Grade curricular e ementa das disciplinas

1º Semestre
Estudo sobre a construção geral do corpo humano e sobre o Aparelho Locomotor (Osteologia, Sindesmologia e Miologia)
Estudar as características morfológicas e funcionais da célula, a formação, a diferenciação e a funcionalidade dos diversos tecidos que compõem os sistemas biológicos, abordando os mecanismos de adaptação da célula e tecidos biológicos decorrentes da prática da atividade física e do treinamento sistematizado.
Caracterização do curso de bacharelado em Educação Física a partir das diretrizes curriculares e projeto pedagógico. Código de ética do profissional de Educação Física. Campo de atuação profissional
Introdução às temáticas relacionadas ao crescimento, desenvolvimento e maturação. Aborda os fatores determinantes nas fases de aprendizagem motora, as implicações para a pratica de ensino de movimentos ou esportes expecíficos, abordando conceitos e métodos de aprendizagem, memoria, atenção, motivação, feedback e processamento de informações.
Vivência, contato e aprendizagem teórico-práticos de processos didático-pedagógicos para o ensino de elementos e conteúdos do universo gímnico, com enfoque especial na Ginástica Geral e suas contribuições para a educação física. Panorama histórico; perspectivas de atuação; conceitos, aplicações e elementos principais. Desenvolvimento de processos elaborativos para composições coreográficas e formas de expressão corporal. Habilidades e competências para autonomia e possibilidades de atuação profissional dentro do universo da ginástica. Espaço de discussão, análise e crítica sobre as manifestações corporais no universo da ginástica e suas formas de utilização.
História antiga e a concepção corporal do ideal greco-romano. Concepção higienista. Concepção-sócio-cultural influenciada pela visão militarista. Relação entre Educação Física e esporte com o processo histórico de construção da sociedade. Políticas governamentais para promoção da Educação Física e do esporte. Concepção de corpo produtivo/eficiente/mercadoria. Organização profissional e as entidades representativas como resultado do processo histórico. Tendências e perspectivas.
História do Atletismo. Valor pedagógico do atletismo. Estudo das regras, técnicas e métodos de cada modalidade. Familiarização com a pista, o campo e os implementos utilizados no correr, saltar, lançar e arremessar. Aplicação das qualidades físicas, emocionais e morais, obtidas e desenvolvidas na prática das atividades atléticas como ferramentas de trabalho no desenvolvimento das qualidades necessárias para a formação da personalidade de um cidadão.
Introdução aos estudos do fenômeno jogo e suas relações com a Educação Física
Componente curricular que possibilita o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar, incluindo a prática de estudos atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as ações junto à comunidadeContribui para a flexibilização curricular.
2º Semestre
Estudo macroscópico e considerações funcionais dos sistemas cardíaco, respiratório, digestivo, urinário, reprodutores masculino e feminino, e nervoso.
Conhecer a interpretação evolucionista e criacionista da paleoantropologia e os movimentos concorrentes do século XIX: comunismo materialista e o espiritismo moderno; evolucionismo Darwinista; movimento Adventista.
Introdução à Psicologia. Desenvolvimento psicológico do ser humano na inter-relação de suas dimensões biológica, sociocultural, afetiva, cognitiva e espiritual, no contexto bíblico-cristão. Infância, adolescência, juventude e vida adulta.
Abordagem histórica do Basquetebol mundial e nacional, com suas regras oficiais. Abordagem dos métodos e sistemas de ensino da iniciação e fundamentos do basquetebol, sequência pedagógica para o desenvolvimento da técnica e dos sistemas táticos de ataque e defesa. É salientado o papel do professor de educação física como agente orientador e transformador de caráter, usando o esporte coletivo como ferramenta de trabalho, no desenvolvimento da personalidade dos alunos.
Análise dos fundamentos filosóficos aplicados ao corpo, ao esporte e as diferentes manifestações corporais e sua influência na formulação de uma cosmovisão orientadora da leitura e interpretação da realidade.
A capacidade de leitura e escrita como atividades essencialmente ligadas ao processo de comunicação próprio ao ambiente escolar, estimulando o discente a desenvolver a capacidade de leitura e escrita para desenvolvimento e exercício pleno da função docente. Utilização de diversos tipos e gêneros textuais. As questões relativas a direitos humanos e seus desdobramentos, educação ambiental e diversidade cultural e étnica.
A ementa está condicionada ao elenco das disciplinas optativas propostas no PPC e da escolha dosestudantes.
