Grade curricular e ementa das disciplinas

1º Semestre
Apresentação introdutória do problema filosófico-religioso de Deus, Sua existência, natureza, poder criador, revelação, amor e atuação na história deste mundo.
Intervalos Reais. Funções Reais. Geometria Analítica: Coordenadas. Retas. Curvas planas. Álgebra linear: Sistemas de equações lineares. Matrizes. Valores próprios. Aplicações. Noções de Geometria plana e espacial. Introdução ao cálculo numérico.
Vetores. Dependência Linear. Base. Produto escalar. Produtovetorial. Produto misto. Coordenadas Cartesianas. Retas. Planos. Distâncias. Cônicas.
Análise de situações comunicacionais em ambienteda Engenharia de Produção. Introdução à coesão e coerência textuais. Confecção de textosorais e escritos a partir da língua portuguesa instrumental. Orientação sobre comportamentolinguístico em diversas esferas de circulação textual.
Definição e conceituação da Engenharia de Produção.Evolução dos cursos de Engenharia de Produção no Brasil. Áreas da Engenharia de Produção.51O curso de Engenharia de Produção do UNASO: estrutura curricular, acervo bibliográfico,laboratórios, atividades extracurriculares de pesquisa e extensão. Escritório modelo. Mercadode Mercado de Trabalho da Engenharia de Produção. Instituições nacionais e internacionaisassociadas à Engenharia de Produção. A realidade brasileira e os desafios à Engenharia deProdução.
Introdução à lógica de programação:variáveis, tipos de dados, constantes, operadores aritméticos, expressões, atribuição,representações gráfica e textual de algoritmos, estruturas de controle. Uso de uma linguagemde programação estruturada.
A empresa e sua organização. O papel doengenheiro na administração. Planejamento. Controle. Direção de pessoas. Questões daAdministração do Sec. XXI.
Atividades Complementares I
2º Semestre
Conhecer a interpretação evolucionista e criacionista da paleoantropologia e os movimentos concorrentes do século XIX: comunismo materialista e o espiritismo moderno; evolucionismo Darwinista; movimento Adventista.
A anti-derivada. Integral indefinida: definição e propriedades. Métodos deintegração por substituição e por partes. Problema do valor inicial. Somas de Riemann. Aintegral definida. Teorema Fundamental do Cálculo. Aplicações da integral definida: cálculo deáreas, cálculo de volumes, comprimento de arco. Integral imprópria.
Matrizes e suas propriedades. Sistemas de equações lineares.Espaço e subespaço vetorial: combinação linear, conjuntos LI e LD. Transformações lineares.Autovalores e Autovetores. Aplicações à engenharia de produção com utilização de software.
Ciência e conhecimentos. A evolução do conhecimento científico. Técnica, ciência e tecnologia. Métodos e técnicas científicas. Pesquisa e desenvolvimento. Projeto de pesquisa. Comunicação e expressão. Comportamento profissional. Propriedade Intelectual. Análise de situações comunicacionais no campo agronômico.
Introdução às ciências sociais; o papel dasciências sociais na atualidade. A sociedade do conhecimento: a evolução do conhecimento, arevolução científico-tecnológica, o paradigma científico, a questão socioambiental. O homem nasociedade emergente: ética nas relações humanas, liderança pessoal e profissional.Globalização e a realidade brasileira: globalização econômica, globalização social, a sociedadecivil globalizada.
Noções de metrologia. Sistema Internacional de Unidade. Introdução àteoria de medidas. Cinemática do ponto - movimento unidimensional e movimento no espaço.Os princípios da dinâmica: as leis de Newton. Aplicações das Leis de Newton. Trabalho eenergia mecânica. Conservação de energia. Práticas laboratoriais em instrumentos demedidas; cuidados experimentais; erro experimental instrumental. Noções de propagação deerros experimentais. Influência do experimentador no resultado de um experimento Construçãode Tabelas e Gráficos.
Introdução ao hardware e periféricos gráfico, estrutura genérica de softwares de desenho técnico. Primitivas gráficas e operações de manipulação de elementos gráficos. Execução de desenhos com softwares de desenho técnico. Desenhos 2D. Desenhos 3D. Vistas a partir de modelos 3D. Importação e exportação de dados. Uso de bibliotecas gráficas. Esboços e modelamento paramétrico. Aplicações especiais: dobra, solda, etc. Montagem de conjuntos. Visualização de movimentos e interferências.
Atividades Complementares II
3º Semestre
A problemática da existência do mal e a solução oferecida pela intermediação divina através da pessoa de Jesus Cristo. Estudo do processo de reconstrução do homem a partir da influencia do cristianismo.
