Blog do UNASP

Como não cair na falácia de que existe o emprego perfeito

[vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Você imagina e já tem planos de como alcançar o emprego dos sonhos? E se te dissermos que o emprego ideal nem mesmo existe? Fica tranquilo, a gente explica.

Emprego dos sonhos, ou melhor aquele emprego ideal. Para cada um de nós essa expressão traz à mente uma imagem ou situação diferente. No entanto, independente desse conceito e como ele se forma, parece que todos buscam o que aquela famosa frase diz: “Escolha um trabalho que você ame e não terás que trabalhar um único dia em sua vida.”

Mas será mesmo que isso e real? Será que em algum lugar vai existir o verdadeiro e puro trabalho dos sonhos? Já adiantamos que não existe o emprego perfeito, aquela ilusão que criamos na cabeça não passa mesmo de uma ilusão. Pode sim, existir um bom emprego, aquele que você aprende a gostar e sentir-se realizado. No entanto, ele também vem com algumas dificuldades no combo de outras coisas boas. 

A intenção deste post é te ajudar a entender o porquê devemos parar de sonhar com algo perfeitamente ilusório e enfrentar de vez a realidade. Aprendendo, claro, a tirar o melhor proveito da nossas experiências na carreira. 

De onde vem essa ideia de emprego dos sonhos? 

Muitas vezes não nos questionamos sobre o motivo por trás das nossas atitudes, pensamentos e até mesmo desejos. No entanto é necessário fazer avaliações. Uma vez que é a partir da auto reflexão que acabamos por encontrar o autoconhecimento, e passamos a entender melhor o que queremos.

Existem vários pontos de avaliação, e sem dúvida um dos ponto que precisamos levar em consideração é a questão do nosso desejo ardente pelo “emprego dos sonhos”. Afinal, esse desejo pode se tornar uma armadilha, pois quando nos deparamos com a realidade ela se mostra diferente dos nossos ideais. E por consequência, se não estivermos preparados, acabamos frustados.

É claro que todos nós desejamos um trabalho alinhado às nossas aptidões e que além disso, possamos ser felizes atuando nele. No entanto, é importante questionar se o conceito de tal trabalho não está ligado à alguma questão social ou como uma crença. Por exemplo, já parou para pensar nas pressões que existem hoje em dia sobre os empregos? A nossa geração anseia por um trabalho que tenha resultados positivos constantes. Estamos sempre comparando com os demais, competindo e querendo provar o nosso valor. Não está errado em querer ser o melhor, mas o problema é a comparação. Daí criamos a ideia de um emprego ideal baseado em terceiros. 

Muitas vezes esquecemos que eventualmente o nosso trabalho não será tão bom, os resultados não serão dos melhores e que também vamos sentir frustrações. O trabalho dos ideal não existe, e por mais que o mundo queira colocar isso na nossa cabeça é bom já ir aceitando o fato.

Apesar disso, o trabalho que não corresponde 100% aos que desejamos também pode ser muito. Só precisamos aprender com a realidade e tirar o melhor proveito das adversidades. 

Afinal, o que é um emprego? 

Em poucas palavras, o emprego é uma ocupação em algum setor, público ou privado, que seja remunerado. Também conhecido como serventia ou trabalho.

Sendo que a palavra “trabalho” deriva de um instrumento de tortura chamado Tripalium. Assim, o ato de trabalhar passou a ter a mesma conotação com “ser torturado”. Depois de um tempo o termo passou para o francês travailler, que tem por significado “sofrer” ou “sentir dor”. Trazendo a ideia de que o trabalho se tratava de uma atividade exaustiva e difícil. Então, se alguém te disser que trabalhar é um sofrimento, bem, etimologicamente falando, não está tão errado (hahaha). 

Somente séculos depois que o trabalho ganhou a conotação de aplicação das faculdades humanas, como talentos e habilidades, junto a um esforço para chegar a um fim.

E onde estamos querendo chegar com tudo isso? Bem, é simples! O trabalho é uma atividade que exige e tensiona o humano, mesmo no seu emprego dos sonhos você será colocado à prova. Ou seja, mesmo sendo agradável e inspirador, você vai precisar despender forças, tempo, disciplina e dedicação em uma rotina de trabalho. E vez ou outra isso irá te deixar muito cansado, estressado e até meio triste. Precisamos ser francos. Mas está tudo bem! É só a vida. [/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Está gostando dos conteúdos?