A disciplina estuda os conteúdos básicos da Bioquímica de Exercício e os ajustes e adaptações de sistemas biológicos específicos quando submetidos à atividade física e ao treinamento físico sistematizado. Os sistemas biológicos abordados serão: bioenergética e sistema hormonal.
Componente curricular que possibilita o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar, incluindo a prática de estudos atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as ações junto à comunidadeContribui para a flexibilização curricular.
3º Semestre
Ciência e conhecimentos. A evolução do conhecimento científico. Técnica, ciência e tecnologia. Métodos e técnicas científicas. Pesquisa e desenvolvimento. Projeto de pesquisa. Comunicação e expressão. Comportamento profissional. Propriedade Intelectual. Análise de situações comunicacionais no campo agronômico.
A problemática da existência do mal e a solução oferecida pela intermediação divina através da pessoa de Jesus Cristo. Estudo do processo de reconstrução do homem a partir da influencia do cristianismo.
A disciplina trata do estudo das estruturas corporais e seus sistemas, e de como eles são afetados quando submetidos a turnos de exercício agudo ou crônico. Trata das respostas, ajustes e adaptações sofridas pelo organismo em função de estímulos na forma de exercício. Seus conceitos são aplicados à promoção da saúde e aos diversos âmbitos de atuação do profissional de Educação Física.
Estudo teórico-prático do futebol, futsal e futebol society. Origem, história, fundamentos técnicos e sua prática. Estudo das metodologias, capacidades e habilidades da modalidade com ações multilaterais. Estudo das regras. Estudo dos procedimentos pedagógicos para o seu ensino na iniciação, formação e especialização esportiva. Jogos pré-desportivos, adaptados e recreativos. Preparo e orientação para o uso da atividade desportiva como contribuição ao desenvolvimento da personalidade.
Reflexões sobre os aspectos teóricos e práticos de ensino, seus fundamentos e implicações para a prática docente.
O indivíduo inserido no contexto social e sua interação no processo educacional. As relações sócio-político-históricas e culturais e sua repercussão na educação. A dinâmica das instituições educacionais e sociais, seu papel e sua função no projeto pedagógico. O papel social do professor como elemento mantenedor ou transformador da sociedade.
Histórico e características da dança. A dança, a expressão corporal e a música como manifestação e experiência de movimentos, reflexões e vivências educativas observando as novas tendências acadêmicas. Aspectos metodológicos, dramatização, improvisação e criatividade nos movimentos.
Aspectos essenciais na organização dos eventos esportivos: análise e planejamento. A organização de eventos esportivos em clubes, academias e instituições públicas e privadas. Organização de Eventos Esportivos: Elaboração de Regulamentos e Tabelas de Jogos; Organização de campeonatos e torneios Eventos esportivos: trabalho em equipe, cerimonial, segurança, regulamento, check-list. A organização esportiva de pequenos, médios e grandes portes. Elaboração de Projetos e eventos esportivos.
Componente curricular que possibilita o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar, incluindo a prática de estudos atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as ações junto à comunidadeContribui para a flexibilização curricular.
4º Semestre
Estudo do homem na sua relação transformadora com o ambiente e consigo próprio, através das práticas corporais sob a perspectiva psicológica. Compreensão e reflexão acerca da importância da experiência corporal e suas práticas para questões relacionadas ao self e ao equilíbrio emocional. Estudo e análise das estruturas do comportamento e dos fenômenos psicológicos e seus aspectos inerentes às práticas corporais, no jogo, esportes e exercícios, para os diversos contextos de atuação em EF. Interpretação dos fenômenos emocionais e comportamentais à luz das teorias da psicologia geral, psicologia do esporte e do exercício, psicologia da educação e do desenvolvimento, além de suas correlações e importância para a educação física.
Conhecer a história mundial segunda a interpretação bíblica, enfocando as ações de Deus no passado, presente e Seus planos para o futuro.
A disciplina discute os conceitos de calorimetria, macro e micro nutrientes, metabolismo e necessidades nutricionais na prática das diversas modalidades de atividade física na faixa etária escolar. Questões atuais como a suplementação alimentar e o doping também são abordadas.
Propiciar aos alunos conhecimento sobre os fundamentos técnicos e práticos da natação na educação física escolar. Discutir o desenvolvimento, as habilidades e técnicas de ensino. A natação no Brasil e no mundo e suas ramificações (terapêutica e utilitária).