Funções de várias variáveis – conceito, gráficos. Cálculo de limites defunções de várias variáveis. Derivadas parciais – definição, plano tangente, vetor gradiente.Métodos de derivação de funções de várias variáveis. Derivadas direcionais. Máximos emínimos de funções de várias variáveis. Integral múltipla. Aplicações. Integrais curvilíneas.Integrais de superfície.
Estudo de sistemas de partículas. Colisões. Dinâmica de corpos rígidos.Estática dos fluidos. Dinâmica dos fluidos. Oscilações. Movimento ondulatório. Práticaslaboratoriais em choques translacionais; choques rotacionais; oscilações mecânicas; ondas;fluidos e tensão superficial; calorimetria e termodinâmica.
Introdução à análise exploratória de dados.População e amostra. Variáveis e sua classificação. Métodos tabulares e métodos gráficos derepresentação. Medidas resumo: medidas de tendência central e medidas de variabilidade.Assimetria. Curtose. Correlação e regressão linear simples.
Segurança e equipamentos básicos de laboratório. Estrutura da matéria. Tabela Periódica. Ligações Químicas. Funções Inorgânicas. Estequiometria. Soluções. Processos de separação e purificação. Química Orgânica: funções orgânicas, isomeria, preparação de compostos orgânicos. Noções de Química Analítica: soluções, equilíbrio químico, fórmulas e equações químicas, análise instrumental, ácidos e bases. Precipitação e dissolução. Gravimetria. Complexos e quelatos. Química para educação ambiental.
Leis Básicas: Quantidade de Movimento, Transportede Calor e Massa. Estática dos Fluidos; Manômetria, Forças sobre superfícies submersas eflutuação. Formulação integral: Continuidade, Quantidade de Movimento, Energia. Perda decarga em escoamentos internos. Medidores de vazão e velocidade. Transferência do Calor.Condução e Convecção, Analogia com transporte de massa. Conceito de trocadores de calor
Conceitos financeiros básicos. Conceitosfundamentais de engenharia econômica. Análise de alternativas de investimentos. Projetos derenovação e substituição de ativos. Depreciação. Análise e comportamento dos projetos deinvestimentos de capital frente à aleatoriedade e à incerteza.
Atividades Complementares III
4º Semestre
Conhecer a história mundial segunda a interpretação bíblica, enfocando as ações de Deus no passado, presente e Seus planos para o futuro.
Arranjos atômicos. Cristalografia e Difração de Raios-X.Imperfeições Estruturais. Microestrutura. Difusão. Diagramas de Fases. Crescimento deCristais. Estrutura e Propriedades dos Materiais Poliméricos. Estrutura e Propriedades dosMateriais Cerâmicos. Estrutura e Propriedades dos Materiais Compósitos. PropriedadesEletrônicas dos Materiais. Propriedades Térmicas dos Materiais. Propriedades Ópticas dosMateriais. Aspectos econômicos, sociais e ambientais na utilização de materiais. Seleção eespecificação de materiais frente aos processos industriais.
Estudo de sistemas de partículas. Colisões. Dinâmica de corpos rígidos.Estática dos fluidos. Dinâmica dos fluidos. Oscilações. Movimento ondulatório. Práticaslaboratoriais em choques translacionais; choques rotacionais; oscilações mecânicas; ondas;fluidos e tensão superficial; calorimetria e termodinâmica
Introdução à probabilidade: nomenclatura,definições e propriedades. Independência de eventos. Eventos condicionados. Variáveisaleatórias. Modelos probabilísticos discretos e contínuos. Estimação de parâmetros.Intervalos de confiança. Testes de hipótese paramétricos e não paramétricos. Análise deVariância.
Histórico e áreas de estudo em Ecologia. Ecologia e o novo paradigma.Níveis de organização, fatores do ambiente físico e biótico. Fluxo de energia e ciclosbiogeoquímicos. Interações interespecíficas. Principais biomas e ecossistemas e padrões dediversidade. Introdução à elaboração de hipóteses e investigação em Ecologia. Reflexõessobre educação e meio ambiente.
Considerações fundamentais. Tração, compressão ecisalhamento. Análise de tensões e deformações. Vasos de pressão. Extensometria aplicada.Torção em barras de seção circular. Flexão em barras com seção simétrica. Introdução àteoria da elasticidade.
Representação de números no computador. Erros em métodos numéricos. Soluções de equações: métodos iterativos dabissecção, Newton e Secantes. Solução de sistemas de equações lineares: métodositerativos de Jacobi-Richardson e de Gauss-Seidel. Determinação numérica de auto-valores eauto-vetores. Aproximação de funções: método dos mínimos quadrados. InterpolaçãoPolinomial de Lagrange e de Newton. Integração Numérica: fórmulas de Newton-Cotes.
