Blog do Unasp

Queimaduras: conheça essa área da Pós em Enfermagem e Dermatologia

As queimaduras são um sério e doloroso problema de saúde pública. E são mais comuns do que imaginamos. Por isso, que os profissionais de enfermagem e dermatologia estão especializando-se na área. Você tem interesse? Conheça mais. 

As queimaduras indicam um sério e doloroso problema de saúde pública, em todo o país. São muitos os casos de queimadura que atingem milhões de vítimas todos os anos. No entanto, por que isso acontece com frequência?

Quando falamos em queimadura, estamos nos referindo a lesões na pele. Ou seja, essas lesões podem ser resultados da ação do calor, do frio, de agentes químicos, animais, plantas, descargas elétricas e outros. E não necessariamente apenas as queimaduras provocados pelo calor. Portanto, levando em consideração esse ponto, as principais podem ser classificadas como:

  • Queimaduras Naturais;
  • Queimaduras Químicas;
  • Queimaduras Biológicas;
  • Queimaduras Elétricas.

Com todos esses tipos possíveis de queimaduras, a atenção e cuidado se voltam para as crianças e idosos. Isso significa, que nessas faixa etárias, as chances de acidentes com queimaduras graves são mais elevadas. 

Além disso, a queimadura é uma das causas principais de internações com sequelas motoras e estéticas, impossibilitando o desenvolvimento social e intelectual. Afinal de contas, limitações como essas atrapalham diretamente as relações sociais e a realização de atividades. 

Outro ponto importante a considerar é que a maioria das queimaduras acontecem no ambiente doméstico. O contato direto com líquidos quentes, chamas ou objetos como ferro de passar, estão entre os principais causadores de queimaduras.

Olhando as queimaduras por essas perspectivas já deu para notar que elas podem acontecer a qualquer momento. Por isso que profissionais qualificados para tratar desses casos são tão importantes para a saúde pública. É importante termos em nossos hospitais e clínicas, profissionais de enfermagem e dermatologia focados no conhecimento e técnica para cuidar das vítimas em diferentes graus de queimadura. 

Pensando nisso, listamos alguns tópicos sobre os profissionais que atuam como especialistas em queimaduras. Veja agora! 

Queimaduras é uma área de atuação, sabia?

Especialistas em queimaduras

O tratamento de queimaduras é um desafio muito grande, visto que a pele é um órgão vital e o mais frequentemente afetado. Ou seja, dependendo do grau, a queimadura sofrida por um indivíduo acaba comprometendo a sobrevida e qualidade de vida do mesmo.

Por isso, que existe a necessidade de formar profissionais capacitados para atender pacientes cujo problema está relacionado à queimaduras. Geralmente esses profissionais especialistas já atuam na área de Enfermagem, Dermatologia e Fisioterapia.

Como funciona o tratamento de queimaduras?

Quando falamos em tratamento do paciente ‘queimado’, precisamos levar em consideração, que este cuidado envolve uma equipe multiprofissional, como enfermeiros, dermatologistas, psicólogos e cirurgiões.

Dessa forma, diante da complexidade das lesões, que podem comprometer diversos sistemas, ter uma equipe especialista é essencial para o sucesso do tratamento e qualidade de vida do paciente.

A pele é muito delicada e as queimaduras podem acarretar infinitas disfunções estéticas e funcionais. Por isso, quando trata-se de queimaduras é importante frisar que o tratamento é um acompanhamento, geralmente a longo prazo até a recuperação total.

Em suma, os cuidados são muitos e vão desde a alimentação, repouso e remédios à fisioterapia e cirurgia.

Está gostando dos conteúdos?

Então, assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Onde os profissionais especialistas em queimaduras podem atuar?

Os profissionais em queimaduras podem estar presentes em diferentes segmentos e áreas. Além dos hospitais e pronto socorro, esses profissionais também podem trabalhar em clínicas especializadas, centros fisioterápicos e outros.

Além disso, os profissionais especialistas em queimaduras são extremamente necessários na equipe do corpo de bombeiro e nas áreas militares como marinha e aeronáutica. Outro local de atuação que possui bastante demanda são as plataformas de extração de petróleo em alto mar.

A atuação da profissional especialista para cuidado e tratamento com vítimas de queimaduras tem aumentado progressivamente, assim como o número de lugares interessados na aplicação prática de novas técnicas e recursos para o tratamento de queimaduras. Logo, ter uma especialização vai ajudar os profissionais alcançarem este objetivo.

Pós-graduação em Enfermagem em Dermatologia

Enfermagem em dermatologia é uma área promissoras e inovadoras no rol das especialidades do enfermeiro, pela ampla possibilidade de atuação. Ou seja, em instituições hospitalares e de saúde em geral, assessoria técnica, comercial, pesquisa e ensino, são algumas delas.

Contudo, uma das grandes possibilidades de desenvolvimento profissional é a atuação em consultórios privados para atendimento à pessoas com lesões de pele, feridas, úlceras, queimaduras, estética e também podiatria clínica.

Esse é um curso pioneiro no Brasil no que diz respeito à nova recomendação COFEN para a especialidade de enfermagem em dermatologia. O Projeto Pedagógico de Curso foi feito em sintonia com os pressupostos da enfermagem em dermatologia, visando seu credenciamento pela entidade de representação.

Além disso, o curso tem parceria com o IBYamada na idealização e coordenação do projeto e para certificação adicional nos cursos de laserterapia e desbridamento de feridas. 

O que achou da área? Saiba mais sobre o curso e venha para o Unasp!

Até a próxima!

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

Por isso, coloque o seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!