Blog do Unasp

Habilidades que todo professor deve desenvolver ao lecionar

Descubra algumas habilidades que todo professor deve desenvolver. E assim, facilite o seu trabalho de ensinar, inspirar e motivar!

Muito mais que passar a matéria no quadro, os professores devem ter conhecimento, prática e jogo de cintura para lidar com os alunos, escola e pais. Essa é uma profissão quer requer o desenvolvimento de habilidades e em vários âmbitos.

Dar aula não é fácil, ainda mais em uma sala cheia e com pessoas com personalidades tão diferentes. Então, o que você como educador pode fazer para facilitar o seu trabalho e alcançar um rendimento maior da turma?

Embora a resposta seja relativa ao contexto do local de trabalho de cada professor, um educador excepcional não deve possuir somente o conhecimento técnico de ensino, em resumo de como explanar um conteúdo ao aluno. Há outras habilidades e áreas que acabam exigindo a atenção de um professor. Áreas que o quanto antes forem desenvolvidas, melhores resultados trarão para a carreira acadêmica e resultados dentro da sala de aula.

Quer saber mais sobre essas habilidades necessárias? Descubra agora!

Organização

Todo professor precisa ser organizado. Principalmente os professores que possuem mais de uma turma, ou até mesmo aqueles que lecionam em mais de uma escola.

Os bons professores sabem organizar o tempo, o conteúdo e a rotina. Sabem montar as planilhas das aulas, slides e apostilas. O resultado positivo dessa organização é que eles têm acesso de forma rápida e fácil ao conteúdo que precisam. Isso porque se organizaram para guarda-los.

Ter organização nas pequenas coisas, auxilia a realização de grandes feitos e a longo prazo facilita no processo de atingir metas.

Tecnologia

Estamos em uma época onde a tecnologia já faz parte. Isso quer dizer que os professores devem conhecer as ferramentas e termos tecnológicos, como também entender como a tecnologia pode ajudar no aprendizado.

Usar as diferentes ferramentas tecnológicas a fim de ajudar a aula é uma ótima ideia. Criar conteúdos online, incentivar pesquisa com os alunos ou até mesmo elaborar um canal de comunicação com os alunos e pais, são formas de utilizar a tecnologia de forma eficaz e obter bons resultados.

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Criatividade

O professor pode trazer para a aula mais criatividade. Ou seja, pense em como a sua aula pode ser diferente, como olhar de outra forma a forma de lecionar? Peça ajuda aos alunos e converse com eles para saber o que vocês podem fazer para deixar a aula mais interessante e dinâmica.

Dessa forma, a assimilação do conteúdo pode ser mais positiva por conta da nova forma de transmitir.

Empatia

Ser um bom educador é entender que todos os alunos possuem suas dificuldades, tempo de aprendizagem e momentos particulares que devem ser respeitados. Saber ouvir, socializar e estar disposto a entender e ajudar. Esses são diferenciais de um educador excepcional.

Sendo assim, o professor deve ser empático e estar disposto a criar para cada aluno, um plano de ação que supra suas necessidades e extraia o melhor deles. Sempre com respeito e dedicação, levando em conta as características individuais.

Trabalho em Equipe

O trabalho em equipe é fundamental em todos os âmbitos da escola. Professor-professor; professor-aluno e professor-pais.

É importante incentivar o trabalho em equipe nessas áreas para que juntos consigam melhorar as aulas e em conjunto alcançarem melhores resultados.

Atualização

O tempo não para, o conhecimento muda, os alunos mudam e o professor não deve ficar para trás. O educador precisa ter um aprendizado constante de novos conhecimentos e habilidades.

Utilizar recursos online, participar de feiras, eventos, cursos livres e trocas de experiências com outros professores, proporcionam um crescimento e amadurecimento no trabalho.

Difícil?

Não é tão difícil assim desenvolver essas habilidades, não é mesmo? Por isso, acreditamos ser uma questão de empenho e vontade.

Desenvolver essas habilidades e outras atitudes tem como objetivo melhorar o seu desempenho profissional.

Então, se você é professor e acha que outras habilidades também são importantes, não deixe de escrever aqui nos comentários.

Até a próxima!

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!