Atividades Complementares IV
5º Semestre
Conhecer e utilizar os princípios que contribuem para uma vida pessoal e profissional de melhor qualidade.
Filosofia, conceitos básicos. Ferramentas da gestãopela qualidade total. Principais sistemas de garantia da qualidade. Controle da qualidade.Sistemas de Medição, Fundamentos do Controle Estatístico da Qualidade e do Processo.Gráficos de Controle por Variáveis, Gráficos de Controle por Atributos. Análise de Capacidadedo Processo. Inspeção da Qualidade.
História e evolução das organizações edos princípios do planejamento e organização industrial. Conceitos de Administração,Planejamento, Organização, Gestão e Controle de empresas industriais e prestadoras deserviços. O estudo das relações entre organizações. Aspectos da organização do trabalho.Novos modelos de produção. As principais abordagens da organização do trabalho.Princípios sócio técnicos de organização do trabalho. Trabalho em grupo. Organização porprocesso. Organização do trabalho em empresas não industriais. Novas tendências emorganização do trabalho.
Introdução à pesquisa operacional. Conceituação.Natureza e significado da pesquisa operacional. Problemas típicos. Fases da metodologia deum projeto de pesquisa operacional. Problemas de alocação de recursos. Modelagem.Programação linear. Modelo fundamental, método gráfico, método simplex. Problemas geraisde otimização, dualidade, análise de sensibilidade e interpretação econômica. Modelos detransporte. Modelos de designação. Transporte. Problemas em rede. Rota mínima através deuma rede. Problema de fluxo máximo.
Conceitos básicos em projeto dearranjo físico, tipos de arranjo físico, o processo de projeto do arranjo físico, modelosquantitativos para o projeto dos arranjos físicos, algoritmos usados no projeto de arranjofísico, sistemas de movimentação de materiais, operações em Centros de Distribuição deProdutos (warehousing), técnicas de melhoria contínua, sistemas JIT e produção enxuta.
Introdução aos sistemas produtivos. Estratégia deprodução. Projeto em gestão da produção. Projeto de produtos e serviços. Projeto da rede deoperações produtivas. Tecnologia de processo.
O sistema elétrico de potência. Circuitos de corrente contínua.Teoremas de circuitos. Circuitos de corrente alternada. Análise senoidal de circuitos. Potênciae fator de potência. Circuitos trifásicos. Circuitos magnéticos. Transformadores. Noções deluminotécnica. Noções de eletrônica de potência. Especificação de condutores elétricos.Máquinas rotativas. Circuitos básicos de comando e proteção. Educação Ambiental :Princípios de geração de energia elétrica limpa.
Atividades Complementares V
6º Semestre
Conhecer os princípios éticos cristãos que devem orientar o comportamento pessoal e profissional. Incorporar o maior número possível desses princípios à sua vida pessoal e/ou profissional, incluindo a proteção dos direitos da pessoa com transtorno do espectro Autista.
Confiabilidade e disponibilidade de sistemas.Famílias de distribuições. Sistemas reparáveis. Análise gráfica de dados. Estimação decaracterísticas de um sistema. FMEA. Aplicações na gestão da manutenção. Manutençãoprodutiva total. Projeto para Seis Sigma.
Demonstrações Contábeis: Balanço Patrimonial,Resultado do Exercício e Fluxo de Caixa. Relatórios Gerenciais Complementares. Análise dasDemonstrações Financeiras e Econômicas através de índices. Contabilidade de Custosversus Gestão de Custos. Composição do Custo de Produtos e Serviços. Sistemas deCusteio. Custo para Controle e Orçamento: Custo-Padrão. Custo para Decisão. Formação doPreço de Venda e Estratégias de Precificação.
Gerenciamento de sistemas de produção sobencomenda e de projetos utilizando as técnicas de caminho crítico PERT/CPM: planejamento,programação PERT/CPM (fator tempo), programação CMP (fatores tempo e custo).Nivelamento de recursos. Programação com recursos limitados. Dimensionamento deestoques: natureza e categorias dos problemas de estoque, tipos de custos envolvidos,sistemas típicos, critérios para dimensionamento, dimensionamento em sistemas comdescontinuidade da curva de custo total.
Temperatura. Propriedades dos gases. A primeira Lei daTermodinâmica. Efeitos Térmicos. Entropia. A segunda lei da Termodinâmica. Propriedadestermodinâmicas dos fluidos. Termodinâmica de processos de escoamento. Produção depotência a partir de calor. Refrigeração e liquefação.