Estudo dos aspectos metodológicos para a elaboração de projetos e relatórios de pesquisa, e análise de métodos e técnicas de pesquisa, visando a detalhar e implementar o projeto de Trabalho de Conclusão de Curso, com o acompanhamento do docente orientador.
A ementa está condicionada ao elenco das disciplinas optativas propostas no PPC e da escolha dosestudantes.
Estudo teórico-prático do handebol: história, fundamentos, habilidades individuais, ações multilaterais, ações coletivas e regras. Procedimentos pedagógicos para o seu ensino na educação física escolar. Jogos pré-desportivos, adaptados e recreativos.
Descrição, análise e interpretação dos segmentos do corpo humano com seus respectivos planos e eixos de movimento, relacionados às atividades do cotidiano, exercícios físicos e esportes. Funções do movimento humano, em condições de normalidade ou patológicas, métodos e procedimentos próprios para melhor compreensão dos complexos parâmetros que compõem movimentos.
Componente curricular que possibilita o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar, incluindo a prática de estudos atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as ações junto à comunidadeContribui para a flexibilização curricular.
5º Semestre
Conhecer e utilizar os princípios que contribuem para uma vida pessoal e profissional de melhor qualidade.
Discussão e apresentação dos aspectos mais importantes relacionados à medida e ao diagnóstico para o estudo do tamanho, forma, proporção, função, composição e maturação do corpo humano em fase escolar, em franco crescimento e desenvolvimento, com vistas a ampliar os conhecimentos a respeito do organismo humano relativamente ao crescimento, desenvolvimento, envelhecimento, atividade física e estado nutricional.
Elaboração das etapas iniciais do Trabalho de Conclusão de Curso, com acompanhamento de docente-orientador, com base nas teorias estudadas e na prática vivenciada em estágio curricular supervisionado.
disciplina busca desenvolver habilidades metodológicas para o ensino do voleibol. História do voleibol. Ensinar e aprimorar os fundamentos desse esporte. Estudo das regras, técnicas, táticas e sistemas do voleibol. Preparar e orientar o aluno a usar a atividade desportiva como forma de contribuir com o desenvolvimento da personalidade dos atletas/clientes. O aperfeiçoamento das qualidades desportivas deverá apoiar-se na formação dos sentimentos morais e no aprimoramento do caráter.
Estágio Curricular Supervisionado I
Estudo teórico-prático da ginástica rítmica. Procedimentos pedagógicos para o seu ensino e manuseio dos aparelhos. Apresentação da ginástica olímpica, sua história e equipamentos. A ginástica na educação física escolar como componente da formação do indivíduo.
Nesta disciplina será abordada a responsabilidade ética e legal do professor de Educação Física na prevenção de acidentes e na prestação de socorros no ambiente escolar. Os alunos receberão conhecimentos sobre as formas de atuação nas diversas situações de emergência que permeiam sua atuação.
Atividades realizadas em meio aquático e sua inserção nas academias. Uso de equipamentos em atividade motora no meio aquático. Preparo físico de atletas na piscina e atividade física voltada a diferentes públicos no meio aquático.
Estágio Curricular Supervisionado
6º Semestre
Estudo das características da ciência e da Bíblia. Controvérsias entre a Ciência e a Bíblia. Hipóteses para a origem do universo e do planeta Terra: principais modelos das origens, na perspectiva da estrutura conceitual evolucionista e criacionista. Implicações filosóficas e sociológicas do Evolucionismo. Implicações filosóficas e sociológicas do Criacionismo. As visões de mundo e as relações da Bíblia com a Ciência.
Estágio Curricular Supervisionado II
Conceitos e características das principais doenças crônicas e condições especiais que acometem crianças e adolescentes em idade escolar. Bases de planejamento para o atendimento de crianças, adolescentes, adultos e idosos com necessidades especiais.
A bioestatística trata com os processos de avaliação, administração, interpretação e análise de dados obtidos a partir dos resultados de testes aplicados em Educação Física e Esportes, proporcionando discussão sobre a questão da quantidade versus a qualidade. A análise estatística permite a realização de inferências acerca da similaridade ou não entre conjuntos de dados. Vista sob a perspectiva da dialética, o processo estatístico e sua intervenção ao nível empírico da realidade relacionam as principais medidas e testes aos fenômenos biológicos, motores e atitudinais dos indivíduos submetidos à prática de exercícios físicos, treinamento e esporte.
