamente competitivo, as atividades organizacionais estão cada vez mais exigentes em relação à melhoria de processos, motivação dos colaboradores e alcance de metas e resultados.

Ou seja, neste cenário, corrigir pequenos desvios e desenvolver de forma positiva o time e suas funções, torna-se necessário. Então, para resolver essa questão, muitas empresas adotam a cultura de feedback no intuito de gerenciar melhor a equipe e traçar novos objetivos.

Ao mesmo tempo que adotar a cultura de feedback também pode servir para a restruturação da equipe, levantamento de pontos fracos e fortes, e geração de valores.

Continue a leitura e descubra as vantagens e a importância do feedback na sua carreira.

Cultura de feedback, o que é?

Feedback é o exercício de dar algum retorno em forma de elogio ou pontos a serem melhorados. Por exemplo, quando o chefe de um departamento dá a sua opinião sobre determinada tarefa do colaborador, e também pode ocorrer vice-versa.

Sendo assim, feedback é apontar como o trabalho foi positivo e, por outro lado, em quais pontos precisa ser melhorado. É uma maneira saudável de criar um ambiente que esteja aberto ao diálogo, do trabalho realizado com transparência e com críticas construtivas.

Por que é importante?

A cultura do feedback é importante para orientar e esclarecer as atividades realizadas ou um processo que está em andamento. Adotar a cultura de feedback ajuda o colaborador e a equipe a entenderem como está seu trabalho em relação ao que é esperado.

Além disso, colabora na compreensão de como cada tarefa é importante e como a função afeta as demais pessoas e o trabalho como um todo.

Da mesma forma é necessário enxergar os pontos levantados não como uma crítica, mas como um posicionamento construtivo para melhorar ainda mais o seu trabalho. Em conclusão, seja um apontamento ou elogio, ele tem o seu valor e precisa gerar reflexos durante o seu trabalho.

Com toda certeza um dos maiores benefícios do feedback é a motivação pessoal e da equipe. Ouvindo e falando elogios ou pontos que pode melhorar, você sentirá que faz parte da equipe e que está fazendo a diferença em sua função.  Isso dará forças, novas ideias e trará melhorias.

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Como deve ser aplicada?

Quando falamos em implantar a cultura do feedback na empresa que trabalha ou no seu negócio, devemos ter em mente que essa não é uma tarefa tão simples. Por isso, essa prática deve ser pensada a longo prazo, já que seus resultados podem não ser imediatos.

Isso significa que as avaliações e conversas devem ser regulares. Assim que os colaboradores entenderem como funciona a prática, já se sentirão mais motivados.

A cultura de feedback valoriza a relação personalizada, ou seja, deve evitar-se feedbacks em público. Interessante separar um momento na semana, a cada quinze dias ou mensalmente, para tal prática. Valorizando sempre a relação gerente-colaborador e colaborador-gerente.

Resultado

O feedback deve ser contínuo, ou seja, feito em um intervalo de tempo não muito longo. Assim, essa prática pode trazer resultados ainda melhores.

Adotando essa cultura, a equipe fica melhor estruturada e confiante de que também tem voz.  É interessante entender a importância que os colaboradores sejam estimulados a dar retorno assim como os gerentes. É uma boa maneira de os gestores assimilarem as dificuldades que a equipe encontra no dia a dia.

Feedback no dia a dia

Embora não seja uma tarefa fácil, ela também não é impossível. Transformar o feedback como parte da cultura da empresa ou negócio trará melhorias incontáveis aos processos e alcance de resultados.

Seu comportamento de aceitação do feedback, sendo colaborador ou gestor, demonstra que você é capaz de ouvir e melhorar a partir da perspectiva de uma outra pessoa que deseja contribuir com o seu serviço. Que tal começar e colocar a cultura de feedback em prática?

Até a próxima!

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!