Blog do Unasp

Enem: descubra como conquistar uma bolsa de estudos para 2020

O Enem é uma das principais portas de acesso para quem deseja entrar em uma instituição de nível superior. Principalmente para quem está de olho em uma bolsa de estudos.

O Exame Nacional do Ensino Médio é uma das principais maneiras de ingressar nas instituições brasileiras (e até internacionais) de nível superior. Decerto, o Exame é um muito importante, podendo até mesmo substituir alguns vestibulares. O que significa que em algumas universidades, ao invés de ser aplicado o vestibular, a nota do Enem é usada para avaliar o candidato, caso ele opte por esse formato de avaliação.

Além disso, é preciso ressaltar que é somente com a nota do Enem que você pode ingressar no Prouni e ganhar uma bolsa de 50% e 100% de desconto em várias universidades particulares. Semelhantemente a nota do Enem também é usada para avaliar alunos que queiram financiar os estudos pelo Fies e ingressar em faculdades públicas pelo Sisu.

Basicamente o Enem é necessário para praticamente tudo! Portanto, se você está interessado em conquistar uma bolsa de estudos para fazer a faculdade, é muito importante prestar o exame e não perder as datas das inscrições e avaliações.

Quer uma bolsa de estudos para 2020? Então, continue a ler o post para conferir algumas dicas. 😉

Quem pode fazer o Enem?

Qualquer pessoa pode fazer o exame. Entretanto, o uso dos resultados é diferente para cada público. Os resultados só podem ser usados para acesso à Educação Superior e aos programas governamentais de financiamento ou apoio ao estudante.

Como os resultados podem ser usados?

Os resultados individuais do Enem  podem ser usados em processos de seleção em universidades e nos diferentes setores do mundo do trabalho. Nesse sentido, os resultados podem ser usados de quatro formas:

• Acesso à Educação Superior – Sistema de Seleção Unificada (Sisu)Programa Universidade para Todos (Prouni)Instituições Portuguesas;

• Financiamento Estudantil – Fundo de Financiamento Estudantil (Fies);

• Desenvolvimento Pessoal – Autoavaliação e inserção no mercado;

• Melhorias na Educação – Estudos e indicadores para aperfeiçoamento do ensino.

O que é avaliado no Enem?

As Matrizes de Referência indicam quais habilidades são avaliadas no Exame. É a partir delas que são elaborados os itens (questões) das provas. O conteúdo “cobrado” no Enem divide-se em quatro áreas do conhecimento. Sendo elas:

• Linguagens, códigos e suas tecnologias – Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física, e Tecnologias da Informação e Comunicação;

• Matemática e suas tecnologias;

• Ciências da Natureza e suas tecnologias – Química, Física e Biologia;

• Ciências Humanas e suas tecnologias – Geografia, História, Filosofia e Sociologia;

Quer saber mais? Clique aqui para ver as Matrizes de Referência do Enem.

Como são as provas do Enem?

O Enem consiste em uma redação e quatro provas objetivas: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias.

No primeiro dia do Exame são aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação; e Ciências Humanas e suas Tecnologias. A aplicação da prova dura cinco horas e trinta minutos.

No segundo dia do Exame são aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e Matemática e suas Tecnologias. A aplicação tem cinco horas de duração.

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Com a nota do Enem dá para conquistar uma bolsa de estudos?

Sim! O Exame é uma das principais maneiras de conseguir uma bolsa de estudos. Você pode aplicar a nota para programas governamentais e de faculdades particulares. Confira a seguir as principais opções.

• Sisu

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação que por meio de instituições públicas de ensino superior oferece vagas a candidatos participantes do Enem.

• ProUni

O ProUni tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de ensino superior privadas.

Este é um programa voltado aos estudantes do ensino médio da rede pública ou da rede particular que são bolsistas integrais, com renda familiar per capita máxima de três salários mínimos. Os candidatos são selecionados pelas notas obtidas no Enem.

• Vestibulares

A nota do Enem pode ser usada para entrar em diversas universidades, ao invés de fazer o vestibular da instituição. Que coisa boa né? Ao invés de fazer várias provas você pode fazer só o Enem e usar a nota em várias faculdades.

• Acesso ao IES em Portugal

Que tal estudar em Portugal? Em março de 2014, o Ministério da Educação português permitiu às instituições de ensino superior daquele país definirem a forma de ingresso de estudantes internacionais. Até aquele momento, era obrigatório fazer o “Enem” do país. E hoje os estudantes brasileiros podem usar o nosso Exame para validar a nota lá em Portugal.

• Unasp

Se você quer uma bolsa de estudos aqui no Unasp é muito importante fazer o Enem. Pois você pode conquistar uma bolsa acadêmica através do Prouni, que usa a nota do Enem para a concessão das bolsas. Portanto, lembre-se: sem o Enem e Prouni você não conseguirá uma bolsa de estudos aqui na nossa instituição.

Conclusão

Percebeu como o Enem é um exame essencial para avançar nos estudos? Portanto, não esqueça de acompanhar o cronograma e estudar bastante! Confira todas as informações, datas e notícias no site do Enem, clicando aqui. 

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!