Evolução do sistema produtivo etecnologias de gestão da produção. Funções de estoque. Estudo das técnicas deplanejamento: MRP, PBC, TOC e JIT. Planos de produção; Programação da produção;Execução e acompanhamento; Planejamento de materiais; Análise econômica: fabricar oucomprar; Planejamento de Fabricação. Sistemas de emissão de ordens. Programação esequenciamento de operações em máquinas. Sistemas Job Shop e Flow Shop. Algoritmospara sequenciamento da produção.
Conceitos básicos e funções doplanejamento de processos. Planejamento de processos de produção discreta e produçãocontínua. Engenharia e projeto de métodos. Modelos esquemáticos: fluxogramas ediagramas. Tempo-padrão. Tempo de manufatura. Determinação de tempos e procedimentosde operações. Projeto do posto de trabalho. Racionalização de processos e medidas dedesempenho.
Atividades Complementares VI
7º Semestre
Caracterização da Ciência, Religião e Teologia. Discussão das formas possíveis deinteração entre a Religião e a Ciência e o estudo de casos históricos. As visões de mundoe as relações da Bíblia com a Ciência.
Conceitos básicos e organização deSistemas de Informação, definições e tipos de sistemas de informação. Infraestrutura de TI.Gerenciamento de Sistemas de Informação.
Introdução à segurança e medicina notrabalho. Acidentes de trabalho. Inspeção de segurança. Normas regulamentadoras. CIPA.Riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos de acidentes. Mapas de risco.Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e coletiva (EPC). Definição, técnicas e métodospara análise ergonômica de postos de trabalho. 3) Aplicação da ergonomia frente àsabordagens atuais para melhoria da produtividade. Ergonomia, segurança do trabalho eprojeto de instalações industriais. Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho(LER/DORT).
Processos de Produção da Indústria Química
Aplicações da Engenhariade produção no setor Terciário. Gestão de Serviços. As operações de serviços: (a função deoperações; as especificidades dos serviços com relação à manufatura). A importânciaestratégica das operações de serviços. O comportamento do consumidor de serviços. Aavaliação da qualidade do serviço pelo cliente. Estratégia de operações de serviços.
Gestão de RH: objetivos, políticas e estratégias. Interaçãoentre pessoas e organizações. Planejamento da gestão de pessoal e das relações detrabalho. Teorias da motivação. Estilos de liderança. A atração de competências para as76Organizações. Recrutamento, seleção e admissão de pessoas. Formação profissional edesenvolvimento de pessoas. Avaliação de performance.
Modelagem e Simulação de Sistemas
Atividades Complementares VII
8º Semestre
Entender a religiosidade como um fenômeno humano inerente. Compreender a importância da formação religiosa como um diferencial na vida pessoal e profissional. Conscientizar os estudantes quanto à sua inserção na história e cultura afro-brasileira e indígena. Perceber a demanda por profissionais cujo perfil inclua a formação religiosa.
Introdução aos sistemas de manufatura e automaçãode sistemas produtivos. Sistemas flexíveis de manufatura. Monitoramento e supervisão deprocessos de produção. Simulação de processos e da produção. Conceito de PLM eintegração com os sistemas de gestão. Robótica Industrial. Aplicação de robôs industriais.Sistemas computacionais de auxílio ao processo. Programação CNC. Sistemas de controleda produção, HMI, SCADA, MÊS. Sistemas CAD, CAM. Manufatura sustentável.
Introdução à logística e cadeia desuprimentos. Logística empresarial. Logística de suprimentos. Logística de distribuição.Planejamento e operação de transportes. Sistemas de estoque e armazenagem. Logísticareversa. Estratégia de localização. Estratégias de otimização em cadeias de abastecimento.Sistemas de informação em logística e cadeias de abastecimento. Operadores logísticos.
Principais processos de conformação por deformação plástica. Fundamentos de: laminação,extrusão, trefilação e forjamento. Aspectos de conformação por cortes de usinagem.Torneamento. Fresamento. Plainamento. Retificação. Processo de obtenção de aços.Processos de fundição.
A importância da construção civil naeconomia brasileira. Cadeia produtiva da construção civil. O processo de produção deedificações. Aspectos de industrialização da construção. Estratégias de planejamento dasobras. Sistema de administração de produção para empresas de construção civil. Odesenvolvimento do setor e as inovações tecnológicas.
Relações humanas e estruturasorganizacionais. Agronegócio do Brasil. Caracterização dos sistemas de transportes. Sistemade coleta e distribuição. Armazenagem, manuseio e acondicionamento de produtos. Controlede estoques, aquisição e programação de produção.