A ementa está condicionada ao elenco das disciplinas optativas propostas no PPC e da escolha dosestudantes.
Fundamentos da Recreação e Lazer em EF
Coordenação pedagógica e acadêmica, em grupo e individualizada da realização da pesquisa, produção do texto científico para a conclusão do curso. Estrutura de diferentes modalidades na apresentação do trabalho: monografia, artigo científico, portfólio, trabalho experimental (projetos práticos), segundo o regulamento de TCC da instituição.
Estudo das questões relacionadas à pessoa cm deficiência e à educação física adaptada. Conceitos e características das principais deficiências sensoriais, físicas e cognitivas. Análise dos princípios das modalidades esportivas adaptadas. Bases de planejamento para o atendimento de pessoas com necessidades especiais.
Estudo teórico e prático das modalidades contemporâneas
Estágio Curricular Supervisionado
7º Semestre
Ementa: A disciplina trata da epidemiologia da terceira idade, das teorias atuais do envelhecimento e das características fisiológicas e psicossociais do processo de envelhecimento. São discutidas diversas formas de intervenções com atividade física e a elaboração de programas individualizados ou em grupo adequados a esta faixa etária.
A disciplina tem como elemento de estudo fatores estruturais e funcionais do corpo humano enquanto princípios básicos para análise do movimento. Os fatores mecânicos e fisiológicos que influenciam as características do gesto motor também são abordados.
Discussão e apresentação dos aspectos mais importantes relacionados à medida e ao diagnóstico para o estudo do tamanho, forma, proporção, função, composição e maturação do corpo humano, em franco crescimento e desenvolvimento, com vistas a ampliar os conhecimentos a respeito do organismo humano relativamente ao crescimento, desenvolvimento, envelhecimento, atividade física e estado nutricional.
Conhecer os princípios éticos cristãos que devem orientar o comportamento pessoal e profissional. Incorporar o maior número possível desses princípios à sua vida pessoal e/ou profissional, incluindo a proteção dos direitos da pessoa com transtorno do espectro Autista.
Trata do estudo das estruturas cardiovasculares e respiratórias e seus sistemas, e de como são afetados quando submetidos a turnos de exercício agudo ou crônico. Estuda as respostas, os ajustes e as adaptações sofridas pelo organismo em função de estímulos na forma de exercício. Seus conceitos são aplicados ao treinamento esportivo, à prevenção, à reabilitação e à restauração da saúde.
Estudo da ciência do treinamento esportivo, bem como dos fatores que a influenciam. Descreve os meios para o aprimoramento das capacidades físicas, da qualidade técnica, tática e volitiva.
Estágio Curricular Supervisionado III
A disciplina busca inserir o aluno no contexto mercadológico da Educação Física, auxiliando na montagem e elaboração de projetos empreenderes na referida área de atuação
Estágio Curricular Supervisionado
8º Semestre
Estudo dos elementos gerais do marketing e da administração, em especial do marketing esportivo e da administração esportiva. Capacitação do estudante para gerir um projeto e sua aplicação prática, quanto ao seu plano de ação.
A disciplina trata da história da ginástica de academia, das estruturas técnicas e metodológicas das aulas. Conhecimento teórico e prático dos vários estilos de ginástica de academia. Também é feita uma revisão das adaptações anatômicas e fisiológicas ao treinamento neuromuscular. Conhecimento teórico e prático dos principais equipamentos e instalações de musculação. Apresentação de diretrizes para o planejamento de programas de musculação. Prescrição de atividade física segura e eficaz, considerando as diversas peculiaridades do ser humano. Adequação do exercício às condições individuais do cliente.
Estágio Curricular Supervisionado IV
Entender a religiosidade como um fenômeno humano inerente. Compreender a importância da formação religiosa como um diferencial na vida pessoal e profissional. Conscientizar os estudantes quanto à sua inserção na história e cultura afro-brasileira e indígena. Perceber a demanda por profissionais cujo perfil inclua a formação religiosa.
Estudo dos modelos de planejamento para o treinamento esportivo. Análise dos meios que propiciam a melhora do rendimento esportivo em decorrência da distribuição do trabalho de uma ou mais capacidades biomotoras em períodos de treinamento.
Aspectos contemporâneos da Educação Física. Práticas, gestão e vivências motoras no contexto atual tanto na perspectiva da reflexão quanto da ação.
Estágio Curricular Supervisionado