Assine a newsletter e receba todas as novidade direto no seu e-mail![/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_1″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Por isso, em breve mandaremos as novidades do blog!”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Então é impossível ser feliz e ter um emprego dos sonhos?

Não, e depende. A felicidade é sim algo alcançável nos mais diversos âmbitos da vida, inclusive na parte profissional. Mas para isso é bom entender que: [1] Não existe felicidade plena em todos os dias da sua carreira. Sempre vai aparecer algum problema para lidar; [2] filmes, séries e livros não contam a realidade total ou mostram como as coisas realmente acontecem; e [3] às vezes você vai precisar se automotivar para trabalhar mais um dia pelo seu sustento. Portanto, vai ter que trabalhar mesmo não querendo.

Quando entendemos isso, a ideia do emprego perfeito, muitas vezes utópica, começa a ser desconstruída para dar lugar a um desejo mais real. Não pior, mas o conceito muda, fica mais maduro e substancial. 

Encontrando o emprego dos sonhos

Quem não almeja trabalhar com aquilo que é apaixonado e acredita ter vocação? Provavelmente 99% das pessoas. Quando entendemos as nossas habilidades e a vocação que pulsa dentro de nós, fica mais fácil encontrar uma boa profissão, que combina com as nossas aspirações. Caso você esteja tendo dificuldades com esta primeira etapa, te recomendamos a ler isso aqui.

É importante refletir

Para buscar algo que se sonha, você precisa entender as suas necessidades e preferências. Saber se você gostaria das rotinas de escritório ou de freelancers, ser empreendedor ou servidor, ambientes de trabalho compartilhados ou isolados, por exemplo. Imagine-se na sua carreira, como seria? 

Além disso, agora que você entende que não importa o que faça, qualquer profissão vai exigir trabalho duro, esforço e rotina; é preciso pensar se algumas das suas habilidades iriam te satisfazer mais no campo do emprego ou dos hobbies. Isso porque no trabalho há cobranças e estresses além do prazer. Algumas coisas são por pura diversão, e elas devem continuar assim. No entanto há outras em que você se sente capaz de enfrentar como um trabalho. Portanto separe: trabalho é um coisa, pura diversão é outra. Não que você não irá trabalhar com algo que não te dá prazer, longe disso. Mas há certos limites, e algumas atividades são só um hobbie mesmo. 

Por fim, avalie a sua real condição e contexto nesse momento. Não é errado correr atrás do que sonhamos fazer, mas precisamos ter senso de realidade e responsabilidade. Pessoas, dinheiro e você são igualmente importantes nessa vida. É preciso ter tempo para dedicar-se a cada uma delas.

Se, por exemplo, atualmente é necessário se manter em um trabalho que não seja ainda na sua área de vocação, descubra atividades que te levem a isso em conjunto. Por exemplo: um professor de filosofia que sonha em ser escritor de romances dá aulas pelo dia e separa duas a três horas para dedicar-se a escrever durante a noite. 

Conclusão

Para não cair na falácia do emprego dos sonhos, mantenha-se realista sobre a sua área de atuação. Fale com quem já trabalha, entenda mais do cotidiano do mercado. Desconstrua as utopias e ilusões e trace um projeto para a sua carreira baseado em perguntas, autoconhecimento e realidades de contextos.

Somos adaptáveis e conseguimos nos transformar sempre, por isso alcançar sonhos é sempre uma possibilidade. Mas isso não irá ocorrer sem uma ideia clara sobre a sua carreira e um planejamento que te faça ter felicidade no processo, mesmo que seja uma felicidade sujeita a dias tristes. Afinal, a vida não é perfeita, nem todos os dias são bons, e você tem limitações como qualquer ser humano, e tá tudo bem!

O emprego ideal não existe, mas com certeza existe um que se encaixa justinho em você. E por mais que ele não seja perfeito, temos certeza que trará grandes ensinamentos.

Boa sorte![/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Não vá embora sem assinar a nossa newsletter!

Coloque o seu e-mail aqui em baixo para receber os melhores conteúdos do blog.[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_newsletter_with_email newsletter_id=”blog_conteudo_2″ newsletter_msg_success=”Valeu por se inscrever! Por isso, em breve mandaremos as novidades do blog!”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_text_paragraph]

Leia também:

[/vc_text_paragraph][/vc_column][/vc_row]

Deixe um comentário

Veja também