Blog do Unasp

Arquitetura e Urbanismo: o que se aprende no curso de graduação?

Você está de olho no curso de Arquitetura e Urbanismo? Descubra quais são as principais matérias, áreas e competências ensinadas no decorrer da graduação.

Quando chega o momento de escolher um curso de graduação o ideal é que você tenha o máximo de informações sobre a sua futura faculdade e profissão. Para assim, facilitar na hora de fazer a sua escolha final. E se você chegou até aqui é porque muito provavelmente você está paquerando o curso de arquitetura e urbanismo. Certo?

A princípio o que mais procuramos nos informar são as áreas de atuação. Como é o mercado de trabalho e qual o perfil do profissional da área. Você também é assim? Em suma, costumamos focar a nossa atenção no futuro. Queremos ter um vislumbre do que seremos se estudarmos determinado curso. E tá tudo certo! Precisamos mesmo ter essa ideia de futuro, até porque essa será a nossa projeção e meta pessoal e profissional.

No entanto, também é preciso ter outras informações para fazer a melhor escolha. Por exemplo, saber o que você irá aprender no decorrer do curso. Como, quais são as principais matérias e quais são as habilidades e competências que o curso irá desenvolver no aluno.

Portanto, antes de escolher a sua graduação, dê uma olhada nas matrizes curriculares que as faculdades oferecem. Elas darão uma boa pista para descobrir se esse curso combina mesmo com o seu perfil e aspirações pessoais. 

E para te ajudar nesse processo de escolha levantamos algumas informações preciosas sobre o que você estudará durante a faculdade. Ah, e como não somos bobos nem nada, aproveitamos para adicionar algumas informações extras. Olha só!

Sobre a carreira

Em Arquitetura e Urbanismo o profissional projeta edificações urbanas e campestres. Também opera diversas ferramentas tecnológicas e gerencia a relação custo e benefício de projetos. Uma das principais características do arquiteto é que ele busca valorizar o belo. É criativo, aliando economia ao bom gosto, buscando valorizar os espaços dos seus projetos.

Vale lembrar que o profissional de arquitetura não precisa se restringir somente à parte de construção. As opções de atuação são bem amplas. Como por exemplo, gestão de projetos, obras diretas e empreendimentos. Design de interiores, urbanistas, como também trabalho em ONGs e até mesmo carreiras políticas.

Sobre o curso

O curso de Arquitetura e Urbanismo tem por objetivo principal a formação de arquitetos e urbanistas capacitados para atuar no mercado de trabalho como agentes de efetivação dos direitos humanos e desenvolvimento sustentável. Conscientizando os alunos, e futuros profissionais, de sua função social. Isso mesmo, o arquiteto é um agente de mudança social. Através do seu trabalho o profissional poderá agir diretamente na construção de uma comunidade mais organizada. E no gerenciamento do cotidiano em grandes centro urbanos, por exemplo. E essas obras irão afetar diretamente as pessoas que vivem em determinado local.

Ao optar por esse curso você deve estar consciente de que ele une atividades teóricas e práticas em sua grade curricular. Então prepare-se, você vai colocar a mão na massa! Durante a graduação o aluno desenvolverá habilidades como desenho e construção de maquetes. Também irá aprender matérias teóricas de estética e história da arte, estruturas, instalações, entre outras. E isso é o mais bacana! Você poderá ver os seus trabalhos e ideais, ganhando estrutura e formas.

Leve em consideração que o seu curso precisa proporcionar condições concretas para o desenvolvimento de atividades que motivem a sua atuação profissional.

Quando for escolher uma instituição de ensino veja se a mesma incentiva a reflexão e a atitude científica para o desenvolvimento da formação continuada do profissional de arquitetura. Fique de olho se ela proporciona condições adequadas para as atividades. Como laboratórios e ateliê de maquetes.

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Competências e habilidades que você irá desenvolver durante o curso

As diretrizes curriculares do curso de arquitetura e urbanismo variam de uma instituição para outra. Portanto é difícil afirmar com 100% de precisão o que você estudará no decorrer dos cinco anos da graduação.

