Blog do Unasp

Como ser autodidata. Veja essas técnicas para aprender mais e sozinho.

As pessoas autodidatas são conhecidas pela sua força de vontade e persistência em aprender algo por conta própria. Essa é uma qualidade que pode ser desenvolvida. Quer ver como?

Quando alguém afirma que aprendeu algo sozinho, em geral, a maioria das pessoas tende a ficar impressionadas. Ser um autodidata – ou seja, aprender por conta própria – às vezes parece coisa de quem é gênio ou possui um Q.I. de Einstein. Mas não é! Conheça algumas técnicas para aprender mais sozinho e ser um autodidata também!

1. Crie um cronograma de estudos.

Ser autodidata tem muitos pontos positivos, como estudar no horário que você quiser, por exemplo. Independentemente se você estuda para o vestibular, concurso ou uma prova, você precisa saber qual o conteúdo que necessita ser aprendido. Depois disso, fica mais fácil distribuí-lo em seu cronograma. Faça uma tabela para ser seguida em sua rotina. Assim, além de controlar o conteúdo, você saberá quanto tempo te sobra para aprofundar em determinado assunto.

Outra forma que vai ajudar você a se tornar um autodidata é buscar ferramentas que auxiliem os seus estudos. Seja como material de apoio ou como uma forma de aula, é interessante buscar aplicativos ou sites que façam com que você exercite seus conhecimentosAulas online disponíveis no YouTube, por exemplo, são uma boa opção.

2. Estabeleça horários fixos.

Talvez a dica mais difícil de se seguir seja essa. Quando temos flexibilidade, facilmente colocamos outras atividades no lugar do momento que separamos para os estudos. O nome disso é procrastinação e você deve evitar. O autodidata deve ter determinação, pois isso com certeza dará bons frutos no futuro. Se você separar uma hora e meia para estudar, siga este horário rigorosamente.

O ideal é separar sempre a mesma hora do dia. Por exemplo, se você tem das 13h às 14h para estudar, tente estudar todos os dias neste mesmo horário. Isso te ajuda a criar rotina, a incorporar esta nova atividade ao seu cotidiano. Caso não seja possível, adapte os horários de estudo conforme suas atividades por dia da semana, mas siga-as à risca!

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

3. Desligue seu telefone e “saia da internet”.

Importantes aliados na busca por conhecimento, algumas vezes a internet e o celular te atrapalham, tiram a sua concentração e fazem com que os momentos em que você separou para estudar fiquem menos proveitosos. Se você puder, evite mantê-los ligados durante o horário de estudo. Caso utilize o computador como fonte de pesquisas ou mesmo na realização de um curso online, evite abrir sites que não tenham a ver com o seu objetivo.

Isso vale para os e-mails, redes sociais, notícias aleatórias. Avise os amigos e família que neste momento você estará ocupado, como se estivesse no trabalho, por exemplo. Algumas pessoas a nossa volta demoram a perceber a seriedade que ser autodidata exige, por isso seja rigoroso desde o início. Logo elas perceberão que você precisa deste momento de tranquilidade e ficará mais fácil lidar com isso.

4. Separe um espaço para estudar.

Tenha um cantinho dedicado para isso. É necessário que esse local seja   bastante tranquilo, de preferência que você possa ter silêncio.

Para ser autodidata você precisa de: dedicação. A única diferença é que, nesse método, a única pessoa responsável pelo tempo que você determina para as suas aulas é você. Organize-se e busque formas de manter os estudos interessantes e diferentes e os resultados virão!

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!