Grade curricular e ementa das disciplinas

1º Semestre
Apresentação introdutória do problema filosófico-religioso de Deus, Sua existência, natureza, poder criador, revelação, amor e atuação na história deste mundo.
Bases conceituais em epidemiologia e sua aplicabilidade na área da saúde. Métodos e técnicas de abordagem epidemiológica e medidas de Saúde Coletiva. Leitura einterpretação dos dados para a compreensão das condições de saúde da população, incluindo diagnóstico situacional e territorialização.
Estudo da bioquímica e da biologia celular na compreensão da célula como unidade funcional e estrutural dos diversos sistemas.
Caracterização do curso de bacharelado em Educação Física a partir das diretrizes curriculares e projeto pedagógico. Código de ética do profissional de Educação Física. Campo de atuação profissional
Componente curricular que possibilita o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar, incluindo a prática de estudos atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as ações junto à comunidadeContribui para a flexibilização curricular.
Atividades Práticas Específicasda Fisioterapia I
Atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de educação superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.
2º Semestre
Conhecer a interpretação evolucionista e criacionista da paleoantropologia e os movimentos concorrentes do século XIX: comunismo materialista e o espiritismo moderno; evolucionismo Darwinista; movimento Adventista.
A capacidade de leitura e escrita como atividades essencialmente ligadas ao processo de comunicação próprio ao ambiente escolar, estimulando o discente a desenvolver a capacidade de leitura e escrita para desenvolvimento e exercício pleno da função docente. Utilização de diversos tipos e gêneros textuais. As questões relativas a direitos humanos e seus desdobramentos, educação ambiental e diversidade cultural e étnica.
Compreender o desenvolvimento embrionário e fetal humano, com abordagem dos processosde gametogênese, fecundação e nidação, anexos embrionários e das etapas iniciais dodesenvolvimento humano. Conceituar as noções básicas da genética, bem como as basescitológicas da herança, meiose, determinação do sexo, material genético, diagnóstico pré?natal e aconselhamento genético.
Atividades Complementares II
Atividades Práticas Específicasda Fisioterapia II
Atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de educação superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.
3º Semestre
Diálogo entre a ciência e a religião. Origem do Universo. Origem da vida na Terra. Evidências de um Criador. Dilúvio universal. Implicações do criacionismo e evolucionismo.
Revisão histórica das políticas de saúde no Brasil e a construção das bases do SistemaÚnico de Saúde (SUS). Relação entre princípios e diretrizes do SUS e o exercícioprofissional em saúde. Inserção do discente no contexto de saúde local, com leituracrítica da realidade e desenvolvimento do pensamento autônomo nas questões de saúde.
Introdução à teoria da ciência. Estrutura de projetos de pesquisa em comunicação.Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação.
A disciplina trata do estudo das estruturas corporais e seus sistemas, e de como eles são afetados quando submetidos a turnos de exercício agudo ou crônico. Trata das respostas, ajustes e adaptações sofridas pelo organismo em função de estímulos na forma de exercício. Seus conceitos são aplicados à promoção da saúde e aos diversos âmbitos de atuação do profissional de Educação Física.
Conceituar e proporcionar a compreensão da cinesiologia e biomecânica. Fornecer noções dafisiologia articular normal como parâmetro para compreender as disfunçõesmusculoesqueléticas. Aplicação da cinesiologia e biomecânica como método terapêutico e de avaliação.
Atividades Complementares III
Atividades Práticas Específicasda Fisioterapia III
Atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de educação superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.
4º Semestre
A problemática da existência do mal e a solução oferecida pela intermediação divina através da pessoa de Jesus Cristo. Estudo do processo de reconstrução do homem a partir da influencia do cristianismo.
A bioestatística trata com os processos de avaliação, administração, interpretação e análise de dados obtidos a partir dos resultados de testes aplicados em Educação Física e Esportes, proporcionando discussão sobre a questão da quantidade versus a qualidade. A análise estatística permite a realização de inferências acerca da similaridade ou não entre conjuntos de dados. Vista sob a perspectiva da dialética, o processo estatístico e sua intervenção ao nível empírico da realidade relacionam as principais medidas e testes aos fenômenos biológicos, motores e atitudinais dos indivíduos submetidos à prática de exercícios físicos, treinamento e esporte.
Introdução ao estudo da Farmacologia. Farmacologia do Sistema Nervoso Autônomo e Central. Farmacologia dos Principais Órgãos e Sistemas.
Bases, métodos e técnicas da avaliação cinético?funcional. Compreensão, elaboração e aplicação da ficha de avaliação. Interpretação dos principais tipos de exames complementares(laboratoriais e de imagem) que são rotineiramente utilizados, tanto no nível ambulatorial quanto no hospitalar. Interpretação da avaliação e elaboração do diagnóstico cinético?funcional.
Atividades Complementares IV
Atividades Práticas Específicasda Fisioterapia IV
Atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de educação superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.
5º Semestre
Conhecer a história mundial segunda a interpretação bíblica, enfocando as ações de Deus no passado, presente e Seus planos para o futuro.
Leitura e interpretação de textos técnicos relativos a área de negócios em lingua inglesa. Identificação e análise linguística a partir do texto.
Fundamentos da Ergonomia. Análise Ergonômica do Trabalho, bem como do ambiente,acidentes e sobrecarga de trabalho (física, cognitiva, psíquica). Toxicologia ambiental eocupacional. Noções de Biossegurança. Elementos para a transformação das condições detrabalho. Princípios fundamentais da intervenção ergonômica e a importância do Fisioterapeuta na equipe de Saúde Ocupacional de uma empresa.
