Blog do Unasp

Arquitetura e Urbanismo: quais são as principais áreas de atuação?

Nem só de The Sims vive o homem, não é mesmo? Quando se trata de organização de espaço, ambiente e harmonia, o arquiteto e urbanista entra em cena para mostrar que o conforto e a funcionalidade é mais que um jogo. São partes do quadro de um artista. Neste post nós listamos algumas das principais áreas de atuação do profissional de arquitetura e urbanismo. 

Devo fazer Arquitetura e Urbanismo?

Bom, Arquitetura e Urbanismo é uma graduação com um pé em exatas e outro em humanas. Na verdade, pasmem! Este curso é identificado pela CAPES como Ciências Sociais Aplicadas. Isso porque quando pensamos em arquitetura estamos falando sobre como nos relacionamos com os elementos em seus ambientes e espaços.

Arquitetura e Urbanismo é um curso voltado para quem gosta de pensar nos detalhes observando o todo. Precisa ser focado, atencioso, criativo, sensível, cuidadoso, meticuloso e também paciente. São muitas as áreas de atuação deste profissional que perpassa pelo planejamento e projeto, e chega até a comunicação.

Como funciona o curso?

A graduação em Arquitetura e Urbanismo no Brasil tem duração de cinco anos. Ao final deste processo você conquista o diploma de Bacharel e apesar de não necessitar de um exame de suficiência após o curso, você precisa fazer seu registro junto ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU).

As matérias envolvem disciplinas das Ciências Humanas e Exatas e o começo do curso é bem teórico. Com o passar dos períodos as matérias vão se tornando mais específicas. Como desenho arquitetônico, projeto, elétrica, hidráulica, paisagismo, sistemas estruturais e por aí vai. Mas calma, você pode usar calculadora científica para realizar os cálculos. E você ainda vai aprender a manipular os softwares voltados para a área, como o SketchUp, para apresentações mais realistas e o AutoCAD, para projetos técnicos em 2D e modelagem em 3D, dentre outros programas.

Está gostando deste post?

Assine a nossa newsletter e receba os novos conteúdos em primeira mão.

Arquiteto x Urbanista x Paisagista, e agora, com o que vou trabalhar?

Apesar das três áreas estarem muito ligadas, existem variáveis que diferem cada uma dessas áreas de atuação. Mas não se preocupe, porque tem lugar para todos no mercado. Inclusive, para os seus futuros amigos engenheiros. Isso mesmo! Os engenheiros são amigos dos arquitetos, assim como os urbanistas e paisagistas. É como uma receita de bolo. Cada profissional soma ao trabalho e ao final temos um maravilhoso projeto.

Como Urbanista você vai trabalhar com políticas urbanas, na orientação do crescimento de cidades e em projetos de saneamento, por exemplo. Se escolher o caminho do paisagismo, você vai trabalhar com a implantação e cuidado de áreas verde, cuidando da parte estética dos ambientes, sejam internos ou externos. Já como Arquiteto, as áreas de atuação variam entre:

  • Arquitetura de Interiores: Nesse ramo você vai trabalhar projetando, planejando e acompanhando as reformas de ambientes internos.
  • Arquitetura Industrial: Nessa área de atuação você vai trabalhar desenvolvendo projetos residenciais e comerciais.
  • Luminotécnica: Nesse caminho o Arquiteto trabalha com projetos de iluminação para grandes e pequenos espaços e também é responsável pela iluminação de eventos.
  • Restauração: Se escolher essa área você vai trabalhar com a restauração de casas, prédios e edificações antigas e deterioradas.
  • Comunicação Visual: É exatamente isso! Você pode trabalhar também com a comunicação visual, atuando na criação da identidade visual de empresas e também de produtos. Além de lidar com desenho industrial, cinema e cenografia. Você pode trabalhar ainda com espaços urbanos, cuidando da parte visual de cidades.
  • Acompanhamento e Administração de Obra: É sua responsabilidade, nessa área de atuação, acompanhar o andamento da obra para que tudo saia conforme o projeto e ainda garantir a segurança durante o processo de execução.
  • Desenho Mobiliário: Se você gosta de design, vai fundo! Você pode trabalhar com a criação de objetos e mobília, além de atender a compradores e inovar em tendências para a arquitetura de interiores.
  • Pesquisa Científica E por que não ser docente? Como arquiteto você pode trabalhar também pesquisando novos meios de se aplicar a arquitetura à vida dos usuários, além de descobrir novos caminhos para a profissão.

Se você parar para pensar, tudo envolve arquitetura. Tire os olhos um pouco deste post e olhe em volta. Mas é rapidinho hein!

Percebeu que os elementos sobre a mesa, a mobília do cômodo e até mesmo a natureza estão dispostos sobre uma espécie de arquitetura e urbanismo? Você já reparou que shoppings dificilmente têm relógio? E que as lojas estão em pontos estratégicos? Até nisso tem arquitetura.

E aí, gostou? Este curso é para você que gosta de pensar, observar, planejar, criar e projetar. E por falar nisso, que tal dar uma olhada no curso de Arquitetura e Urbanismo aqui no Unasp?

• Arquitetura e Urbanismo campus EC

• Arquitetura e Urbanismo campus SP

Assine a newsletter do blog!

E receba conteúdos direto no seu email.

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail!
Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.