Blog do Unasp

Não deixe a tecnologia atrapalhar você e nem os seus estudos.

Quase ninguém vive sem usar a tecnologia. Até mesmo nossas queridas vovós estão usando smartphones. Quem não está em um grupo de família de Whatsapp e que recebe todos os dias uma enxurrada de ‘bom dias’ e ‘boa noites’ com imagens fofinhas enviadas pela titias, que atire a primeira pedra!

Pois é, a tecnologia trouxe muita facilidade e nos ajuda muito, mas também pode ser muito ruidosa e atrapalhar nosso cotidiano em alguns aspectos. Agora imagina, se apenas um grupo de família no Whatsapp incomoda e ocupa nosso tempo, imagine diversas redes-sociais, aplicativos de jogos na internet? Então, como não deixar que a tecnologia atrapalhe seus estudos e você? Aqui vão algumas dicas:

 

1 – Evite o vício da tecnologia

Entender melhor a definição da palavra nos ajudará a compreendê-la.

 Vício

Substantivo masculino

1.defeito ou imperfeição grave de pessoa ou coisa.

2.qualquer deformação que altere algo física ou funcionalmente.

Então, antes de começar a usar o celular, tablet ou computador para estudos ou uso pessoal, faça uma reflexão e uma avaliação da forma como você emprega a tecnologia no seu dia-a-dia. Que redes sociais você utiliza? Faz uso frequente de tecnologia? Confere toda hora as notificações? Fica impaciente ao ficar longe dos aparelhos eletrônicos? Se sim, esse comportamento pode te prejudicar e ser uma distração. Já parou pra pensar quanto tempo você gasta usando internet e redes sociais? Perder tempo com conteúdos sem relevância não faz bem para mente e ainda faz com que desperdicemos nosso precioso tempo. Por isso, cuidado com o vício!

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

2 – Posso ficar sem internet?

Quem sabe a melhor coisa a fazer na hora de estudar é desligar o Wi-Fi e 3G. Sim, eu sei, dá dor de cabeça só de pensar em fazer isso, mas pode ser a única alternativa pra impedir as distrações e também uma forma de aprender a ficar sem o celular, tablet, computador ou outra tecnologia.

Existem programas que restringem o acesso a sites de forma temporária, você pode programar o bloqueio para as suas horas de estudo. É só instalar o plugin StayFocusd caso você use o Chrome ou extensão LeechBlock para quem usa Firefox.

É uma medida meio radical e talvez pouco efetiva para muitos. Se você já tentou e não deu certo fique de olho na próxima dica.

3 – Rotina e organização

Uma das mais eficientes formas de treinar o seu cérebro a estudar é se organizando e criando uma rotina. Nosso cérebro gosta de rotina. Estabeleça horários para os estudos e nos intervalos você pode dar aquela conferida nas redes sociais, mas o deixe quieto quando estiver em horário de estudo. É uma excelente maneira de se treinar a usar o celular ou tablet em horários específicos. Mas veja bem; só utilize celular ou computador se você tiver atingido sua meta de estudo. Encare o uso da tecnologia como uma recompensa pelo esforço. Observe se o tempo de estudo perde espaço para a recompensa. Se isso ocorrer esse método não está funcionando para você e então estará na hora de mudar de estratégia.

Você pode ser daqueles que abandona totalmente o celular para não atrapalhar os estudos, ou daqueles que ainda o usa, mas independente disso, entenda você precisa ter foco, sabe por quê? Internet e aplicativos ajudam na hora do estudo, mas no momento de testes e provas você não terá o auxilio deles.

Foco é fundamental para que você seja bem sucedido quando for avaliado e não crie uma dependência da tecnologia para resolver exercícios ou fazer trabalhos. Treine sua mente para que ela seja sua aliada na Hora “H” e não se apoie demais na tecnologia.

Até a próxima!

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!