Blog do Unasp

Como driblar as distrações digitais e não ser afetado por elas?

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Apesar dos inúmeros benefícios, a tecnologia pode afetar áreas importantes da nossa vida, como o trabalho e a faculdade. Saiba o que fazer para evitar isso.

Curtir, postar, comentar, compartilhar, interagir, receber, enviar, conversar, jogar, assistir, ouvir, ver e mostrar. Nossa, são tantas coisas que conseguimos fazer com um simples aparelho celular e internet, não é mesmo?

Podemos dizer que as distrações digitais são cada vez maiores e mais presentes. A tecnologia, apesar de trazer inúmeros benefícios para todos, acaba dificultando algumas tarefas importantes no nosso cotidiano.

Parece mentira, mas antes tínhamos só os e-mails, agora temos as notificações de aplicativos, mensagens em tempo real, ligação por vídeo, lançamentos com tempo para sair do ar e tantas outras coisas imediatas.

Logo, para quem precisa estudar ou trabalhar, fica ainda mais complicado com toda a informação disponível na ponta dos dedos, por exemplo. Dessa maneira, como lidar com todas as distrações digitais que nos rodeiam?

Para ajudar a lidar com essa realidade, listamos algumas dicas bem legais para te ajudar a manter o foco no que é importante!

Elimine as fontes de distração

Pode parecer rígido demais, mas quando é necessário concentrar em algo você precisa livrar-se de qualquer tipo de distração.

Por exemplo, é necessário que o ambiente influencie esta ação. Ou seja, ter fontes de distração por perto irá atrapalhar sua concentração. Então, se você não for precisar do computador para trabalhar ou estudar, desligue-o. Faça o mesmo com o tablet; desligue ou guarde em outro cômodo ou mochila.

Em alguns casos, desligue a internet se estiver em casa. Além disso, você também pode colocar o celular no silencioso e deixar no bolso.

Lembre-se que essas ações podem te ajudar a manter a concentração e foco na atividade.

Divida o tempo

Se você precisa checar os aparelhos eletrônicos de tempos em tempos, porque está dependendo de alguma resposta para continuar o trabalho ou algo parecido, estabeleça o tempo de uso.

Você pode usar os intervalos do trabalho ou dos estudos para responder mensagens ou conferir as novas publicações dos seus amigos. Mas respeite o tempo estabelecido para isso. Não mexa antes do tempo.[/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Faça anotações à moda antiga

Hoje em dia muitas pessoas utilizam os recursos digitais para anotar. Utilizam bloco de notas, e-mails e outros aplicativos ou serviços para rascunho.

Porém, estamos falando de distrações, e utilizar essas ferramentas para anotações pode não ser uma ideia muito. Até porque ao acessa-las você também terá acesso a outros aplicativos que vão tirar o seu foco.

Logo, uma boa ideia é usar papel e caneta para anotar o que for no preciso durante os estudos ou trabalho. Assim, você não vai precisar usar o celular para fazer as suas anotações. E isso fará com que você passe mais tempo concentrado, evitando as distração que a internet oferece.

Descubra técnicas

Sim, cada pessoa tem uma maneira de concentrar-se mais. Algumas só conseguem manter o foco de barriga cheia, outras em um ambiente limpo e de clima agradável ou até mesmo com fones de ouvidos ouvindo músicas para concentração.

Ou seja, você também pode descobrir qual uma maneira prática para conseguir focar.

Em suas mãos!

O ser humano cada vez mais interage com a tecnologia. Mas, falar ao telefone, ver televisão, trabalhar no computador e enviar e e-mail do celular ao mesmo tempo não dá.

Por isso, temos que aprender a fazer uma coisa de cada vez e concentrar no que importa. E, mesmo que pareça uma tarefa impossível, com a quantidade de notificações que aparem nos nossos celulares em poucos minutos, faça um esforço para se desconectar nos momentos de concentração.

Até a próxima![/vc_text_paragraph][vc_text_paragraph]

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!”][vc_text_paragraph]

Leia também

• 3 agendas online e gratuitas para você manter a sua rotina organizada

• Udacity: cursos na área digital e de tecnologia para você fazer online

• Splitwise: app que descomplica a divisão das despesas entre amigos

• Otimize seus trabalhos de equipe com o Asana, um gerenciador colaborativo[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

[vc_newsletter_with_email newsletter_id="blog" newsletter_msg_success="Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!"]