Compreender e aplicar os métodos e técnicas de terapias manuais, naturais e de hidroterapia.Conhecer suas propriedades como agentes terapêuticos abrangendo seus conceitos, efeitosfisiológicos, técnicas de aplicação, indicações e contraindicações. Utilização dos recursospropiciando bases para seu emprego no programa terapêutico.
Conceituar e discutir o envelhecimento, a longevidade e a qualidade de vida; estudaras teorias do envelhecimento, os conceitos e as metodologias atuais em geriatria e gerontologia.Atuação da equipe multiprofissional em instituições asilares, hospitalares e centros dia.Avaliação e tratamento fisioterapêutico de pacientes idosos com doenças musculoesqueléticas,traumáticas, reumatológicas e neurológicas. Abordagem hospitalar e ambulatorial. Estudo dasdoenças reumáticas, assim como sua etiopatogenia, fisiopatologia, avaliação e tratamento fisioterapêutico.
Atividades Complementares V
Atividades Práticas Específicasda Fisioterapia V
Atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de educação superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.
6º Semestre
Conhecimento e prática dos conceitos bíblicos e científicos de saúde. O estilo de vida adventista. O conceito de saúde integral e dos fatores que contribuem para a saúde. Relação da mensagem de saúde com a terceira mensagem angélica e o testemunho cristão.
A ementa está condicionada ao elenco das disciplinas optativas propostas no PPC e da escolha dosestudantes.
Conceitos gerais em neonatologia e pediatria. Compreender os distúrbios respiratórios eneurológicos no período neonatal, o crescimento e desenvolvimento infantil e principaiscuidados nos primeiros anos de vida, bem como as principais alterações ortopédicas emetabólicas do recém?nascido. Oncologia Pediátrica. Avaliação e atuação do fisioterapeutafrente às principais alterações encontradas em Neonatologia e Pediatria.
Proporciona a fundamentação das bases fisiopatológicas necessárias para a atuação nasdiferentes disfunções neurológicas pediátricas. Estabelecimento dos objetivos e procedimentosfisioterapêuticos tendo como base o quadro clínico de cada paciente.
Fundamentos da eletrotermofototerapia. Uso dos recursos na prática clínica da Fisioterapia.Ações terapêuticas, indicações, cuidados, contraindicações, técnicas de aplicação, manuseio eutilização no tratamento de processos patológicos do sistema musculoesquelético e neurológico.
Atividades Complementares VI
Atividades Práticas Específicas da Fisioterapia VI
Atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de educação superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.
7º Semestre
Conhecer os princípios éticos cristãos que devem orientar o comportamento pessoal e profissional. Incorporar o maior número possível desses princípios à sua vida pessoal e/ou profissional, incluindo a proteção dos direitos da pessoa com transtorno do espectro Autista.
A ementa está condicionada ao elenco das disciplinas optativas propostas no PPC e da escolha dosestudantes.
Apresentação e discussão dos conceitos de gestão, planejamento e desenvolvimento de pessoas.Definição dos perfis pessoais desejados, identificação das competências necessárias e elaboração dematriz de competências. Apresentação de métodos e técnicas para seleção de pessoas com o perfildesejado. Conceito de avaliação de pessoas e identificação de ferramentas e sistemas de avaliação ediagnóstico. Identificação de necessidades de treinamento e seus possíveis tipos e abordagens.Captação de talentos e desenvolvimento de lideranças.
Manifestações clínicas das principais afecções que acometem o sistema nervoso central eperiférico do adulto, nos diferentes estágios das doenças, bem como suas demais características(etiologia, fisiopatologia, quadro clínico, prognóstico e tratamento multidisciplinar) e,correlaciona com os princípios da prática da assistência fisioterapêutica contemporânea,fundamentando a discussão dos objetivos funcionais e estratégias de condutas fisioterapêuticas.
Estudo anátomo?funcional do sistema cardiovascular e respiratório, exame físico e ainterpretação dos exames complementares utilizados em cardiologia e pneumologia, bemcomo, a sua correlação com outros sistemas do corpo humano. Princípios elementaresnecessários à prática da atividade física e a reabilitação cardiovascular e pulmonar para o indivíduo cardiopata e/ou pneumopata.
Atividades Complementares VII
Atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de educação superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.
Elaboração de TCC
8º Semestre
Estudo dos valores religiosos e sua necessidade e aplicabilidade à vida pessoal e profissional.
Estudo das principais doenças dos sistemas linfático, epitelial e tegumentar. Avaliação etratamento fisioterapêutico incluindo o emprego de agentes físicos, químicos e mecânicos nas alterações dermatofuncionais.
Apresentar a rotina de atendimento fisioterapêutico que envolve o paciente de alto riscointernado em Unidade de Terapia Intensiva adulto, pediatria e neonatal. Aborda as principaissituações clínicas e cirúrgicas, procedimentos de rotina e de emergência e monitorização intensiva.
Estudo anátomo?funcional do sistema cardiovascular e respiratório, exame físico e ainterpretação dos exames complementares utilizados em cardiologia e pneumologia, bemcomo, a sua correlação com outros sistemas do corpo humano. Princípios elementaresnecessários à prática da atividade física e a reabilitação cardiovascular e pulmonar para o indivíduo cardiopata e/ou pneumopata.
Atividades Complementares VIII
Atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de educação superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.
Elaboração de TCC
9º Semestre
Visão geral de como atender ao paciente em sua filosofia de vida e crenças religiosas.
Estágio Curricular Supervisionado
Atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de educação superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.
10º Semestre
Estudo do voluntariado, ação social e missionarismo no contexto brasileiro einternacional. Diferenças culturais, comunicação transcultural e mudança. Estratégiaspara o serviço voluntário e transformação humana. Metodologia para a análise econstrução de projetos de voluntariado.
Estágio Curricular Supervisionado
Atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de educação superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.