Apresentação das normasdo Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Definição do tema do projeto. Desenvolvimentoda primeira parte do TCC, a ser concluído em Orientação de TCC I e II.
Apresentação da disciplina, orientações quanto ao tema, escolha do orientador e normatização da disciplina de TCC; o trabalho científico acadêmico; produção do texto cientifico: a linguagem da redação cientifica; técnicas para elaboração do projeto.
9º Semestre
A disciplina visa oferecer ao estudante a compreensão da perspectiva sociológica de abordagem do fenômeno religioso, considerando o potencial e rico contexto religioso brasileiro. A partir da leitura e interpretação de clássicos como Emile Durkheim, Max Weber e Karl Marx, espera-se compreender a religião e o sagrado, e seu impacto no sujeito, desde uma plataforma bíblico-cristã. Será dada uma ênfase especial ao lugar da religião nas atuais sociedades de mercado. Procurar conscientizar os estudantes da importância da proteção dos direitos da pessoa com transtorno do espectro Autista.
Desenvolvimento teórico e aplicação prática do Trabalho deConclusão de Curso sob orientação individualizada ao aluno.
A ementa está condicionada ao elenco das disciplinas optativas propostas no PPC e da escolha dosestudantes.
Conceito de projeto. Elaboração, planejamento e controle deprojetos. Gestão de escopo do projeto. Gestão de tempo do projeto. Gestão de custos doprojeto. Gestão de qualidade do projeto. Gestão de recursos humanos do projeto.Informações do projeto. Riscos do projeto. Análise de viabilidade.
Histórico e Perspectivas. Políticas PúblicasAmbientais. Gestão Ambiental Empresarial. Sistema de Gestão Ambiental. ISO 14001.Gerenciamento de resíduos gerados. Gestão Ambiental e a Responsabilidade Social.
Concepção do produto. Avaliação do preço doproduto. Desenvolvimento do produto. Desenvolvimento dos desenhos de engenharia.Resolução do processo. Sistema de informação e layout. Viabilidade comercial e engenhariade valor.
Objeto da ética,problemas morais e éticos, sociedade e valores. O campo da ética. Definição. Ética e filosofia.Ética e as ciências. Ética e preconceitos. Ética e moral. Ética, risco e chance. Código de éticaprofissional. Responsabilidade Social. Crise de valores, imperícia, negligência, fraudes,permissividade. Valores individuais, valores predominantes, valores coletivos; conflito deinteresses. Direitos humanos da pessoa com transtorno do Espectro Autista.
Finalização do Trabalho de Conclusão de Curso sob orientação individualizada ao aluno. Entrega e apresentação para banca examinadora composta por professores do curso.
Estágio Curricular Supervisionado I
10º Semestre
O curso oferecerá condições para que o estudante possa situar a filosofia cristã no âmbito das filosofias contemporâneas. Argumentar-se-á que a Visão Cristã Teísta do Mundo é a melhor alternativa para a vida em geral.
Finalização do Trabalho de Conclusão de Curso soborientação individualizada ao aluno. Entrega e apresentação para banca examinadoracomposta por professores do curso.
A ementa está condicionada ao elenco das disciplinas optativas propostas no PPC e da escolha dosestudantes.
Estratégia e processo de planejamentoestratégico. Estratégia de Negócios. Estratégia Corporativa. Estratégias Funcionais.Planejamento Estratégico da Produção. Tópicos Complementares.
A importância do direito para os profissionais daengenharia. Noções básicas de conceitos jurídicos e estrutura do judiciário. Responsabilidadecivil. Licitação e contratos administrativos. O código do consumidor. Direito do Trabalho.Direito Tributário. Direito Ambiental. Direito Imobiliário. Direito Empresarial.
Introdução e conceituação. Processo de criação deuma empresa. Fatores de sucesso e fracasso no início do negócio. A organização do futuro.As novas modalidades de emprego. As novas formas de organização do trabalho e astecnologias correlatas.
Instalações industriais. Arranjo físico de máquinas eequipamentos. Movimentação de materiais e fluxo de produção. Dimensionamento dosprincipais fatores de produção: pessoal, equipamentos, materiais, áreas de produção, áreasde conjuntos de centros de produção e de departamentos. Projeto dos requisitos dasinstalações: segurança do trabalho, riscos e sistemas de proteção. Representação do projeto:documentos, usos do CAD, aplicativos de animação e simulação.
Finalização do Trabalho de Conclusão de Curso sob orientação individualizada ao aluno. Entrega e apresentação para banca examinadora composta por professores do curso.
Estágio Curricular Supervisionado II