Blog do Unasp

Como driblar as distrações digitais e não ser afetado por elas?

Apesar dos inúmeros benefícios, a tecnologia pode afetar áreas importantes da nossa vida, como o trabalho e a faculdade. Saiba o que fazer para evitar isso.

Curtir, postar, comentar, compartilhar, interagir, receber, enviar, conversar, jogar, assistir, ouvir, ver e mostrar. Nossa, são tantas coisas que conseguimos fazer com um simples aparelho celular e internet, não é mesmo?

Podemos dizer que as distrações digitais são cada vez maiores e mais presentes. A tecnologia, apesar de trazer inúmeros benefícios para todos, acaba dificultando algumas tarefas importantes no nosso cotidiano.

Parece mentira, mas antes tínhamos só os e-mails, agora temos as notificações de aplicativos, mensagens em tempo real, ligação por vídeo, lançamentos com tempo para sair do ar e tantas outras coisas imediatas.

Logo, para quem precisa estudar ou trabalhar, fica ainda mais complicado com toda a informação disponível na ponta dos dedos, por exemplo. Dessa maneira, como lidar com todas as distrações digitais que nos rodeiam?

Para ajudar a lidar com essa realidade, listamos algumas dicas bem legais para te ajudar a manter o foco no que é importante!

Elimine as fontes de distração

Pode parecer rígido demais, mas quando é necessário concentrar em algo você precisa livrar-se de qualquer tipo de distração.

Por exemplo, é necessário que o ambiente influencie esta ação. Ou seja, ter fontes de distração por perto irá atrapalhar sua concentração. Então, se você não for precisar do computador para trabalhar ou estudar, desligue-o. Faça o mesmo com o tablet; desligue ou guarde em outro cômodo ou mochila.

Em alguns casos, desligue a internet se estiver em casa. Além disso, você também pode colocar o celular no silencioso e deixar no bolso.

Lembre-se que essas ações podem te ajudar a manter a concentração e foco na atividade.

Divida o tempo

Se você precisa checar os aparelhos eletrônicos de tempos em tempos, porque está dependendo de alguma resposta para continuar o trabalho ou algo parecido, estabeleça o tempo de uso.

Você pode usar os intervalos do trabalho ou dos estudos para responder mensagens ou conferir as novas publicações dos seus amigos. Mas respeite o tempo estabelecido para isso. Não mexa antes do tempo.

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail!

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Faça anotações à moda antiga

Hoje em dia muitas pessoas utilizam os recursos digitais para anotar. Utilizam bloco de notas, e-mails e outros aplicativos ou serviços para rascunho.

Porém, estamos falando de distrações, e utilizar essas ferramentas para anotações pode não ser uma ideia muito. Até porque ao acessa-las você também terá acesso a outros aplicativos que vão tirar o seu foco.

Logo, uma boa ideia é usar papel e caneta para anotar o que for no preciso durante os estudos ou trabalho. Assim, você não vai precisar usar o celular para fazer as suas anotações. E isso fará com que você passe mais tempo concentrado, evitando as distração que a internet oferece.

Descubra técnicas

Sim, cada pessoa tem uma maneira de concentrar-se mais. Algumas só conseguem manter o foco de barriga cheia, outras em um ambiente limpo e de clima agradável ou até mesmo com fones de ouvidos ouvindo músicas para concentração.

Ou seja, você também pode descobrir qual uma maneira prática para conseguir focar.

Em suas mãos!

O ser humano cada vez mais interage com a tecnologia. Mas, falar ao telefone, ver televisão, trabalhar no computador e enviar e e-mail do celular ao mesmo tempo não dá.

Por isso, temos que aprender a fazer uma coisa de cada vez e concentrar no que importa. E, mesmo que pareça uma tarefa impossível, com a quantidade de notificações que aparem nos nossos celulares em poucos minutos, faça um esforço para se desconectar nos momentos de concentração.

Até a próxima!

Ei, não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

É só colocar seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.

Valeu por se inscrever! Em breve mandaremos as novidades do blog!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!

Veja também

Gostando dos conteúdos?

Receba as atualizações no seu e-mail! Insira seu endereço ao lado e não perca as novidades.

Obrigado por se inscrever! Em breve você receberá nossas atualizações no seu e-mail!
Ocorreu um erro interno neste formulário! Por favor, entre em contato com o responsável pelo site!