O ideal, para evitar futuras surpresas desagradáveis, é que você tenha acesso às diretrizes curriculares do curso antes de fazer a matrícula. Desse modo você poderá fazer a sua escolha, em relação em qual instituição estudar, com mais certeza que ela irá suprir as suas necessidades e desejos em relação ao curso.

Aqui no Unasp todos os cursos possuem um Programa de Curso que fica à disposição do aluno para download. Para acessar e baixar basta você ir até a página de cursos, escolher o curso que deseja e o campus da sua escolha. Após isso, você será direcionado para  página do curso e campus escolhido, e então poderá fazer o download de um documento com as diretrizes curriculares. Fácil né?

No entanto, de maneira geral os cursos de arquitetura e urbanismo possuem muitas características em comum. Principalmente em relação às competências e habilidades que serão desenvolvidas no aluno no decorrer dos anos da graduação. Assim fica mais fácil estabelecer alguns pontos em comum.

Para atingir o perfil profissional desejado o aluno de arquitetura precisa desenvolver as seguintes competências:

• O conhecimento dos aspectos antropológicos, sociológicos e econômicos relevantes quanto ao
ambiente construído;

• A compreensão das questões que informam as ações de preservação da paisagem e de avaliação dos impactos no meio ambiente. Focando no equilíbrio ecológico e no desenvolvimento sustentável;

• As habilidades necessárias para conceber projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo e para realizar construções. Considerando os fatores de custo, de durabilidade e de manutenção.

• Também é necessário que o profissional tenha conhecimento dos regulamentos legais. De modo a satisfazer as exigências culturais, econômicas, estéticas, técnicas, ambientais e de acessibilidade dos usuários;

• O conhecimento da história das artes e da estética, como ferramentas para a criação de projetos;

• Os conhecimentos de teoria e de história da arquitetura, do urbanismo e do paisagismo. Considerando sua produção no contexto social, cultural, político e econômico e tendo como objetivo a reflexão crítica e a pesquisa;

• O domínio de técnicas e metodologias de pesquisa em planejamento urbano e regional, urbanismo e desenho urbano;

• A compreensão dos sistemas de infraestrutura e de trânsito, necessários para a concepção de estudos, análises e planos de intervenção no espaço urbano;

• Os conhecimentos especializados para o emprego adequado e econômico dos materiais de construção e das técnicas e sistemas construtivos. Para a definição de instalações e equipamentos prediais. Para a organização de obras e canteiros e para a implantação de infraestrutura urbana;

• A compreensão dos sistemas estruturais e o domínio da concepção e do projeto estrutural. Tendo por fundamento os estudos de resistência dos materiais, estabilidade das construções e fundações;

• A compreensão dos sistemas estruturais e o domínio da concepção e do projeto estrutural,
tendo por fundamento os estudos de resistência

• Desenvolver habilidades de desenho e o domínio da geometria, de suas aplicações e de outros meios
de expressão e representação. Tais como perspectiva, modelagem, maquetes, modelos e imagens virtuais;

• O conhecimento dos instrumentais de informática para tratamento de informações e representação aplicada à Arquitetura, ao Urbanismo, ao paisagismo e ao planejamento urbano e regional;

Conteúdos específicos

Como já dissemos lá em cima, as matérias mudam de curso para curso. Porém, há certos temas que são específicos de arquitetura e urbanismo. E portanto, abordados em praticamente todas as instituições. São eles:

• Desenho;

• Estética e história da arte;

• Tecnologia da construção;

• Projetos arquitetônicos;

• Estruturas;

• Instalações;

• Conforto ambiental;

• Projetos urbanos.

Áreas de atuação no mercado de trabalho

Depois da faculdade haverá várias áreas nas quais você poderá atuar. Aqui no blog já comentamos sobre algumas delas. Se você quiser ler o post completo é só clicar aqui.

No entanto, vamos dar um gostinho de algumas delas:

• Arquitetura de interiores;

• Arquitetura industrial;

• Luminotécnica;

• Restauração;

• Comunicação visual;

• Acompanhamento e administração de obra;

• Desenho mobiliário;

• Pesquisa científica.

E aí, gostou do que leu? Se caso a resposta for afirmativa, então você está no rumo certo! Arquitetura e Urbanismo o é o curso que mais combina com o seu perfil e aspirações. Topa encarar essa profissão?

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!