Blog do UNASP

Como as mulheres são vistas na tecnologia?

Conheça os desafios que as mulheres enfrentam na tecnologia e como superá-los.

Estamos todos inseridos na nova era digital, e tendo consciência da nova cultura digital vivenciada nos últimos tempos, observamos que ela não está muito distante da cultura patriarcal já aplicada em nosso dia a dia.

Realidade da Mulher no Mercado de Trabalho

Mesmo com os avanços tecnológicos sendo uma coisa do futuro observamos que este “futuro” está inserido em uma antiga cultura.

Hoje, é possível ver que a presença feminina no mercado de trabalho foi de 56.1% em 1992 para 61,6% em 2015, com projeção para atingir 64,3% no ano de 2030.

E ainda sim, com um crescimento vigente das mulheres no mercado de trabalho, é possível observar que a desigualdade no salário, ainda permanece.

A Agência Brasil, informa que as mulheres receberam em média 61,9% do rendimento dos homens.

A boa notícia é que os números mostram que as coisas estão melhorando aos poucos!

Realidade da Mulher no Mundo da Tecnologia

De alguma forma e graças ao espaço arduamente conquistado pelo poder feminino, presenciamos uma significativa parcela de mulheres crescendo no meio de jogos digitais, na criação de algoritmos fundamentais para as máquinas que conhecemos atualmente, entre outras áreas.

Porém, é possível encontrar grandes nomes como falamos de Steve Jobs e Mark Zuckerberg?

Vale ressaltar que a atuação de mulheres neste nicho vem se destacando com força. Principalmente, no que diz respeito à inovação e à criatividade.

Então a resposta é: sim! É possível encontrar grandes nomes femininos na tecnologia tão relevantes quanto Steve Jobs, como a Ada Lovelace e Carol Shaw.

Os desafios

Se você tem foco em construir uma carreira de sucesso nessa área saiba que ela é repleta de oportunidades com excelente remuneração. Vale a pena compreender quais são os desafios enfrentados pelas mulheres nesse setor e como é possível superá-los.

Portanto, incentivar a participação feminina em mais espaços, principalmente, quando o mercado de trabalho se mostra cada vez mais atraente para o que se refere ao digital, é fundamental.

Além disso, a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), que ocorreu em 2015, mostrou que a representação feminina em cargos de TI é de aproximadamente 20%, apenas.

Isso é consequência da baixa presença no Ensino Superior, embora também possa desencorajar a entrada de novas estudantes nos cursos.

No entanto, ao longo dos últimos anos, foi possível notar ótimos avanços no que diz respeito à atuação feminina na tecnologia.

Atualmente, mais de 30% das vagas de emprego na área de TI são ocupadas por mulheres.

Isso mostra que alguns desafios já estão sendo gradualmente conquistados e superados.

Mantenha-se inspirada!

Para seguir nessa carreira e aproveitar as vantagens profissionais que a área da tecnologia pode trazer, inspire-se na história de outras mulheres.

É importante termos em mente mulheres como Carol Shaw primeira mulher engenheira  e criadora de games e é a responsável pelo desenvolvimento de programas que promovem o aumento da dificuldade dos jogos.

Ou mesmo Ada Lovelace, enquanto Alan Turing é chamado de pai da computação moderna, ela pode ser considerada a mãe.

Foi ela, ainda no século XIX, que fez contribuições matemáticas fundamentais para a criação do primeiro algoritmo visto em todo o mundo. Anos depois, quando as suas ideias foram testadas em máquinas, foi possível notar como a lógica computacional de Lovelace estava correta.

Veja só como personalidades históricas são importantes e quanto nos devem influenciar e encorajar.

Crie coragem agora mesmo, entre no site do UNASP e encontre seu curso ideal. Nós oferecemos o curso de Engenharia da Computação, Ciência da Computação e Sistemas de Informação!

Escolha o seu!

Esperamos você aqui 😊

Deixe um comentário

Veja também