Blog do UNASP

Educação para todos – Desafios da educação especial

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

A educação é um direito humano fundamental e é essencial para o exercício de todos os demais direitos. No entanto, em todas as suas esferas ela enfrenta desafios e na educação especial não é diferente. Vamos conversar sobre isso?

A Educação Especial é uma categoria de ensino que tem como propósito estimular o desenvolvimento das habilidades das pessoas com necessidades especiais. Assim ela engloba desde a educação infantil até a formação superior.

Certamente a educação especial possui os mesmos objetivos da educação em geral. No entanto o que muda é a forma como é feita, através do atendimento diferenciado levando em consideração as diferenças individuais e as necessidades especiais de cada pessoa.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Então, assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Educação inclusiva x especial

A educação inclusiva tem o propósito de assegurar o direito de todos à educação. Proporcionando igualdade de oportunidades, além de valorizar as diferenças humanas. Sobretudo levando em conta diversidades sociais, culturais, étnicas, intelectuais, físicas, entre outros.

A educação inclusiva considera que o processo educativo deve ser considerado como um processo social em que todas as pessoas, com deficiência ou não, têm o direito à escolarização. É uma educação voltada para a formação completa e livre de preconceitos que reconhece as diferenças e dá a elas seu devido valor.

Todos temos nossas necessidades. Certamente temos nossas limitações, mas podemos fazer delas os vilões da história ou simplesmente transformá-las em degraus para o sucesso. No vídeo abaixo você conhece a história da Thais Alencar. Um relato do incrível poder da educação e como ela pode mudar a vida das pesosas. Thais cursou duas graduações no Unasp e hoje faz seu mestrado na Unicamp. Clique no play e acompanhe essa história.[/vc_text_paragraph][vc_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=rFZz4_-TMlo&t=2s” align=”center” title=”Contramão – Thais Alencar”][vc_text_paragraph]

Desafios da educação especial no Brasil

De acordo com estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU), as pessoas com deficiências representam 10% da população mundial. No Brasil essa porcentagem sobe para mais de 24%, segundo dados do Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE), ou seja, mais de 45 milhões de brasileiros são portadores de deficiência.

Ao analisar os objetivos da educação especial e inclusiva entendemos que juntas, em teoria, elas são perfeitas. Mas para atingir efetivamente seus objetivos é necessário que as escolas estejam preparadas para receber todos os alunos, com as adaptações físicas e estruturais e com profissionais qualificados.  No entanto, esses são os principais desafios que a educação especial inclusiva encontra.

Principalmente as escolas públicas não conseguem atender de maneira adequada os alunos especiais. Não há materiais didáticos que atendam às necessidades ou adequação física do ambiente, como banheiros diferenciados e rampas que proporcionem a acessibilidade. Outro ponto que interfere é que sem profissionais capacitados para receber essas pessoas, não existe inclusão. Grande parte dos professores não conhece a didática necessária para lidar com alunos deficientes.

Qualificando os profissionais

A qualificação para o atendimento às pessoas com necessidades educacionais especiais hoje é uma necessidade dos profissionais da área de saúde e educação que querem desenvolver seu trabalho com responsabilidade e competência. Por isso o Unasp hoje oferece Pós-Graduação em Educação Especial Inclusiva.

A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais, em classes comuns, exige que a escola regular se organize de forma a oferecer possibilidades objetivas de aprendizagem a todos os alunos, especialmente àqueles com deficiências. Educador, você pode fazer a diferença na vida de um aluno especial! Portanto, se você tem interesse na área, conheça a nossa pós.

Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Não deixe de falar com a gente. É só deixar o seu comentário logo abaixo.

 

Até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

 Leia também:

[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também