Blog do UNASP

ONGs: 5 profissões mais requisitadas para trabalhar no terceiro setor

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Para funcionar da forma correta as ONGs necessitam de profissionais de diversas áreas. Será que você é um deles? Veja abaixo as cinco profissões mais requisitadas, além de um bônus!

É comum encontrar muitos profissionais e estudantes que buscam atuar em projetos e programas voltados ao desenvolvimento do terceiro setor. Felizmente, com o passar do tempo o mercado educacional percebeu o crescimento do interesse das pessoas nessa área e com isso, surgiram cursos voltados exclusivamente para a área. Como por exemplo, o Unasp que possui um MBA em Liderança e Gestão de Voluntariado. 

No entanto, ainda não existem cursos de graduação voltados apenas para a área do voluntariado. Portanto, na maioria das vezes as ONGs acabam recebendo e trabalhando com profissionais das mais diversas áreas. Onde cada um exerce seus conhecimentos em áreas específicas em prol da causa.

Pensando nisso, listamos cinco profissões que são muito requisitadas para trabalhar no terceiro setor e mais duas profissões que costumam atrair os profissionais interessados em trabalhar com ONGs.

Você tem interesse em atuar no terceiro setor? Então, continue lendo. 🙂

ONGs e as 5 profissões mais requisitadas

As profissões a seguir não estão em ordem de necessidade, até porque cada organização possui uma demanda e um serviço diferente que depende, às vezes, de uma profissão específica e outra não.

Portanto, a lista de profissões a seguir estará em ordem alfabética para seguir um padrão, tá bom? Vamos lá!

1 – Assistência Social

Essa é uma profissão criada justamente para atender a sociedade através de projetos, programas e atitude. Sendo assim, o Assistente Social promove o bem-estar coletivo, integrando as pessoas à sua comunidade e sociedade.

Então, defender os direitos humanos e viabilizar o acesso da população a políticas sociais como educação, saúde, moradia, previdência social, por exemplo, é um dos objetivos principais deste profissional.

Além disso, crianças, adolescentes e pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social ou têm seus direitos violados, são o principal público alvo do trabalho dos assistentes sociais.

Dessa forma, se você deseja combater as desigualdades sociais e ajudar as pessoas a lutarem por seus direitos, pense em atuar em Assistência Social. Essa é como se fosse a profissão das ONGs. Pensou em ONGs, pensou em Assistência Social.

2 – Enfermagem

Em ONGs, o papel do enfermeiro é cuidar das pessoas para manter e restabelecer sua saúde. Ou seja, este profissional fica em contato direto e constante com pacientes.

Sendo assim, realizar os primeiros socorros, administrar medicamentos, fazer curativos, exames, acompanhamento, são algumas das principais funções de trabalho.

Então, para seguir na Enfermagem é preciso gostar, ter estudado, além de ter preparo emocional para confortar pacientes em situações de bastante fragilidade, por exemplo.

Por isso, as ONGs que atuam com crianças, idosos, serviços sociais em outros países, áreas rurais ou com desigualdade social gritante, costumam precisar bastante de enfermeiros.

3 – Nutrição

A alimentação é um direito e necessário para qualquer ser-humano. Logo, o nutricionista, profissional que estuda os alimentos e seus efeitos no organismo, tem a função de orientar as pessoas sobre como devem se alimentar de forma saudável para melhorar sua qualidade de vida.

Normalmente quem se forma em Nutrição atende pacientes em seus consultórios ou cuida de grupos, equipes esportivas e funcionários de uma empresa. Além disso, podem atuar na saúde coletiva desenvolvendo programas e fiscalizando cozinhas industriais e restaurantes.

Por isso, o profissional nutricionista é extremamente importante para as ONGs, porque será o responsável por ajudar as pessoas a cuidarem do bem-estar através da alimentação, porque sabem da importância de um estilo de vida saudável.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Então, assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

4 – Pedagogia

Quem se forma no curso de Pedagogia, tem como principal objetivo, melhorar a qualidade da educação. Além disso, ele pode ministrar aulas para crianças da Educação Infantil ao Ensino fundamental, podendo também atuar na parte administrativa de instituições de ensino.

Orientar faz parte do trabalho do pedagogo. Dessa forma, nas ONGs, ele auxilia professores a criarem seus planos de aula, coordena projetos e ações que incentivam a educação, a aprendizagem e desenvolvem também atividades culturais.

Além disso, esse profissional também pode criar materiais pedagógicos para a educar. Ou ainda, ajudar crianças que estão internadas, criando um ambiente de aprendizagem em hospitais e clínicas médicas, por exemplo.

Em virtude disso o profissional de Pedagogia é tão requisitado em instituições do terceiro setor, porque além de suas obrigações, ele também cria estratégias para unir famílias e comunidade em prol do projeto.

5 – Psicologia

Cuidar da saúde mental é fundamental, em qualquer idade ou situação. Portanto, o profissional da Psicologia ajuda as pessoas a se conhecerem melhor, identificando possíveis problemas e traumas de seus pacientes, ajudando a rever certos comportamentos, ideias ou sentimentos.

Nas ONGs, o psicólogo é o profissional que conversa com as pessoas, entende suas dificuldades, sentimentos e também é capaz de diagnosticar e tratar distúrbios emocionais e de personalidade.

Além disso, um dos principais objetivos é levar o paciente a se entender, se sentir melhor e ter confiança para enfrentar seus medos, problemas e alcançar seus objetivos. Então, quem deseja seguir nesta profissão precisa ter estrutura emocional para lidar com os conflitos pessoais de outras pessoas.

BÔNUS: mais 2 profissões para atuar em ONGs

Agora, depois que listamos as 5 profissões mais requisitadas pelas ONGS, chegou o momento de conhecer outras 2 profissões tão importantes como qualquer uma das listadas a cima.

Dessa forma, elas são extremamente necessárias no terceiro setor, e ter profissionais atuando nessas áreas, faz toda a diferença. Descubra quais são:

Medicina

Muitas ONGs precisam de profissionais na área da saúde, ou seja, os médicos são peças fundamentais no terceiro setor.

Dessa forma, nas ONGs, esses profissionais trabalham investigando os sintomas dos pacientes para identificar as causas dos problemas que os afetam. Também se dedicam a levar cuidados de saúde a quem dificilmente teria acesso.

Além disso, se você quer atuar como médico em ONGs, saiba que os médicos são os profissionais que se dispõem a cuidar de vítimas de conflitos, grandes tragédias naturais ou populações isoladas em diferentes lugares do mundo.

Relações Públicas

Relações Públicas, que é uma área de Comunicação Social, forma profissionais para intermediar o relacionamento entre as organizações e os seus diferentes públicos.

Sendo assim, na comunicação para o terceiro setor, o profissional deve desenvolver estratégias que possibilitem a organização melhorar o diálogo com a sociedade, ampliando a sua visibilidade e o alcance das suas ações.

O que você achou?

Esperamos que você tenha gostado de saber das profissões mais requisitadas pelas ONGs e instituições do terceiro setor. Ajudar o próximo faz bem; e ajudar fazendo aquilo que gostamos de fazer faz um bem maior ainda!

Considere atuar em ONGs, se você já fez algum trabalho voluntário ou atua diretamente neste segmento, deixe aqui nos comentários sua experiência e dicas!

Até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

Então, é só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Leia também:

• Mentoria Profissional: você sabe qual é o impacto dela na sua carreira?

• Carreira: a importância de avaliar os seus pontos fortes e fracos.

• Está passando por uma crise na carreira? Avalie o seu Mindset.

• 9 erros comuns que você deve evitar no seu primeiro emprego.[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também