Blog do UNASP

Ainda não escolheu um curso de graduação? Saiba por onde começar.

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Você está nessa mesma fase de não saber o que estudar? Está em dúvida sobre o curso de graduação e qual carreira escolher? Não se apavore e mantenha a calma, porque é normal chegar ao final do ensino médio e não ter a menor ideia do que fazer da vida. Também é normal sentir-se assim até quem não saiu recentemente do ensino médio. O pior de tudo é ter essas dúvidas martelando todos os dias na cabeça. Mas, como já disse, é preciso manter a calma e analisar friamente a situação. É por isso, que nesse post há algumas dicas de como podemos resolver esse ‘probleminha’, ok? Então vamos lá!

Quando somos crianças dizemos que queremos ser astronauta, cantor, professor, e mais uma porção de profissões. Quando crescemos essas opções começam a soar loucura, como estivessem longe demais da realidade. Mas, você sabia que a resposta pode estar aí? Não esqueça dos seus gostos, só porque você cresceu. Tente pensar no que realmente te motiva e encanta. Poder ser que soa meio romântico, mas pode ser que aí esteja uma pista para saber qual profissão seguir. Faça perguntas e analise. É importante bater um papo consigo mesmo.

O que eu gosto de fazer?

O que realmente me interessa? Essa resposta não está apenas limitada pelas matérias da escola, mas precisa ser respondida analisando tudo aquilo que causa interesse. Não facilitou, não é? Vou tentar te ajudar. Que profissões você admira? Que profissões que executam um ofício que você se identifica? Você consegue se imaginar exercendo essa ou aquela profissão? Pode ser muito difícil pensar sobre isso sozinho. Nesses casos, converse com familiares, amigos, e profissionais da área que você se identifica. Isso vai te ajudar na hora de decidir.

Falando em decisão, existem muitos testes vocacionais para te ajudar, mas é preciso saber que eles não determinam a resposta. Eles servem apenas para dar um norte para quem não tem a menor ideia do que fazer. Evite realizar muitos testes de internet, procure um profissional, geralmente um psicólogo ou coach. Esse profissionais podem te ajudar a entender seus gostos, anseios e a chegar a uma resposta.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email list_id=”47b58773cd” woopra_actions=”newsletter:gostando_conteudos_blog” return_type=”Mensagem de sucesso abaixo” title=”Está gostando do post?” subtitle=”Assine a nossa newsletter e receba os novos conteúdos em primeira mão.” newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!” newsletter_id=”blog_conteudo_1″][vc_text_paragraph]

Dinheiro importa?

Não pense tanto no fator financeiro. Claro que dinheiro é importante, mas ele não pode ser o único motivador de toda uma vida profissional. Os valores que você tem são muito importantes na escolha de um curso de graduação e de uma profissão.

Sim, é um processo nada simples. Quem sabe não exista apenas uma única resposta e você tenha que decidir entre dois ou mais caminhos, sabendo que a escolha de um implica em dizer não para os outros?! Difícil, né?!

Avalie.

Seja objetivo. Faça uma lista com os seus valores e com os suas metas. Vá avaliando item por item e vendo quais têm maior ou menor peso para você.

  • Realização pessoal
  • Sucesso
  • Respeito
  • Remuneração
  • Segurança
  • Interesse na profissão 
  • Interesse no curso de graduação
  • Qualidade de vida

Escolha conforme sua consciência, ponderando coração e mente. Procure não escolher tanto com a emoção e nem tanto por motivos apenas racionais, busque o equilíbrio.

Pesquise.

Estude bastante sobre as possíveis profissões e também sobre o ritmo do curso na faculdade. É importante que você goste e se interesse pelos temas que a faculdade propõe sobre a aquela profissão. Afinal, estudar o que não te interessa não é legal.

Ah, se precisar de ajuda, o Unasp tem a grade curricular de todos os cursos de graduação, disponíveis para download, clique aqui para ver. E você ainda pode conversar com nossos professores e alunos. Certamente eles vão te ajudar a tomar uma decisão.

Qualquer coisa, estamos por aqui!

Até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email list_id=”47b58773cd” woopra_actions=”newsletter:gostando_conteudos_blog” return_type=”Mensagem de sucesso abaixo” title=”Não vá embora sem antes assinar a newsletter do blog!” subtitle=”Receba conteúdos direto no seu email.” newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!” newsletter_id=”blog_conteudo_2″][vc_text_paragraph]

[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também