Blog do UNASP

Dicas importantes para ajudar na memorização dos conteúdos das provas

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Você está tendo dificuldade em memorizar conteúdos importantes? Então, continue lendo esse post e descubra algumas dicas que irão te ajudar. 

Provas fazem parte de um sistema avaliativo que busca medir o quanto o aluno absorveu e aprendeu sobre certo conteúdo. Por isso que na grande maioria das vezes, precisamos memorizar muitos conteúdos para se sair bem na hora da prova.

Seja na escola ou na universidade, é comum encontrar certa dificuldade para memorizar. Esse é um dos problemas de memorização mais frequentes e que ocorre devido à falta de conhecimento de algumas técnicas que permitem o armazenamento dessas informações dentro do nosso cérebro.

Ou seja, em linhas gerais, essas técnicas são úteis para assimilar o conteúdo e irão ajudar na hora de responder as questões da prova.

Veja algumas delas!

1. Memorize brincando

Umas das maneiras educativas mais utilizadas na pedagogia é o processo lúdico. Isso quer dizer, que as crianças aprendem enquanto brincam. Diante disso, jogos, brincadeiras de roda, música, arte e outras brincadeiras são inseridas no processo de aprendizado.

Com nós, adultos, não precisa ser diferente. Também podemos aprender brincando. Por exemplo você pode procurar jogos de memorização de conteúdos. Você pode participar de um jogo de perguntas e respostas com os seus colegas. Onde as perguntas sejam referentes aos conteúdos que vão cair na prova. Outra brincadeira bem eficaz é montar um jogo da memória com perguntas e respostas correspondentes.

Encontre maneiras de divertir-se enquanto aprende.

2. Memorize desenhando

Algumas pessoas possuem facilidade para decorar informações através de desenhos, anotações e formas. Então, quando for estudar, tente pegar uma caneta e papel e ir escrevendo palavras chave, símbolos e desenhos que representam o que você está estudando.

Em suma, tanto faz se você vai escrever um texto corrido ou desenhar um esquema com flechas. O importante é transformar a informação a ser gravada em um registro manuscrito, para facilitar seu entendimento e compreensão.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Então, assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

3. Memorize cantando

A princípio parece loucura, mas não é! Essa é uma das formas mais eficaz para memorizar algum conteúdo. Desde crianças aprendemos muitas coisas com as musiquinhas do colégio. Já parou para contar a quantidade de canções que sabemos de cor?

Por esse motivo, é que professores de cursinhos e universidades adoram criar paródias musicais para ensinar o conteúdo e ajudar na memorização. Logo, quando envolta em melodia, qualquer informação pode ser gravada mais facilmente.

Um estudo de pesquisadores norte-americanos e alemães mostrou que a criação de um padrão rítmico e melódico é um excelente auxiliar das funções cognitivas. Um experimento com portadores de esclerose múltipla sugere que o estímulo musical incrementa a “codificação profunda” durante o aprendizado verbal.

Sendo assim, a música tem efeitos surpreendentes: estimula o cérebro de um modo poderoso a partir da nossa conexão emocional com ela.

Quando for estudar, tente criar sua própria música, melodias que já existem para você decorar mais rápido e com o conteúdo que você precisa memorizar.

Agora é com você!

Depois dessas dicas para memorizar de forma eficiente o conteúdo é hora de colocar em prática. Seja através de brincadeiras, desenhos ou músicas.

Ah, e se você tiver outra técnica ou dica que você utiliza para memorizar e quiser compartilhar com a gente, é só escrever nos comentários.

Bom estudo e até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Então, leia também:

• Tomar mais água vai te ajudar nos estudos. Quer ver só?

• Bloqueio criativo? Veja 6 dicas para estimular a sua criatividade

• Como ser autodidata. Veja essas técnicas para aprender mais e sozinho.

• Aprenda mais! Conheça o método de estudo Robinson.[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também