PROAD

APRESENTAÇÃO

Justificativa

A vida universitária tem correspondido a um período cada vez mais abrangente no ciclo da vida. O processo atual de expansão do Ensino Superior e o sistema de educação permanente, motivados por demandas mercadológicas crescentes, possibilitaram, a muitos profissionais já inseridos no mercado de trabalho, o ingresso na Instituição de Ensino Superior, em busca de melhor formação acadêmica. Em decorrência disso, uma clientela universitária cada vez mais heterogênea e numerosa, nem sempre bem preparada academicamente, enfrenta não apenas o desafio de acesso, mas, sobretudo, o de permanência na educação superior. Nesse processo, muitos acabam, infelizmente, se desmotivando e engrossando os percentuais de evasão escolar.

Para que o Ensino Superior possa enfrentar essa complexa realidade, torna-se imprescindível a disponibilização de serviços que tenham o objetivo específico de orientar ao aluno. É verdade que há os que superam seus problemas por si mesmos, mas não há como negar, por outro lado, a existência de um grande contingente de alunos necessitando de orientação para minimizar dificuldades relacionadas à escolha da profissão. É necessário esta orientação para que a vida universitária cumpra seu objetivo de promover seu desenvolvimento intelectual, social, moral e espiritual.

A Assessoria de Apoio Acadêmico ao Discente, vinculada à Diretoria de Graduação do Campus, foi criada justamente para isso. Através de seu Programa de Apoio Acadêmico ao Discente (PROAD), baseado nos princípios, valores e filosofia que norteiam a instituição, procura detectar, avaliar e criar estratégias para suprir as necessidades dos estudantes.

VISÃO

Ser um Serviço de Assessoramento ao Discente reconhecido pelo excelente apoio prestado ao desenvolvimento integral de suas potencialidades pessoais, acadêmicas e profissionais.

MISSÃO

Apoiar aos estudantes em suas atividades acadêmicas, no contexto dos valores bíblico-cristãos, para o viver pleno e a excelência no servir.

OBJETIVO GERAL

Assessorar os estudantes em sua adaptação ao ambiente universitário, em seu desempenho acadêmico, bem como na definição e construção de sua carreira profissional.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1.    Contribuir para o desenvolvimento acadêmico dos alunos, visando à utilização de forma integrada dos recursos intelectuais, psíquicos, relacionais e espirituais, maximizando suas potencialidades e minimizando as dificuldades apresentadas.

2.    Oferecer apoio psicopedagógico junto ao corpo discente que possibilite sanar dificuldades básicas quanto a hábitos de estudo e a deficiências acadêmicas.

3.    Proporcionar auxílio aos alunos ingressantes, com o objetivo de facilitar sua adaptação inicial, oferecendo suporte vocacional e aconselhamento, nivelamento nas áreas básicas para a aquisição de novos conhecimentos e acompanhamento aos desafios de aprendizagem.

4.    Prover sistematicamente um serviço de orientação vocacional, possibilitando a escolha e re-opção de curso.

5.    Proporcionar, ao discente, orientação profissional para o conhecimento da área de atuação escolhida, mercado de trabalho, empreendedorismo e empregabilidade.

6.    Prover auxílio psicopedagógico e acompanhamento psicológico, oportunizando ao discente o autoconhecimento, a aceitação de si mesmo e a expansão de seu potencial.

POLÍTICAS POR ÁREA DE ATENDIMENTO

1. Otimização do bem-estar integral do estudante no ambiente acadêmico

Promoção da integração do aluno ingressante à vida universitária, sua adaptação ao novo contexto acadêmico, bem como a administração de seu tempo para a realização das atividades requeridas. Orientação sobre vários métodos de estudos e os diversos estilos de aprendizagem, possibilitando ao aluno a escolha consciente dos métodos e estilos mais produtivos. Informações sobre as diferentes metodologias de estudo do Ensino Superior, prevenindo possíveis dificuldades e corrigindo as que eventualmente surjam.

2. Minimização dos fatores interferentes que dificultam o desempenho acadêmico.

Diagnóstico de fatores que interferem no desempenho acadêmico do discente, visando uma melhor compreensão de suas dificuldades, proporcionando orientação e assessoria necessária e encaminhamento a serviços especializados.

3. Promoção de ações que favoreçam a orientação e o encaminhamento profissional.

Oferta ao discente de orientação a respeito do curso escolhido, área de atuação, perfil profissional, considerando suas habilidades, interesses, valores, características pessoais e sociais, inclinação, situação financeira, bem como assessoramento na tomada de decisões e inserção no mercado de trabalho.

4.  Criação de Mecanismos de Acompanhamento de Egressos e oportunização de formação continuada.

Desenvolvimento de instrumentos de coleta de opinião dos egressos sobre a formação recebida (site, entrevistas, questionários, encontros de ex-alunos), e de mecanismos de contato com agências empregadoras para obtenção de informação a respeito do desempenho do egresso no mercado de trabalho.

As informações obtidas destinam-se à melhoria dos programas acadêmicos e ofertas de educação continuada.

AVALIAÇÃO

A Instituição de Ensino Superior possui um programa de avaliação institucional periódico e sistemático que atende todas as dimensões e níveis organizacionais.

Recursos  – conforme cada campus

Humanos– Composto por uma assessora geral pedagoga, uma psicopedagoga quatro secretárias, apoiadas por uma equipe multiprofissional, formada por pastores e psicólogos. Também contamos com os professores e coordenadores de curso do próprio Campus.

Materiais– As instalações do PROAD são localizadas no interior do prédio do Ensino Superior, provendo fácil acesso aos alunos. Dispõe de uma sala para atendimentos rotineiros e de uma sala adjacente, onde são realizados os atendimentos ao aluno e, caso necessário, utilizam-se outras salas do prédio.

Ao promover eventos coletivos, o PROAD se utiliza de salas, auditórios e de todo espaço necessário do complexo físico do UNASP ou fora dele, conforme a necessidade.